Providência cautelar dos moradores do prédio Coutinho aceite. Despejos suspensos

Abel F.Dantas / ZAP

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga aceitou a providência cautelar movida no dia 24 pelos últimos moradores do prédio Coutinho, em Viana do Castelo, que assim suspende os despejos, anunciou o advogado dos residentes.

De acordo com o advogado dos moradores, Vellozo Ferreira, aquela decisão tem efeitos suspensivos da ação de despejo e exige a reposição da água, luz, gás que, entretanto, foram cortados no edifício.

“Os moradores podem entrar e sair livremente do prédio”, salientou, acrescentando que esta decisão vem colocar um “ponto final no atentado” feito aos moradores.

O prédio Coutinho é num edifício de 13 andares cuja demolição está prevista desde 2000, ao abrigo do programa Polis, por ser considerado um “aborto urbanístico”.

No entanto, a batalha judicial iniciada pelos moradores vem impedindo a concretização do projeto, iniciado quando José Sócrates era ministro do Ambiente. Para o local onde está instalado o edifício, está prevista a construção do novo mercado municipal da cidade.

A ação de despejo dos nove últimos moradores no prédio esteve prevista para as 09:00 da passada segunda-feira, na sequência de uma decisão do TAF de Braga, de abril, que declarou improcedente a providência cautelar movida em março de 2018. No entanto, os moradores recusaram-se a sair e mantêm-se no prédio.

A VianaPolis cortou durante a semana passada a eletricidade, o gás e a água do prédio, bem como proibiu a entrada de alimentos.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O simples facto de ter sido o “engenheiro nas horas vagas” José Sócrates a iniciar este projeto ridículo de demolição, seria motivo para se meter na gaveta (ou noutro sítio) todo o projeto.

  2. As pessoas tem TUDO LEGAL da compra dos apartamentos, não têm qq responsabilidade das ASNEIRAS que os politicos, engenheiros, arquitetos, paisagistas das camaras fazem. É uma aberração, mas já vimos coisas muitisssso piores e nem por isso se parte p/ este tipo de atitudes de eu quero, posso e mando. Porque há pessoas que tem valores e outras nem por isso. Na vida de cada um, cada um é que deve mandar, não outras pessoas de FORA. As pessoas não aceitam sair não saem, estão no seu direito. Quem fez a asneira que a assuma e que pague (não os contribuintes) aos lesados que queiram sair. Afinal estamos em que regime??

  3. Demolição prevista desde 2000. Tempo do Guterres. Projecto posto em prática quando o 44 era ministro do ambiente. Mas as pessoas pagaram tudo, incluindo impostos (certamente com língua de palmo) e são assim expropriadas só porque o edifício é um aborto? Quem o projectou? Quem o aprovou? Quem o construíu? Põem-se assim as pessoas na rua dando-lhe umas cascas de alhos para irem comprar um barraca?? Só nesta democracia do faz de conta. Quem fez os erros que o assuma!!

  4. Só num país de DITADURA tal podia acontecer!
    Pois em Portugal já está implantada a Censura e agora o despejo de pessoas que pagaram a sua casa e os impostos de IMI e outros e agora vem esses idiotas obrigar a sair da sua própria casa e como não saíam cortaram a luz a água, e alimentos.
    NA SUA PRÓPRIA CASA SÃO IMPEDIDOS DE ENTRAR!!!!
    A Europa já sabe da Ditadura de Portugal…
    Antes de o fazerem deveriam ver que não tinha estética para a Zona…
    E o culpado e de certo arrecadou uns milhões para que fosse construido, e assim dêm essa responsabilidade ao Preso 44, porque foi ele quando Ministro do Ambiente,
    Deveria o Tribunal definitivamente convidar todos moradores a regressarem ás suas casas…ASSIM SERIA JUSTIÇA, ASSIM NÓS AINDA ACREDITAREMOS NA JUSTIÇA…
    Deus proteja esse Juiz e o Tribunal por ter essa decisão…
    Assim de certeza os portuguêses não regressarão a Portugal, porque isto é Ditadura Maçónica…
    Alguns vieram de França para gastarem a sua reforma em Portugal e assim fazem isto é uma aberração tal decisão de certos idiotas e a quererem arrecadar milhões…DEUS NÃO DORME

    • Já te informaste sobre a história do edifício e do que se tem passado nos últimos 20 anos ou estas só com vontade de vir para aqui gritar justiça e ditadura!!!

      Deixa lá Deus em paz que se ele não dorme é por causa de indivíduos como tu que gritam Lobo a cada segundo.

      Se achas que Portugal é um país de ditadura, e se não acreditas em justiça, pegas nas tuas coisinhas e mudas de país.

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …