/

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

Rodrigo Antunes / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda.

A criação da carreira de técnico auxiliar de saúde “era uma prioridade que o Governo identificou e que estava afastada mais para o final da legislatura”, admitiu Marta Temido, numa conferência de imprensa este domingo. A medida foi antecipada para 2022, tal como reivindicado nas negociações do Orçamento do Estado.

O Público escreve que a definição do seu conteúdo funcional, das regras de transição e da tabela remuneratória será objeto de discussão com os sindicatos.

Segundo a governante, o regresso da autonomia para contratações e o regime de dedicação plena que vai começar pelos médicos em “duas vertentes” – a voluntária, que abrange todos os que queiram aderir, e a obrigatória, dirigida apenas aos que sejam nomeados a partir de agora para cargos de diretores de serviço e de departamento –, são outras aproximações aos partidos de esquerda.

No entender da ministra da Saúde, estas medidas “têm por trás um conjunto de escolhas políticas que se prendem com a materialização do novo estatuto do SNS“, aprovado na sexta-feira. Garantindo que “não se pretende afastar a autonomia para a contratação de médicos”, Temido voltou a dizer que estes continuam a ser recrutados nos dois concursos anuais.

Quanto à proposta orçamental, a governante sublinhou que é ambiciosa e repetiu que as dotações orçamentais para o SNS aumentaram 3252 milhões de euros entre 2015 e o 2022. “Este é claramente um orçamento de reforço.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.