/

Tesouro recusa entregar declarações fiscais de Donald Trump ao Congresso

Cristobal Herrera / EPA

O Departamento do Tesouro dos EUA recusou na segunda-feira transmitir ao Congresso as declarações de impostos de Donald Trump, declarando-se “não autorizado” a fazê-lo, indicou o secretário, Steven Mnuchin, em comunicado.

Para Mnuchin, a pretensão de uma comissão da Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, de ter acesso às declarações de rendimentos do Presidente, o republicano Donald Trump, “não tem um objetivo legítimo”. O secretário das Finanças entende ainda que este pedido “coloca graves questões constitucionais que poderiam ter consequências para todos os contribuintes”.

Numa carta dirigida a Richard Neal, alto dignitário do partido democrata, que o The Washington Post publica, Mnuchin explica que pediu conselhos junto do Departamento de Justiça que terá concluído que entregar as declarações de impostos de Trump seria ilegal, apontando possíveis violações de privacidade.

Richard Neal emitiu o pedido na quarta-feira, alegando que “é fulcral garantir a responsabilidade do governo e dos seus representantes eleitos”. “Terminámos o trabalho de campo necessário para fazer um pedido desta dimensão e tenho a certeza que estamos dentro dos legítimos direitos legais”, escreveu o democrata.

Alegando que o pedido não pretende ser um ataque político mas sim um esclarecimento, Neal garante que a sua preparação foi feita dentro do seu próprio “caminho e agenda”, de forma “completamente independente de outras atividades do Congresso.”

Os democratas pediram ao departamento do Tesouro dos EUA que entregasse as seis últimas declarações de impostos do Presidente republicano Trump, que continua a recusar a sua divulgação. Trump é o primeiro presidente dos EUA, desde Richard Nixon, a recusar-se a divulgar a sua situação fiscal. Com uma nova maioria na Câmara dos Representantes, os democratas têm autoridade para exigir os documentos.

O chefe de gabinete do Presidente dos EUA tinha já assegurado que os Democratas “nunca” iriam ver as declarações de impostos de Donald Trump, apesar do pedido apresentado por uma comissão parlamentar. Mick Mulvaney acusou os Democratas de quererem “atenção” com a iniciativa.

ZAP // Lusa

.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.