/

Temido garante que “não haverá exceções” para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

10

Mário Cruz / Lusa

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por causa da covid-19.

“É evidente que estamos a falar, teremos que falar de outros números”, declarou Marta Temido na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, acrescentando: “compreendo que se fale de um número de 100 mil, na medida do que será a licença de utilização, mas estamos num momento específico, num contexto específico”.

A ministra assegurou que à organização da Festa do Avante! “não será permitido o que está proibido nem proibido o que está permitido” e que “não haverá exceções” às regras adotadas pelas autoridades de saúde para conter o contágio pelo novo coronavírus.

“Tem estado a ser realizado um trabalho técnico. Esta é uma avaliação que é técnica, o que posso dizer é que não haverá exceções. Portanto, há aqui uma organização que engloba um conjunto de áreas de atividade que têm regras”, afirmou.

E acrescentou: “Ninguém entenderia que corrêssemos riscos adicionais por uma circunstância de tratamento especial”.

Cautela com a vacina russa

Na mesma conferência, a ministra da Saúde partilhou as reservas da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto à vacina para a covid-19 anunciada pela Rússia, afirmando que não se pode sacrificar “segurança e eficácia” em nome da rapidez.

“É muito importante acelerar o processo de investigação em relação à descoberta de uma vacina eficaz, mas não podemos, nesse processo, sacrificar nem a segurança nem a eficácia terapêutica”, declarou Marta Temido.

A ministra indicou que relativamente à vacina Sputnik V, a primeira para a covid-19 a ser anunciada, “há factos que têm sido referidos, que a fase 3 [de testagem na comunidade] não terá sido, eventualmente, totalmente realizada”.

Por outro lado, “ninguém está disponível para desperdiçar a oportunidade de ter um instrumento que ajude a responder a esta doença”, admitiu.

Marta Temido afirmou que a autoridade portuguesa de regulação dos medicamentos (Infarmed) está “a trabalhar com a Agência Europeia do Medicamento, integrado numa rede competente, capacitada e com todos os meios ao seu dispor para garantir que Portugal está entre os países que terão acesso ao que venha a ser uma vacina eficaz”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu na terça-feira com cautela a notícia de que a Rússia registou a primeira vacina do mundo contra a covid-19, sublinhando que deverá seguir os trâmites de pré-qualificação e revisão definidos.

“Acelerar o progresso não deve significar comprometer a segurança”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, numa conferência de imprensa, acrescentando que a organização está em contacto com as autoridades russas e de outros países para analisar o progresso das diferentes investigações em curso relativamente de vacinas.

A vacina russa, cujo registo foi anunciado terça-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin, em reunião com o gabinete de ministros, não estava entre as seis que a OMS disse na semana passada estarem mais avançadas.

A organização com sede em Genebra citou, entre as seis, três candidatas a vacinas desenvolvidas por laboratórios chineses, duas dos Estados Unidos (das empresas farmacêuticas Pfizer e Moderna) e a britânica desenvolvida pela AstraZeneca em colaboração com a Universidade de Oxford.

Segundo Putin, a vacina russa é “eficaz”, passou em todos os testes necessários e permite atingir uma “imunidade estável” contra a covid-19, devendo entrar em circulação a partir de 01 de janeiro de 2021. Contudo, muitos cientistas, no país e no estrangeiro, questionaram a decisão de registar a vacina antes de os cientistas completarem a chamada Fase 3 do estudo. Essa fase por norma demora vários meses e envolve milhares de pessoas e é a única forma de se provar que a vacina experimental é segura e funciona.

ZAP // Lusa

10 Comments

  1. Senhora Ministra aqui não há negociações há que cumprir as normas e se as normas para ajuntamentos dos cidadãos não os permite na Festa do avante deveria ser igual, se são punidos os que organizam festas com 200 pessoas pouco mais porque o PCP pode organizar para milhares de pessoas? Ou temos o Portugal do cidadão que tem de cumprir ou é multado e temos o dos Partidos que podem violar todas as normas que nada lhes acontece? Já não basta os partidos estarem isentos de IMI e de outras obrigações que nós cidadãos temos de pagar agora também podem fazer festas, Manifestações e ajuntamentos.

  2. Não entendo dois pesos duas medidas. Onde é que este evento obedece às normas da DGS?

    Um cidadão Português jamais poderia realizar tal evento; o que difere este dos organizadores do evento mencionado na notícia? — pura demagogia e colocar todos os individuos em perigo.

  3. Se os jogos da Liga dos Campeões têm que ser feitos sem público nos estádios com lotação para 50.000 pessoas mas a Festa do Avante pode ser feita com 100.000 pessoas porque o espaço disponível é para muitos mais, então podem permitir a assistência de 15.000 pessoas nos estádios, que corresponde a menos de 1/3 da lotação.

    Diz a ministra que as regras são cumpridas e não haverá exceções. De certeza? Não me parece! Parece-me mais que as regras são modificadas conforme o objetivo, neste caso as regras são modificadas conforme convém para o PCP e seus apoiantes.

  4. Mais uma vez é uma vergonha esta atitude hipócrita dos politiqueiros profissionais que nos governam com malabarismos que só enganam quem anda de olhos e ouvidos fechados. Depois digam que a democracia está em risco e que as ideias de direita ganham terreno. Vale tudo neste país. Estou à espera de ver em que bolsos vão parar os milhões que aí vêm da UE para ajudar a economia ( os nórdicos já conhecem o esquema e por isso estavam contra).

  5. Já há excepção por estarmos a discutir a festa do Avante ainda por cima dando a sua realização como adquirida.
    É uma irresponsabilidade e uma falta de vergonha perante o esforço e os sacrifícios que os portugueses têm feito, incluindo os trabalhadores que o PCP diz defender.

  6. Simplesmente INDECENTE este e outros Eventos que reúnem centenas e milhares de pessoas, num período de alto risco !….uma vez mais o dinheiro fala mais alto !

  7. Os Votos do PCP fazem falta a GERINGONÇA, eu que estou ligado a musica fiquei este ano em Stand Bay, mas estes Sr`s estão acima da Lei e mais nada.
    Volta SALAZAR estas Perdoado

  8. Já agora que a senhora mistura festa comunista e vacina russa, aconselhe a comunada a fazer uma encomenda de vacinas ao camarada Putin e apliquem-nas a quantos frequentarem a dita festa, certamente irá resultar, pois, aquilo é tudo farinha do mesmo saco, ou ideologia!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.