Democratas exigem declarações de impostos de Trump dos últimos seis anos

Michael Reynolds / EPA

Os democratas pediram ao departamento do Tesouro dos EUA que entregasse as seis últimas declarações de impostos do Presidente republicano Donald Trump, que continua a recusar a sua divulgação, o que faz antever uma batalha judicial.

Trump é o primeiro presidente dos EUA, desde Richard Nixon, a recusar-se a divulgar a sua situação fiscal. Com uma nova maioria na Câmara dos Representantes, os democratas têm agora autoridade para exigir esses documentos.

Nunca tal pedido, apresentado pela comissão responsável pela tributação, foi rejeitado no passado, sublinham os democratas Numa carta datada de quarta-feira pedem ao Departamento do Tesouro que lhes dê, até 10 de abril, as declarações pessoais de IRS de Donald Trump, bem como aquelas referentes a várias das suas empresas, de 2013 a 2018.

Os democratas dizem que querem perceber se o Tesouro realmente “controla e aplica as leis fiscais federais ao Presidente”.

Questionado pelos jornalistas, Donald Trump voltou a mostrar-se indisponível para aceder ao pedido dos Democratas. “Estou sempre sob controlo fiscal, (…) há muitos anos. (…) Acho que quando temos um nome [famoso], somos controlados, mas enquanto eu estiver sob um golpe inspetivo, não estarei inclinado a fazê-lo”, afirmou.

Os democratas admitem que o Departamento do Tesouro possa realizar as declarações pessoais do Presidente, mas sublinham que ignoram os detalhes dos controlo e “mesmo se o controlo obrigatório é realmente feito”. O responsável do departamento do Tesouro, Steven Mnuchin, havia indicado em meados de março que “cumpriria a lei” se o Congresso exigisse a declaração de impostos de Donald Trump.

Os democratas multiplicaram desde janeiro as investigações parlamentares contra o Presidente, mas seus líderes descartam neste momento qualquer perspetiva de um processo de destituição de Donald Trump.

Os republicanos, no entanto, denunciam o que consideram ser um “abuso” de poder por parte dos democratas, que têm “pressa para destituir” Donald Trump.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …