O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra o Hospital Santa Maria, começa esta terça-feira a efetuar testes serológicos quantitativos.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) realizou, em pouco mais de um mês, oito mil testes de diagnóstico à covid-19. De acordo com a instituição, o Serviço de Patologia Clínica vai começar esta terça-feira a realizar testes serológicos quantitativos (IgM e IgG) a pacientes e profissionais de saúde, para aferir o grau de exposição ao novo coronavírus.
Estes testes permitirão perceber qual o grau de imunidade da população e avaliar de forma fundamentada que medidas devem ser tomadas sobre o levantamento das medidas restritivas de confinamento.
Segundo o comunicado, citado pelo Expresso, a percentagem média de casos positivos do total de oito mil testes realizados entre 10 de março e 19 de abril de 2020, somando utentes e profissionais, é de 7%. Só aos profissionais do centro hospitalar, até ao último fim de semana, foram feitos 1.160 testes de diagnóstico.
Neste mesmo período, foram realizados 1.200 testes a utentes de outros hospitais e lares da região sul. Na última semana, o Serviço de Patologia Clínica do CHULN realizou, em média, mais de 300 testes diários, tendo atingido um máximo de 461 rastreios num único dia.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe