Trabalhador da central de Fukushima processou empresa por exposição a radiação

Gill Tudor / IAEA

Trabalhadores em Fukushima

Trabalhadores em Fukushima

Um trabalhador da central nuclear japonesa de Fukushima apresentou uma queixa contra a proprietária da central por esta não o ter advertido da alta radiação a que ficou exposto após o acidente de 2011.

O sismo, seguido de tsunami, que afetou o nordeste japonês em março de 2011, atingiu a central de Fukushima provocando o maior acidente nuclear desde Chernobil.

De acordo com o diário The Asahi Shimbun, os advogados do trabalhador, cujo nome não foi revelado, assinalaram que se trata do primeiro funcionário a processar a Tokyo Eletric Power, a proprietária do complexo, por este motivo.

O trabalhador pede uma compensação de 11 milhões de ienes (78.142 euros) no processo apresentado no tribunal da prefeitura de Fukushima.

Apesar de não identificado, o jornal indica que 13 dias depois do acidente de Fukushima, o trabalhador queixoso e outros seis colegas entraram no edifício do reator 3, então repleto de água radioativa, para instalar cabos.

O trabalhador estima que durante os 90 minutos em que trabalhou no edifício do reator 3 tenha recebido quase metade da radiação máxima anual aconselhada para os funcionários de centrais nucleares e garante que a empresa gestora da central garantiu que a zona onde estavam a laborar era completamente segura.

“Quero que se criem condições mais seguras para os trabalhadores já que os trabalhos para desmantelar os reatores estão longe de terminar”, disse o trabalhador ao jornal que confirma que, até agora, o funcionário não apresenta sintomas de qualquer doença.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está "a examinar"

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”. O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à …

Benfica desmente negociações com Atlético de Madrid por João Félix

O Benfica desmentiu, em nota divulgada esta segunda-feira, todas as notícias que dão conta de uma transferência iminente de João Félix para o Atlético de Madrid. João Félix tem feito capa em vários jornais espanhóis, que insistem …

Não havia tantos pré-avisos de greve desde o tempo da troika

Nas próximas semanas, são poucos os dias úteis que não têm pelo menos uma greve. Se o ritmo se mantiver, este será o ano da legislatura com mais pré-avisos. Dos hospitais aos tribunais, passando pelos transportes …

“Maré vermelha” interdita banhos em várias praias do Algarve

As praias entre a Ilha do Farol e Vilamoura, no Algarve, estão interditadas a banhos devido a uma concentração de uma alga marinha que pode ser perigosa para a saúde. As praias algarvias entre a Ilha …

Gulbenkian vende petrolífera Partex por 555 milhões de euros

A Fundação Gulbenkian assinou, esta segunda-feira, um acordo para a venda da Partex com a PTT Exploration and Production por 555 milhões de euros. Em comunicado hoje divulgado, a Fundação Gulbenkian informou que "a operação terá um …

Ex-diretor revela carta que desmente Berardo sobre créditos na CGD

O ex-diretor de grandes empresas da CGD afirmou que José Berardo enviou uma carta dirigida a Carlos Santos Ferreira, ex presidente do banco, a solicitar a abertura do crédito de 350 milhões de euros para …

Suecos burlaram multinacionais em 1,7 milhões de euros a partir de Setúbal

Um casal de suecos burlou várias empresas multinacionais com um esquema de roubo de emails praticado a partir de Setúbal. Estas empresas chegaram a transferir 1,7 milhões de euros até à detenção do casal. Michel M., …

Huawei admite quebra de receitas superior a 26 mil milhões de euros

O fundador da Huawei admitiu esta segunda-feira uma quebra de receitas em 30.000 milhões de dólares (26.760 milhões de euros), face à pressão de Washington, que acusa o grupo de telecomunicações de estar exposto à …

Relação agrava pena de subcomissário da PSP que agrediu adeptos do Benfica

O Tribunal da Relação de Guimarães agravou para três anos e meio a pena de prisão, suspensa na sua execução, de um subcomissário da PSP por agressão a dois adeptos do Benfica naquela cidade, em …

Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais. O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono …