Trabalhador da central de Fukushima processou empresa por exposição a radiação

Gill Tudor / IAEA

Trabalhadores em Fukushima

Trabalhadores em Fukushima

Um trabalhador da central nuclear japonesa de Fukushima apresentou uma queixa contra a proprietária da central por esta não o ter advertido da alta radiação a que ficou exposto após o acidente de 2011.

O sismo, seguido de tsunami, que afetou o nordeste japonês em março de 2011, atingiu a central de Fukushima provocando o maior acidente nuclear desde Chernobil.

De acordo com o diário The Asahi Shimbun, os advogados do trabalhador, cujo nome não foi revelado, assinalaram que se trata do primeiro funcionário a processar a Tokyo Eletric Power, a proprietária do complexo, por este motivo.

O trabalhador pede uma compensação de 11 milhões de ienes (78.142 euros) no processo apresentado no tribunal da prefeitura de Fukushima.

Apesar de não identificado, o jornal indica que 13 dias depois do acidente de Fukushima, o trabalhador queixoso e outros seis colegas entraram no edifício do reator 3, então repleto de água radioativa, para instalar cabos.

O trabalhador estima que durante os 90 minutos em que trabalhou no edifício do reator 3 tenha recebido quase metade da radiação máxima anual aconselhada para os funcionários de centrais nucleares e garante que a empresa gestora da central garantiu que a zona onde estavam a laborar era completamente segura.

“Quero que se criem condições mais seguras para os trabalhadores já que os trabalhos para desmantelar os reatores estão longe de terminar”, disse o trabalhador ao jornal que confirma que, até agora, o funcionário não apresenta sintomas de qualquer doença.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …

Pastor presbiteriano é o novo (e quarto) ministro da Educação de Bolsonaro

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, nomeou esta sexta-feira o professor e pastor presbiteriano Milton Ribeiro para ministro da Educação, sucedendo no cargo a Carlos Decotelli, que se demitiu antes de tomar posse. É o quarto ministro …

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …