Regulador norte-americano notifica Tesla para recolher 158 mil veículos. Em causa estarão problemas de segurança

Tesla

A agência norte-americana responsável pela segurança automóvel (NHTSA) notificou o fabricante Tesla para que recolha 158 mil veículos nos Estados Unidos, devido a problemas de segurança.

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), o problema estará relacionado com o esgotamento das capacidades de memória do computador de bordo, em particular com o sistema de info-divertimento, o que pode aumentar o risco de acidentes.

Em causa estão as viaturas Model S, fabricadas entre 2012 e 2018, e os 4X4 Model X (modelo citadino), produzidos de 2016 a 2018, segundo uma carta enviada ao construtor de veículos elétricos, divulgada na quarta-feira.

Na carta, o regulador afirma que o inquérito “concluiu que existe um defeito ligado à segurança do veículo nos modelos examinados”.

Segundo o regulador, a memória dos computadores de bordo, nomeadamente do sistema de info-divertimento (MCU), tem um ciclo de vida limitado, pelo que o sistema pode deixar de funcionar corretamente, causando supressões de ciclos de memória.

“Durante uma avaria do MCU, o ecrã fica negro e a câmara que mostra a vista traseira, igualmente câmara de segurança, deixa de estar disponível”, pelo que “o risco de acidentes aumenta, podendo potencialmente causar ferimentos ou morte”, explicou o regulador.

O problema pode afetar igualmente o Autopiloto, o sistema de assistência à condução com que estão equipados os veículos da Tesla, alertou ainda a NHTSA.

O grupo dirigido por Elon Musk pode recusar o pedido da agência federal, mas deverá nesse caso fornecer explicações até 27 de janeiro.

O caso é problemático para o grupo, já que 158 mil automóveis representam cerca de 32% de todos os automóveis vendidos pelo construtor em 2020.

A notificação surge numa altura em que as ações da Tesla estão em plena ascensão, depois de a empresa ter visto o seu valor multiplicado por sete ao longo de 2020.

Na semana passada, o fabricante de veículos elétricos ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 700 mil milhões de dólares de valor, depois de os títulos terem subido quase 3%, para 755,98 dólares, convertendo Elon Musk, que detém 18% do grupo, na pessoa mais rica do mundo.

As vendas do grupo ficam, no entanto, muito longe das feitas pelos construtores tradicionais. Em 2020, a Tesla vendeu apenas 499.550 viaturas, muito abaixo dos 11 milhões de veículos vendidos pela Volkswagen em 2019.

//

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …