Providência cautelar dos moradores do prédio Coutinho aceite. Despejos suspensos

Abel F.Dantas / ZAP

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga aceitou a providência cautelar movida no dia 24 pelos últimos moradores do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, que assim suspende os despejos, anunciou o advogado dos residentes.

De acordo com o advogado dos moradores, Vellozo Ferreira, aquela decisão tem efeitos suspensivos da ação de despejo e exige a reposição da água, luz, gás que, entretanto, foram cortados no edifício.

“Os moradores podem entrar e sair livremente do prédio”, salientou, acrescentando que esta decisão vem colocar um “ponto final no atentado” feito aos moradores.

O prédio Coutinho é num edifício de 13 andares cuja demolição está prevista desde 2000, ao abrigo do programa Polis, por ser considerado um “aborto urbanístico”.

No entanto, a batalha judicial iniciada pelos moradores vem impedindo a concretização do projeto, iniciado quando José Sócrates era ministro do Ambiente. Para o local onde está instalado o edifício, está prevista a construção do novo mercado municipal da cidade.

A ação de despejo dos nove últimos moradores no prédio esteve prevista para as 09:00 da passada segunda-feira, na sequência de uma decisão do TAF de Braga, de abril, que declarou improcedente a providência cautelar movida em março de 2018. No entanto, os moradores recusaram-se a sair e mantêm-se no prédio.

A VianaPolis cortou durante a semana passada a eletricidade, o gás e a água do prédio, bem como proibiu a entrada de alimentos.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O simples facto de ter sido o “engenheiro nas horas vagas” José Sócrates a iniciar este projeto ridículo de demolição, seria motivo para se meter na gaveta (ou noutro sítio) todo o projeto.

  2. As pessoas tem TUDO LEGAL da compra dos apartamentos, não têm qq responsabilidade das ASNEIRAS que os politicos, engenheiros, arquitetos, paisagistas das camaras fazem. É uma aberração, mas já vimos coisas muitisssso piores e nem por isso se parte p/ este tipo de atitudes de eu quero, posso e mando. Porque há pessoas que tem valores e outras nem por isso. Na vida de cada um, cada um é que deve mandar, não outras pessoas de FORA. As pessoas não aceitam sair não saem, estão no seu direito. Quem fez a asneira que a assuma e que pague (não os contribuintes) aos lesados que queiram sair. Afinal estamos em que regime??

  3. Demolição prevista desde 2000. Tempo do Guterres. Projecto posto em prática quando o 44 era ministro do ambiente. Mas as pessoas pagaram tudo, incluindo impostos (certamente com língua de palmo) e são assim expropriadas só porque o edifício é um aborto? Quem o projectou? Quem o aprovou? Quem o construíu? Põem-se assim as pessoas na rua dando-lhe umas cascas de alhos para irem comprar um barraca?? Só nesta democracia do faz de conta. Quem fez os erros que o assuma!!

  4. Só num país de DITADURA tal podia acontecer!
    Pois em Portugal já está implantada a Censura e agora o despejo de pessoas que pagaram a sua casa e os impostos de IMI e outros e agora vem esses idiotas obrigar a sair da sua própria casa e como não saíam cortaram a luz a água, e alimentos.
    NA SUA PRÓPRIA CASA SÃO IMPEDIDOS DE ENTRAR!!!!
    A Europa já sabe da Ditadura de Portugal…
    Antes de o fazerem deveriam ver que não tinha estética para a Zona…
    E o culpado e de certo arrecadou uns milhões para que fosse construido, e assim dêm essa responsabilidade ao Preso 44, porque foi ele quando Ministro do Ambiente,
    Deveria o Tribunal definitivamente convidar todos moradores a regressarem ás suas casas…ASSIM SERIA JUSTIÇA, ASSIM NÓS AINDA ACREDITAREMOS NA JUSTIÇA…
    Deus proteja esse Juiz e o Tribunal por ter essa decisão…
    Assim de certeza os portuguêses não regressarão a Portugal, porque isto é Ditadura Maçónica…
    Alguns vieram de França para gastarem a sua reforma em Portugal e assim fazem isto é uma aberração tal decisão de certos idiotas e a quererem arrecadar milhões…DEUS NÃO DORME

    • Já te informaste sobre a história do edifício e do que se tem passado nos últimos 20 anos ou estas só com vontade de vir para aqui gritar justiça e ditadura!!!

      Deixa lá Deus em paz que se ele não dorme é por causa de indivíduos como tu que gritam Lobo a cada segundo.

      Se achas que Portugal é um país de ditadura, e se não acreditas em justiça, pegas nas tuas coisinhas e mudas de país.

RESPONDER

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …