Tribunal britânico decide a favor de Goldman Sachs e julgamento sobre empréstimos ao BES será em Londres

1

Joanjo Aguar Matoses / Flickr

-

Os tribunais britânicos decidiram esta sexta-feira que a disputa entre o Novo Banco e o Goldman Sachs devido a um empréstimo de 835 milhões de dólares ao BES deve ser decidido no Reino Unido, noticia a agência Bloomberg.

Esta decisão contraria as pretensões do Novo Banco que queria que o caso fosse julgado em Portugal, alegando que os tribunais portugueses são os mais competentes sobre o assunto, já que envolve empréstimos de cerca de 760 milhões de euros ao Banco Espírito Santo (BES) pelo Goldman Sachs através da Oak Finance, uma operação que foi feita dois meses antes do colapso do banco português.

Segundo a Bloomberg, o Goldman Sachs quer garantir que a dívida é paga pelo Novo Banco apesar de o Banco de Portugal ter decidido transferir a dívida para o BES, onde a probabilidade de reembolso é altamente remota.

A ação em Londres foi colocada por um grupo de investidores internacionais que comprou dívida do BES em junho de 2014 através da sociedade veículo do Goldman Sachs, a Oak Finance, sendo que um dos investidores é o fundo de pensões da Nova Zelândia.

O processo foi aberto no Reino Unido em fevereiro deste ano, já que, segundo os advogados do Goldman Sachs, o empréstimo da Oak Finance ao BES está na órbita da lei inglesa e na jurisdição dos tribunais ingleses.

/Lusa

1 Comment

  1. Mais uma vez a Goldman Sachs. Os empréstimos têm os seus riscos. Quando correm bem não devolvem parte dos lucros. Quando corre mal querem cobrar tudo. Essa cambada de abutres nada mais sabe fazer do que escravizar países e respectivos povos. Os coitados dos nossos pobres depositantes estão sem nada e alguns na miséria. Agora vem a Goldman Sachs a querer receber tudo!!! Até quando o dinheiro se sobrepõe à dignidade e sobrevivência das pessoas??? É tempo dos governos deste mundo acordarem e dizer; BASTA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.