Democratas exigem declarações de impostos de Trump dos últimos seis anos

Michael Reynolds / EPA

Os democratas pediram ao departamento do Tesouro dos EUA que entregasse as seis últimas declarações de impostos do Presidente republicano Donald Trump, que continua a recusar a sua divulgação, o que faz antever uma batalha judicial.

Trump é o primeiro presidente dos EUA, desde Richard Nixon, a recusar-se a divulgar a sua situação fiscal. Com uma nova maioria na Câmara dos Representantes, os democratas têm agora autoridade para exigir esses documentos.

Nunca tal pedido, apresentado pela comissão responsável pela tributação, foi rejeitado no passado, sublinham os democratas Numa carta datada de quarta-feira pedem ao Departamento do Tesouro que lhes dê, até 10 de abril, as declarações pessoais de IRS de Donald Trump, bem como aquelas referentes a várias das suas empresas, de 2013 a 2018.

Os democratas dizem que querem perceber se o Tesouro realmente “controla e aplica as leis fiscais federais ao Presidente”.

Questionado pelos jornalistas, Donald Trump voltou a mostrar-se indisponível para aceder ao pedido dos Democratas. “Estou sempre sob controlo fiscal, (…) há muitos anos. (…) Acho que quando temos um nome [famoso], somos controlados, mas enquanto eu estiver sob um golpe inspetivo, não estarei inclinado a fazê-lo”, afirmou.

Os democratas admitem que o Departamento do Tesouro possa realizar as declarações pessoais do Presidente, mas sublinham que ignoram os detalhes dos controlo e “mesmo se o controlo obrigatório é realmente feito”. O responsável do departamento do Tesouro, Steven Mnuchin, havia indicado em meados de março que “cumpriria a lei” se o Congresso exigisse a declaração de impostos de Donald Trump.

Os democratas multiplicaram desde janeiro as investigações parlamentares contra o Presidente, mas seus líderes descartam neste momento qualquer perspetiva de um processo de destituição de Donald Trump.

Os republicanos, no entanto, denunciam o que consideram ser um “abuso” de poder por parte dos democratas, que têm “pressa para destituir” Donald Trump.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …