“A TAP é uma espécie de Novo Banco”. Prejuízos podem ultrapassar os 100 milhões

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP vai ser o próximo grande problema do Governo de António Costa. A ideia é reforçada por Manuela Moura Guedes numa altura em que a companhia de aviação se prepara para apresentar prejuízos que podem ultrapassar os 100 milhões de euros.

“A TAP vai dar prejuízo e é uma espécie de Novo Banco“, salientou Manuela Moura Guedes no seu habitual espaço de comentário na SIC, comparando a situação da transportadora aérea nacional com o caso da entidade financeira que pediu, recentemente, uma injecção de mais 1,15 mil milhões de euros.

Se houver falta de dinheiro da TAP, é o Estado a pôr e começa a haver prejuízos”, atesta a comentadora da SIC numa altura em que o Conselho de Administração da empresa se prepara para aprovar os resultados de 2018 em reunião, nesta quinta-feira, 21 de Março.

O Eco já antecipou que os prejuízos vão ser “superiores a 100 milhões de euros”, citando “fontes oficiosas” da companhia de aviação.

A confirmarem-se estes valores contrastam com os lucros de 21,2 milhões de euros apresentados pela TAP em 2017, durante a gestão de Fernando Pinto.

Os previsíveis prejuízos constituem uma derrota pessoal para António Costa que apostou na reversão da privatização da TAP, recuperando para o Estado o controlo de 50% da empresa.

Apesar de deter metade da companhia, o Estado não tem administradores executivos na TAP, sendo representado por Diogo Lacerda Machado, o advogado amigo de Costa que é administrador não executivo.

A nomeação de Lacerda Machado esteve envolvida em polémica, suscitando muitas críticas a Costa, fruto das relações de amizade que mantém há vários anos com o advogado.

Os resultados negativos constituem, por todos estes factores, um embaraço para Costa e também para o ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que saiu do Governo para ser o cabeça-de-lista do PS às eleições europeias – os prejuízos da TAP não ficam bem como cartão de visita para quem vai a votos.

Em ano de eleições, a TAP pode vir a ser uma grande dor de cabeça para o Governo socialista. Para o presidente executivo da empresa, Antonoaldo Neves, esta foi a pior forma de começar a sua gestão na empresa.

Além dos 50% detidos pelo Estado, os trabalhadores são accionistas de 5% da empresa, estando os restantes 45% nas mãos de privados, designadamente dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa.

SV, ZAP //

 

PARTILHAR

30 COMENTÁRIOS

  1. Se o “amiguinho” não estivesse lá só para ganhar o dele, mas sim para desenvolver e apresentar serviço, outro galo cantaria…

    • Não é só o padrinho Diogo Lacerda Machado. Estão lá vários ‘amiguinhos’, incluindo Miguel Frasquilho, ex-deputado PSD, que é o presidente da TAP.
      Uma coisa é certa, quando entram políticos nas empresas começam os prejuízos.
      Porque será?

  2. Mais uma argolada monumental do Costa. A venda estava muito bem como estava, mas não o Costa queria empresas p/ colocar os BOYS reverteu a venda em PREJUIZO dos interesses nacionais… e ainda esta gentalha a destruir todo e todos…

    • “A venda estava muito bem”?!
      Tens sequer noção que os prejuízos da TAP eram para o Estado e os lucros para o privado?
      Não?!
      Então evita escrever palermices…
      Em prejuízo dos interesses nacionais foram TODAS a vendas (ao desbarato) de património publico!!

      • O sr. é que não sabe o que escreve. A TAP tinha sido privatizada (vendida) em 61% e com menor exposição ao risco. Após intervenção do excelentíssimo costa é que o acordo foi alterado e o estado ficou com 50% e maior exposição ao risco de negócio da TAP. A reversão e consequente alteração do contrato foi ruinoso e muito pouco transparente. Ainda hoje não se sabe direito que acordo foi feito com a TAP mas aparentemente o acordo envolve “jobs for the PS boys”, quem negociou a reversão do negócio passou para a administração da TAP com outros boys do PS, e pelos vistos aumentou a responsabilidade do estado perante os resultados negativos da empresa. QUE GRANDE NEGÓCIO que o costa fez!
        Tente usar essa massa cinzenta que chama cérebro porque não deve funcionar muito bem no seu caso…

        • É?!
          Então, já que te achas um expert na matéria, ficas a saber que sabes muito pouco: a TAP foi privatizada em 66% (5% para os funcionários e 61% para o consorcio privado)!
          O risco é o basicamente o mesmo e, até a administração continua a mesma!…
          Mas, qual é melhor: ter 50% e ter poder de decisão, ou ter 34% sem qualquer poder de decisão – mas ter na mesma TODO o risco do seu lado?
          Se preferes a segunda opção, parabéns – estás bom para ir gerir o BES ao lado do Salgado…
          Pouco transparente foi a privatização!…
          Lê e tenta aprender:
          “Risco da dívida da TAP fica no Estado”
          https://expresso.pt/economia/2015-11-21-Risco-da-divida-da-TAP-fica-no-Estado
          .
          Além disso, o presidente do Conselho de Administração da TAP chama-se Miguel Frasquilho e é do PSD!…
          Vês?
          Essa tua massa cinzenta anda a falhar!…

          • Deves ter informação privilegiada sobre o acordo feito na altura de reversão da privatização porque pouca gente sabe como foi feito este acordo. A informação nunca foi publica. É esta a “transparência” que falas? A TAP só serve, como outras empresas publicas, para dar jobs aos boys tanto do PS como do PSD.
            O que eu queria mesmo era ver-me livre da TAP por completo. Eu não preciso de ter uma empresa publica a “Xuxar” o dinheiro dos meus impostos quando outras transportadoras fazem o mesmo serviço e por melhores preços até.
            A privatização estava feita e, mais cedo ou mais tarde, iria ser finalizada a 100%. Reverter porquê? Reverter e depois meter lá o “amiguinho” advogado… só se foi mesmo para isso.
            Tu também deves ser Xuxa e mamas gelados com a testa mas eu não sou e não estou interessado em contribuir para Xulos andarem a xuxar o meu dinheiro sejam estes direitolas ou esquerdolas!

            • Não é privilegiada; é “apenas” informação!…
              A TAP continua a ser uma empresa privada, com gestão privada.
              Pois, tu não és xuxa e muito menos és inteligente, porque ainda não percebeste que, mesmo privatizada a 100%, não te vias livre da dívida/risco da TAP!!
              Portanto, se o risco está do nosso lado só faz sentido que o Estado tenha um posição de relevo.
              Sabe-se muito menos sobre a privatização “em cima do joelho” (com o governo em gestão), de que da reversão, que consistiu na recompra de uma parte ao consórcio.
              Se, na privatização, quem comprou também assumisse a dívida da empresa (como é natural e acontece em todo o lado), a conversa seria outra!…

          • Então, segundo o sr. suprasumo da inteligencia, a TAP 100% privatizada o risco/divida ainda era do estado? Isso é uma privatização à PS…
            E se a divida da TAP existe foi porque a esquerda, nomeadamente o PS, nunca a quis privatizar. Logo o responsável pela divida actual da TAP é o PS!
            Não tente atirar areia para os olhos dos outros, porque isso comigo não funciona. e Vá chamar burro a quem lhe pertence. BURRO é você!

            • Bem… já estava visto que não tinhas capacidade para mais e aí está a prova!…
              A tua sorte é que hoje estou bem disposto…
              .
              Sim oh anjinho, mesmo com a TAP 100% privatizada a dívida ainda seria do Estado – neste caso foi privatizada pelo PSD em 66% e a dívida/risco continuou no Estado!…
              Mais uma vez:
              “Risco da dívida da TAP fica no Estado”
              https://expresso.pt/economia/2015-11-21-Risco-da-divida-da-TAP-fica-no-Estado
              Quando não se sabe, deve-se perguntar – ficar calado também é sempre uma boa opção!
              E, se encontrares alguém que compre a TAP e assuma as dividas/riscos, força – nesse caso eu também sou a favor da privatização!!
              Pois sim, até porque, por acaso, o PSD nunca esteve no governo… ah espera!…
              .
              PS. Eu não chamei burro, até porque os burros são mais inteligentes do que muitos humanos que por aí andam…

            • “Bem… já estava visto que não tinhas capacidade para mais e aí está a prova!…”. Se isto não é chamar burro a alguém…
              Vocês, sim porque de certeza que és um representante da esquerda e provavelmente pago para andar a escrever na internet, tem uma retórica muito boa mas por mais voltas que dêem ao texto, o vosso objectivo é sempre o mesmo. Manter o estado como o “patrão” de todos nós, acabar com qualquer tipo de iniciativa privada, e atirar areia para os olhos da pessoas. Ganha vergonha na cara.
              Eu como não sou pago para escrever na internet a defender seja quem for digo, TAP e outras empresas estatais que só dão prejuízo atrás de prejuízo, são um ninho de ratos há muitos anos, e apenas servem para manter o status quo de alguns grupos priveligiados, entre os quais partidos politicos e sindicatos, DEVEM SER PRIVATIZADAS!
              E por aqui me fico e não perco mais tempo com cartilheiros…

            • Isso foi apenas a resposta à tua falta de educação/cultura/civismo – ou já te esqueceste do que escreves?!…
              “Vocês, sim porque de certeza que és um representante da esquerda e provavelmente pago para andar a escrever na internet…”
              É isso!… vê lá que até vou receber um aumento só por aturar os teus disparates!…
              Enfim… quando não há capacidade nem argumentos para rebater os dados, o que sobra?!
              Espero que, pelo menos, já tenhas percebido que a dívida/riscos da TAP, mesmo depois de privatizada (com o governo do PSD/CDS em gestão) no final de 2015, ficaram para o Estado!!

            • Só para informar que os 100 M€ de prejuízo são relativos a 2018. Não tem nada a ver com prejuízos anteriores acumulados à data da privatização. E se fosse privada a 100% o estado não teria que injectar nem um cêntimo. Nem faria sentido. Então uma empresa privada o estado é que tem que pagar o prejuízo? Os accionistas então só estão lá para receber lucros, quando dá prejuízo paga o estado!?!? Também quero uma empresa assim..
              Como referi a vossa retórica é muito boa mas só engana quem se deixa enganar e não tem capacidade para entender.

            • Se nesta altura do campeonato tu nem sequer sabes a diferença entre prejuízo e dívida (ou risco), como é que vais ter capacidade para entender o que quer que seja?!…

  3. Mas quem é Manuela Moura Guedes para comentar política económica?
    Mas que autoridade lhe é reconhecida e por quem?
    Porquê as conjeturas sobre António Costa e Pedro Marques?
    Que interesses estão por trás do “palavreado” de Moura Guedes e do seu marido que de bom tem apenas ser Benfiquista?
    Incrível como se permitem fazer comentários por gente desta?
    Porque não fazem uma análise à atividade passada e actual de um tal secretário de estado do governo Passos Coelho que originou uma sequência de “bons negócios” para privados com buracos públicos…Não brinquemos!

  4. Cá esta o resultado das reversões, a TAP enquanto empresa pública sempre foi um sorvedouro de dinheiro, quando finalmente houve um primeiro ministro com coragem para acabar com a mama e a prateleira dourada à custa do orçamento (vulgo os nosso bolso) veio a geringonça e Costa para manter quase estava, só não reverteu 100% porque a nossa pitonisa (PR) não deixou. Espero ao meos que o Rio não deixe escapar uma oportunidade destas…

  5. Não se esqueçam de votar PS nas próximas eleições. Os buracos sustentam os amigos mas sobretudo a família. E não é a família do PS. São mesmo as famílias dos governantes. É um regabofe completo

    • boa dica…. mas ninguem se importa com isso.. desde que a sic a tvi a rtp continuem a debitar a propaganda do estado podre e nojento… o sentido critico dos portugueses esta quase ao nivel de 0…. so vao reparar que estao a ir ao fundo quando o titanic estiver debaixo de agua….. nesta republica onde os dirigentes vivem em palacios e as nomeaçoes sao feitas em reunioes familiares…e os cargos passam de pais para filhos….. nada mais a fazer senao rezar para que nao nos tirem, a memoria e a decencia .

  6. David Neeleman tem a Azul (Brasileira) e a Jetblue (Americana) só a última com mais de 200 aeronaves e foi comprar na semana passada, a parte dos chineses na Tap por ser burro?
    É triste ver pessoas que não percebem nada de aviação, falar apenas por falar. . .quanto mais mal se falar de Portugal e do que é Português melhor!
    Vamos por partes: Forte desvalorização das moedas da Angola e do Brasil no ano passado (risco cambial).
    Indenizações por atrasos.
    Medidas em curso neste momento:
    Melhoria da pontualidade.
    Diversificação e aposta em força na América do Norte. E aposta em força em África (nicho de mercado controlado pela Air France).
    E muito mais existia para expor, mas o que realmente interessa é falar mal por falar, como é melhor me calar.
    Apenas acrescento que tenho bastante orgulho de Portugal e de ser Português!

    • Calma…
      Alguns “coitados”, além de não fazerem a mínima ideia do que se passa na TAP (e muito menos na aviação em geral), só comentam porque olham para a política como se fosse o Benfica e, portanto, toca a cascar no Costa e companhia!…
      Eles querem lá saber da TAP… a Manuela Moura Guedes é outra que gosta de ver “todo a arder”!..
      .
      Na verdade, o Neeleman, logo que comprou parte da TAP (2015), vendeu uma parte aos chineses.
      Agora, esses mesmos chineses re-venderam essa parte novamente ao Neeleman – porque estão sem dinheiro!…
      Além disso, David Neeleman “só” tem 5% da Azul…
      De qualquer modo, o que interesse é que TAP baixe os prejuízos e se modernize.

  7. O que o artigo não diz é que a frota de aviões da TAP estava super envelhecida e antiquada, a correr risco de um ou mais acidentes e este ano para renovar a frota, a TAP comprou 30 aviões. E apostou na companhia certa porque comprou Airbus. Talvez os que estão indignados com os prejuizos preferissem voar em aviões a cair de podres. O avião Infante D. Henrique, voei nele durante 40 anos.

    • “O avião Infante D. Henrique, voei nele durante 40 anos.”
      O quê?!
      Deve haver alguma confusão… esse avião (CS-TOF) ainda não fez 20 anos!!

    • Não sei, só se forem dois aviões diferentes batizados com o mesmo nome. Viajei nele há 2 anos e estava completamente ultrapassado, parecia 40 anos.

      • “voei nele durante 40 anos”
        “Viajei nele há 2 anos”
        Bem…
        Um Airbus A330-200 “completamente ultrapassado”?!
        Só há mais de 600 a voar incluindo na KLM, Iberia, American Airlines, Qatar Airways, etc, etc…

  8. Antes a companhia estatal estava à beira da falência sem dinheiro e sem aviões, vieram os privados que pelos vistos na prática estão condicionados com a participação do Estado embora a frota esteja a ser renovada e nem percebo se nos 100 milhões de euros estão contabilizados os custos das novas aeronaves pois de borla certamente não chegaram à empresa, resta saber onde está o problema e um deles parece ser também o incumprimento da empresa perante os clientes com atrasos que custaram caro a esta por falta de aviões e tripulação, será o Estado um parceiro à altura ou uma pedra no sapato?

  9. isto não têm nada que saber , RUA com essa gente que usurparam o parlamento, estou fartissimo desta geringonça que sou dá dinheiro a funcionarios publicos e para a corrupcção, para ganhar votos, não investe em portugal nada é só promessas e está tudo bem o país das bananas.

  10. A resposta é simples, AUDITORIA e VENDA de acções da TAP. Temos que saber ao certo o que foi feito e quem foi responsável por esta dívida e caso se comprove gestão danosa responsabilizar os autores. A venda das ações da TAP vai reduzir o valor a ser pago pelos contribuintes, a intervenção de A. Costa na venda da TAP foi uma das poucas argoladas que fez e isso é bem verdade. A British Airways por exemplo pertence a unicamente a privados e todos passam bem como está, não entendo porque a TAP tem que ser público-privada.

  11. Decide comprar 30 aviões e pronto, nós pagamos. Nos transportes públicos terrestres decadentes ninguém decide porque as finanças não deixam. Ou então promete-se a 10 anos, sem garantia de boa promessa.

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …