Se o Chega não for legalizado esta semana, Ventura faz uma vigília à porta do TC

João Relvas / Lusa

André Ventura à chegada ao Tribunal Constitucional para entregar as assinaturas

Este é o ultimato de André Ventura: o ex-vereador do PSD em Loures diz que fará uma concentração pacífica à frente do Palácio Ratton para pressionar os juízes a decidirem rapidamente.

André Ventura quer levar o chega às eleições europeias. O ex-vereador do PSD em Loures entregou a 23 de janeiro as assinaturas para formalizar aquele que poderá vir a ser o 24.º partido político em Portugal, mas a resposta do Tribunal Constitucional tarda em chegar.

Em declarações à Visão, André Ventura faz um ultimato: “Se não tivermos decisão até ao final da semana, vou pedir ajuda a membros do Chega de todo o País e vamos fazer uma concentração à frente do Palácio Ratton.”

“O TC tem de ter noção que a decisão tem uma base jurídico-constitucional, mas também impacto político”, afirma o líder do Chega, explicando que, após a publicação do acórdão que dará luz verde (ou não) ao novo partido, será necessária uma primeira convenção e a aprovação das coligações e acordos nos órgãos sociais do partido.

Em contrarrelógio, tudo isso terá de ocorrer até ao início do mês de abril, altura em que serão entregues as listas de candidatos aos lugares portugueses no Parlamento Europeu. “Um atraso de uma ou duas semanas pode complicar a candidatura.”

Não nega que está a pressionar o TC e admite que esta sua atitude é fácil de fundamentar. “Temos noção do ruído que tem havido em torno do Chega – de que somos fascistas, racistas, xenófobos, etc. – e, caso não haja decisão, vamos para a porta do Palácio Ratton, fazer uma concentração pacífica e mostrar aos juízes que somos gente comum”, afirmou.

“Eles não precisam de ter medo dos fantasmas do fascismo, do racismo ou da xenofobia. Quero que vejam tudo isso com os próprios olhos”, acrescentou o líder do Chega.

De acordo com a Visão, o tribunal Constitucional está ainda a analisar as cerca de oito mil assinaturas recolhidas pelo Chega. Só depois os juízes avaliarão a constitucionalidade dos princípios políticos da nova força.

A verdade é que a apreciação das assinaturas está a demorar mais tempo do que o esperado, uma vez que, em paralelo, decorre com a do Reagir, Incluir e Reciclar (RIR), de Vitorino Silva. O acórdão que legalizou o Aliança, de Pedro Santana Lopes, foi emitido 35 dias depois da entrega das assinaturas do TC.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

China. Cientistas testam vacina contra a SIDA em seres humanos

Um grupo de cientistas chineses vai testar uma vacina "duradoura" contra o vírus da sida, em 160 voluntários, na primeira vez que uma vacina deste género atinge a segunda fase de testes, segundo a imprensa …

Empresa de Sérgio Ramos multada em 250 mil euros por cortar dezenas de árvores ilegalmente

A cidade de Alcobendas, em Espanha, decidiu em sessão plenária extraordinária multar a empresa Aguileña de Inversiones SA, veiculada ao futebolista Sérgio Ramos, em 250.000 euros devido ao abate ilegal de dezenas de árvores. Segundo escreve a …

Postal enviado de Hong Kong em 1993 chegou aos Estados Unidos esta semana

Uma norte-americano recebeu, esta semana, um postal oriundo de Hong Kong e datado de 1993 em perfeitas condições de preservação. Agora, falta encontrar os verdadeiros destinatários. Tal como conta a emissora norte-americana CNN, a mulher, Kim …

Além de programas e subscritores, Netflix está a perder (sobretudo) confiança

A Netflix apresentou, neste segundo semestre do ano, um crescimento global aquém das expectativas e, pela primeira vez, assistiu a uma perda de subscritores naquele que é o seu principal mercado. Estes resultados não agradaram …

Criança descobre fóssil de crocodilo gigante pré-histórico que habitou Amazónia

O rapaz de onze anos estava a pescar com o pai, nas margens brasileiras do rio Acre, quando descobriu a mandíbula de um crocodilo gigante pré-histórico que habitou a Amazónia há oito milhões de anos. Uma …

Protestos, detidos e estado de emergência. Um super-telescópio está a agitar o Havai

Centenas de manifestantes estão reunidos, na base da montanha Mauna Kea, no Havai, para contestar a construção no seu pico de um super-telescópio, avaliado em mil milhões de dólares. Segundo o Washington Post, os anciãos havaianos, conhecidos …

A Brienne de A Guerra dos Tronos propôs-se a um Emmy. E conseguiu a nomeação

A atriz Gwendoline Christie, que interpreta a cavaleira Brienne of Tarth em A Guerra dos Tronos, propôs-se a um Emmy depois de a produtora HBO não a ter indicado para os maiores prémios da televisão. Christie …

Espiões nos recreios das escolas para ver se as crianças falavam Catalão

O Governo regional da Catalunha autorizou que elementos de uma organização não governamental se introduzissem nos recreios das escolas para aferirem se as crianças e os professores falavam Catalão ou Espanhol. A iniciativa foi levada a …

Bill Gates já não é o segundo homem mais rico do mundo

O fundador da Microsoft, Bill Gates, já não é o segundo homem mais rico do mundo. Segundo o ranking elaborado pela Bloomberg, o empresário foi destronado pelo francês Bernard Arnaut, dono da empresa de artigos …

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …