Marcelo fala em tentação e rigor pascal para declarar: “Temos de ganhar até à Páscoa o verão e o outono”

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Esta quinta-feira, o Presidente da República falou ao país, a partir do Palácio de Belém, depois de o 12.º estado de emergência ter sido aprovado na Assembleia da República.

“Reduzimos significativamente, nesta quinzena, o número de infetados e de mortos e o indicador da propagação do vírus atingiu o valor mais baixo do ano”, começou por dizer o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na comunicação ao país.

O Presidente considera que, perante esta situação, “é muito tentador defender abrir e desconfinar o mais rápido possível”, a começar pelos estabelecimentos de ensino, pela sociedade, economia e saúde mental.

No entanto, apesar de reconhecer que com a segurança da vacinação e da testagem seria mais fácil desconfinar, o chefe de Estado sugere que há outro prato na balança: os “números totais de internados e de internados nos cuidados intensivos ainda são elevados”.

“Estas razões fazem-nos pensar duas vezes”, confessou.

“Qual o desafio que se coloca a quem deve decidir?”, questionou de seguida o Presidente, para responder que “decidir deve basear-se na consciência de quem decide e não na preocupação de seguir a opinião de cada instante”. Desta forma, Marcelo Rebelo de Sousa defende que sejam seguidos “critérios objetivos” e não a pressão pública.

Para garantir que Portugal não dá um passo atrás, é “prudente” manter uma abertura apenas na Páscoa como objetivo.

“Temos de ganhar até à Páscoa o verão e o outono”, disse o chefe de Estado, lembrando que, no próximo “mês, mês e meio”, não será possível garantir pela vacinação as condições para uma reabertura segura.

“A Páscoa é um tempo arriscado para mensagens confusas ou contraditórias, como por exemplo a de abrir sem critério antes da Páscoa, para nela fechar logo a seguir, para voltar a reabrir depois dela. Quem levaria a sério o rigor pascal?“, questionou.

A Páscoa é, assim, o marco para o desconfinamento. Até lá, é importante que “se estude e prepare, com tempo e bem, o dia seguinte”.

“Planear o futuro é essencial, mas desconfinar a correr por causa dos números destes dias será tão tentador como leviano, até porque sabemos que os números sobem sempre mais depressa do que descem”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa para, logo de seguida, terminar: “Se formos sensatos, o pior já passou”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Apesar da total incompetência e desajuste da situação, quer do PR quer do PM que no decorrer do combate à pandemia já causaram mais vitimas portuguesas em 13 meses do que a guerra colonial em 13 anos, tenho a agradecer-lhes o facto de me terem devolvido aos tempos da minha juventude. Com efeito, sou novamente “indigente”, impedido de exercer a minha profissão, e, com a maior “guedelha” que já tive desde os idos de 1974! Por este feito inédito de retrocesso no meu aspeto físico, Bem hajam!

  2. Este assinala o ano pelas celebrações religiosas cristãs. Era preciso salvar o Natal, agora é tempo de quaresma (recolhimento), para salvar o verão . Que conversa esta!!!! Que mentalidade rectrogada e imprópria de um Estadista que é o garante da defesa das liberdades individuais de cada cidadão.

  3. Da forma que argumenta o combate a Pandemia; ” ganhar até a Pascoa, salvar o Natal, os Verões, os Aniversários, os Casamentos, os Funerais” e mais uns Eventos de todas as espécies, faz pensar que o Sr. P.R confunde preservar Vidas com uma competição qualquer. Será que depois da “Santa pascoa” a permissividade estará de volta para mais um eventual reconfinamento ?……. Não há nada a “Ganhar” senão Vidas a preservar, o Virus não respeita nenhum calendário Festivo !

  4. Quando todos andarmos com uma mão a frente e outra atrás, por não haver mais para as finanças penhoraram eles desconfiam.
    Vão ver.

RESPONDER

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …