Providência cautelar dos moradores do prédio Coutinho aceite. Despejos suspensos

Abel F.Dantas / ZAP

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga aceitou a providência cautelar movida no dia 24 pelos últimos moradores do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, que assim suspende os despejos, anunciou o advogado dos residentes.

De acordo com o advogado dos moradores, Vellozo Ferreira, aquela decisão tem efeitos suspensivos da ação de despejo e exige a reposição da água, luz, gás que, entretanto, foram cortados no edifício.

“Os moradores podem entrar e sair livremente do prédio”, salientou, acrescentando que esta decisão vem colocar um “ponto final no atentado” feito aos moradores.

O prédio Coutinho é num edifício de 13 andares cuja demolição está prevista desde 2000, ao abrigo do programa Polis, por ser considerado um “aborto urbanístico”.

No entanto, a batalha judicial iniciada pelos moradores vem impedindo a concretização do projeto, iniciado quando José Sócrates era ministro do Ambiente. Para o local onde está instalado o edifício, está prevista a construção do novo mercado municipal da cidade.

A ação de despejo dos nove últimos moradores no prédio esteve prevista para as 09:00 da passada segunda-feira, na sequência de uma decisão do TAF de Braga, de abril, que declarou improcedente a providência cautelar movida em março de 2018. No entanto, os moradores recusaram-se a sair e mantêm-se no prédio.

A VianaPolis cortou durante a semana passada a eletricidade, o gás e a água do prédio, bem como proibiu a entrada de alimentos.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O simples facto de ter sido o “engenheiro nas horas vagas” José Sócrates a iniciar este projeto ridículo de demolição, seria motivo para se meter na gaveta (ou noutro sítio) todo o projeto.

  2. As pessoas tem TUDO LEGAL da compra dos apartamentos, não têm qq responsabilidade das ASNEIRAS que os politicos, engenheiros, arquitetos, paisagistas das camaras fazem. É uma aberração, mas já vimos coisas muitisssso piores e nem por isso se parte p/ este tipo de atitudes de eu quero, posso e mando. Porque há pessoas que tem valores e outras nem por isso. Na vida de cada um, cada um é que deve mandar, não outras pessoas de FORA. As pessoas não aceitam sair não saem, estão no seu direito. Quem fez a asneira que a assuma e que pague (não os contribuintes) aos lesados que queiram sair. Afinal estamos em que regime??

  3. Demolição prevista desde 2000. Tempo do Guterres. Projecto posto em prática quando o 44 era ministro do ambiente. Mas as pessoas pagaram tudo, incluindo impostos (certamente com língua de palmo) e são assim expropriadas só porque o edifício é um aborto? Quem o projectou? Quem o aprovou? Quem o construíu? Põem-se assim as pessoas na rua dando-lhe umas cascas de alhos para irem comprar um barraca?? Só nesta democracia do faz de conta. Quem fez os erros que o assuma!!

  4. Só num país de DITADURA tal podia acontecer!
    Pois em Portugal já está implantada a Censura e agora o despejo de pessoas que pagaram a sua casa e os impostos de IMI e outros e agora vem esses idiotas obrigar a sair da sua própria casa e como não saíam cortaram a luz a água, e alimentos.
    NA SUA PRÓPRIA CASA SÃO IMPEDIDOS DE ENTRAR!!!!
    A Europa já sabe da Ditadura de Portugal…
    Antes de o fazerem deveriam ver que não tinha estética para a Zona…
    E o culpado e de certo arrecadou uns milhões para que fosse construido, e assim dêm essa responsabilidade ao Preso 44, porque foi ele quando Ministro do Ambiente,
    Deveria o Tribunal definitivamente convidar todos moradores a regressarem ás suas casas…ASSIM SERIA JUSTIÇA, ASSIM NÓS AINDA ACREDITAREMOS NA JUSTIÇA…
    Deus proteja esse Juiz e o Tribunal por ter essa decisão…
    Assim de certeza os portuguêses não regressarão a Portugal, porque isto é Ditadura Maçónica…
    Alguns vieram de França para gastarem a sua reforma em Portugal e assim fazem isto é uma aberração tal decisão de certos idiotas e a quererem arrecadar milhões…DEUS NÃO DORME

    • Já te informaste sobre a história do edifício e do que se tem passado nos últimos 20 anos ou estas só com vontade de vir para aqui gritar justiça e ditadura!!!

      Deixa lá Deus em paz que se ele não dorme é por causa de indivíduos como tu que gritam Lobo a cada segundo.

      Se achas que Portugal é um país de ditadura, e se não acreditas em justiça, pegas nas tuas coisinhas e mudas de país.

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …