Ted Cruz venceu Trump no primeiro round, Bernie empata Hillary

jbouie / Flickr

Ted Cruz, senador republicano do Texas

Ted Cruz, senador pelo Texas, venceu o caucus do Iowa, a primeira mini-convenção republicana para escolher o seu candidato às presidenciais. Entre os democratas, Hillary Clinton teve uma disputa apertada com o socialista Bernie Sanders.

Com 95% dos votos apurados, no primeiro evento da série de primárias que aponta as preferências dos eleitores e elege os delegados para as convenções partidárias em julho, a democrata Hillary Clinton contava com 49,89% de votos, enquanto Bernie Sanders tinha 49,59%,

Entre os republicanos, Ted Cruz teve 28% dos votos, contra 24% do multimilionário Donald Trump. O senador da Flórida, Marco Rubio, conquistou 23% dos votos.

Iowa representa menos de 1% do total do eleitorado nos Estados Unidos e tradicionalmente inicia a fase dos caucus e primárias para a escolha dos delegados que irão votar nas convenções partidárias em julho.

O estado do Iowa tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. Os democratas elegem 44 delegados pelo estado, e os republicanos, 30.

Em 2008, Hillary Clinton, então favorita na pré-campanha, perdeu para Barack Obama, na altura senador.

Para os analistas e a generalidade da imprensa norte-americana, uma vitória no Iowa representa habitualmente uma amostra da votação nacional.

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

“Sou progressista e também quero mudanças”, disse Hillary Clinton, depois da apertada vitória no lado democrata, e de ter visto Bernie Sanders crescer nos últimos dias, graças ao seu discurso mais liberal e à esquerda, Hillary Clinton afirmou após o resultado.

Com as sondagens a indicar um empate técnico entre Sanders e Clinton em alguns estados, o presidente Obama “entrou também na campanha”, defendendo Clinton como a candidata ideal pela sua “ampla e comprovada” experiência administrativa.

Os delegados eleitos nas primárias comprometem-se a votar de acordo com a orientação dos eleitores do seu estado.

No último fim de semana, os candidatos de ambos os partidos lutaram corpo-a-corpo em Iowa.

Bernie Sanders, de 72 anos, candidato assumidamente socialista e que tem sido apontado como responsável pelo “despertar para a política” de uma camada de eleitores que nunca vota, foi à procura do voto jovem, simpatizante de mudanças mais progressistas e com simpatia por ideias à esquerda.

Hillary Clinton tem mantido uma posição de alternativa próxima da base tradicional do Partido Democrata.

Max Goldberg, Iowa State Daily / Flickr

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

Bernie Sanders, proto-candidato democrata às presidenciais norte-americanas

No lado republicano, o multimilionário Donald Trump, apontado como favorito nas sondagens regionais, foi ultrapassado por Ted Cruz. Após a divulgação dos resultados, Trump foi comedido. Disse sentir-se honrado por ter ficado em segundo lugar nas votações, e que “ama o povo do estado”.

Donald Trump já declarou que se vai manter na corrida à presidência, como candidato independente, mesmo que não seja escolhido pelo eleitorado republicano.

O próximo evento da campanha ocorre a 9 de fevereiro, nas primárias de New Hampshire.

ZAP / ABr

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fico muito apreensivo ao ver a “qualidade” dos dois candidatos republicanos á presidência da maior potência mundial; venha o diabo e escolha entre um evangélico fanático de ultra direita e um empresário ultra liberal e iletrado.
    Se algum deles chegar á presidência dos EUA prevejo muitas nuvens negras no horizonte mundial.

RESPONDER

"Prisioneira em casa" há 4 meses. Algarvia já fez 14 testes e não se livra do coronavírus

A algarvia Tânia Poço está infectada com o novo coronavírus há quatro meses. Nesta altura, já não tem sintomas de covid-19, mas os testes que tem feito continuam a assinalar a presença do vírus naquele …

Mais duas mortes e 306 novos casos em Portugal

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 306 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 306 novos casos (aumento de 0,7%), 254 são …

15.299 casos num só dia. Florida bate recorde

Este domingo, o estado norte-americano registou 15.299 casos no espaço de 24 horas. Se a Florida fosse um país, seria o quarto com mais casos de covid-19 em todo o mundo. O estado da Florida, nos …

Partidos de Direita vencem eleições na Galiza e País Basco

As eleições regionais disputadas hoje em Espanha fortaleceram os partidos no poder, com o Partido Popular (direita) a alcançar a quarta maioria absoluta consecutiva na Galiza e o Partido Nacionalista Basco (PNV-centro-direita) a triunfar no …

Processo de sucessão de António Costa "já começou" (e há "coisas muito estranhas" na EDP)

O comentador Luís Marques Mendes disse, no seu habitual espaço de comentário de domingo, que “a guerra da sucessão de António Costa já começou", acrescentando que “os delfins de António Costa andam especialmente ativos“. Para o …

Cristianinho a todo o "gás" numa moto de água na Madeira. Polícia Marítima está a investigar

O filho de Cristiano Ronaldo conduziu uma moto de água sozinho no Paul do Mar, na costa sul da Madeira, num episódio que pode ser considerado uma violação tão grave como conduzir um automóvel sem …

Carlos Costa deixa Banco de Portugal, mas vai avaliar o governador Centeno

Os antigos governadores do Banco de Portugal (BdP) integram o conselho consultivo, que está, agora, a debater o reforço da sua intervenção na instituição. Carlos Costa está de saída, mas vai avaliar o seu sucessor. Apesar …

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana. Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os …

"Beijar da cruz" em Melgaço. Diretora de lar vai ser constituída arguida e pode ser acusada de propagação de doença contagiosa

A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, em Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai esta ser constituída arguida no âmbito de um processo em que poderá ser acusada de propagação de doença …

Reino Unido está a combater mais de 100 surtos localizados por semana

As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos localizados de covid-19 por semana no Reino Unido. As autoridades de saúde britânicas estão a atuar para suprimir mais de 100 surtos …