Ted Cruz venceu Trump no primeiro round, Bernie empata Hillary

jbouie / Flickr

Ted Cruz, senador republicano do Texas

Ted Cruz, senador pelo Texas, venceu o caucus do Iowa, a primeira mini-convenção republicana para escolher o seu candidato às presidenciais. Entre os democratas, Hillary Clinton teve uma disputa apertada com o socialista Bernie Sanders.

Com 95% dos votos apurados, no primeiro evento da série de primárias que aponta as preferências dos eleitores e elege os delegados para as convenções partidárias em julho, a democrata Hillary Clinton contava com 49,89% de votos, enquanto Bernie Sanders tinha 49,59%,

Entre os republicanos, Ted Cruz teve 28% dos votos, contra 24% do multimilionário Donald Trump. O senador da Flórida, Marco Rubio, conquistou 23% dos votos.

Iowa representa menos de 1% do total do eleitorado nos Estados Unidos e tradicionalmente inicia a fase dos caucus e primárias para a escolha dos delegados que irão votar nas convenções partidárias em julho.

O estado do Iowa tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. Os democratas elegem 44 delegados pelo estado, e os republicanos, 30.

Em 2008, Hillary Clinton, então favorita na pré-campanha, perdeu para Barack Obama, na altura senador.

Para os analistas e a generalidade da imprensa norte-americana, uma vitória no Iowa representa habitualmente uma amostra da votação nacional.

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

“Sou progressista e também quero mudanças”, disse Hillary Clinton, depois da apertada vitória no lado democrata, e de ter visto Bernie Sanders crescer nos últimos dias, graças ao seu discurso mais liberal e à esquerda, Hillary Clinton afirmou após o resultado.

Com as sondagens a indicar um empate técnico entre Sanders e Clinton em alguns estados, o presidente Obama “entrou também na campanha”, defendendo Clinton como a candidata ideal pela sua “ampla e comprovada” experiência administrativa.

Os delegados eleitos nas primárias comprometem-se a votar de acordo com a orientação dos eleitores do seu estado.

No último fim de semana, os candidatos de ambos os partidos lutaram corpo-a-corpo em Iowa.

Bernie Sanders, de 72 anos, candidato assumidamente socialista e que tem sido apontado como responsável pelo “despertar para a política” de uma camada de eleitores que nunca vota, foi à procura do voto jovem, simpatizante de mudanças mais progressistas e com simpatia por ideias à esquerda.

Hillary Clinton tem mantido uma posição de alternativa próxima da base tradicional do Partido Democrata.

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

No lado republicano, o multimilionário Donald Trump, apontado como favorito nas sondagens regionais, foi ultrapassado por Ted Cruz. Após a divulgação dos resultados, Trump foi comedido. Disse sentir-se honrado por ter ficado em segundo lugar nas votações, e que “ama o povo do estado”.

Donald Trump já declarou que se vai manter na corrida à presidência, como candidato independente, mesmo que não seja escolhido pelo eleitorado republicano.

O próximo evento da campanha ocorre a 9 de fevereiro, nas primárias de New Hampshire.

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fico muito apreensivo ao ver a “qualidade” dos dois candidatos republicanos á presidência da maior potência mundial; venha o diabo e escolha entre um evangélico fanático de ultra direita e um empresário ultra liberal e iletrado.
    Se algum deles chegar á presidência dos EUA prevejo muitas nuvens negras no horizonte mundial.

RESPONDER

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …

Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e …

Em Itália, a pandemia volta a estar "fora de controlo". Recolher obrigatório começa hoje

Itália teve ontem o maior número diário de novos casos de infeção registado no país desde o início da pandemia do novo coronavírus, totalizando 15.199, além de 127 mortes nas últimas 24 horas, valor que …

FC Porto arrasa arbitragem e Conceição explica desaguisado com Guardiola

O FC Porto perdeu 3-1 com o Manchester City, com a atuação da arbitragem a estar no centro das atenções. Conceição e Guardiola desentenderam-se durante o encontro e o técnico portista explicou porquê. Através da sua …