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“A TAP é uma espécie de Novo Banco”. Prejuízos podem ultrapassar os 100 milhões

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Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP vai ser o próximo grande problema do Governo de António Costa. A ideia é reforçada por Manuela Moura Guedes numa altura em que a companhia de aviação se prepara para apresentar prejuízos que podem ultrapassar os 100 milhões de euros.

“A TAP vai dar prejuízo e é uma espécie de Novo Banco“, salientou Manuela Moura Guedes no seu habitual espaço de comentário na SIC, comparando a situação da transportadora aérea nacional com o caso da entidade financeira que pediu, recentemente, uma injecção de mais 1,15 mil milhões de euros.

Se houver falta de dinheiro da TAP, é o Estado a pôr e começa a haver prejuízos”, atesta a comentadora da SIC numa altura em que o Conselho de Administração da empresa se prepara para aprovar os resultados de 2018 em reunião, nesta quinta-feira, 21 de Março.

O Eco já antecipou que os prejuízos vão ser “superiores a 100 milhões de euros”, citando “fontes oficiosas” da companhia de aviação.

A confirmarem-se estes valores contrastam com os lucros de 21,2 milhões de euros apresentados pela TAP em 2017, durante a gestão de Fernando Pinto.

Os previsíveis prejuízos constituem uma derrota pessoal para António Costa que apostou na reversão da privatização da TAP, recuperando para o Estado o controlo de 50% da empresa.

Apesar de deter metade da companhia, o Estado não tem administradores executivos na TAP, sendo representado por Diogo Lacerda Machado, o advogado amigo de Costa que é administrador não executivo.

A nomeação de Lacerda Machado esteve envolvida em polémica, suscitando muitas críticas a Costa, fruto das relações de amizade que mantém há vários anos com o advogado.

Os resultados negativos constituem, por todos estes factores, um embaraço para Costa e também para o ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que saiu do Governo para ser o cabeça-de-lista do PS às eleições europeias – os prejuízos da TAP não ficam bem como cartão de visita para quem vai a votos.

Em ano de eleições, a TAP pode vir a ser uma grande dor de cabeça para o Governo socialista. Para o presidente executivo da empresa, Antonoaldo Neves, esta foi a pior forma de começar a sua gestão na empresa.

Além dos 50% detidos pelo Estado, os trabalhadores são accionistas de 5% da empresa, estando os restantes 45% nas mãos de privados, designadamente dos empresários David Neeleman e Humberto Pedrosa.

SV, ZAP //

 

30 Comments

  1. Se o “amiguinho” não estivesse lá só para ganhar o dele, mas sim para desenvolver e apresentar serviço, outro galo cantaria…

    • Não é só o padrinho Diogo Lacerda Machado. Estão lá vários ‘amiguinhos’, incluindo Miguel Frasquilho, ex-deputado PSD, que é o presidente da TAP.
      Uma coisa é certa, quando entram políticos nas empresas começam os prejuízos.
      Porque será?

  2. Mais uma argolada monumental do Costa. A venda estava muito bem como estava, mas não o Costa queria empresas p/ colocar os BOYS reverteu a venda em PREJUIZO dos interesses nacionais… e ainda esta gentalha a destruir todo e todos…

    • “A venda estava muito bem”?!
      Tens sequer noção que os prejuízos da TAP eram para o Estado e os lucros para o privado?
      Não?!
      Então evita escrever palermices…
      Em prejuízo dos interesses nacionais foram TODAS a vendas (ao desbarato) de património publico!!

      • O sr. é que não sabe o que escreve. A TAP tinha sido privatizada (vendida) em 61% e com menor exposição ao risco. Após intervenção do excelentíssimo costa é que o acordo foi alterado e o estado ficou com 50% e maior exposição ao risco de negócio da TAP. A reversão e consequente alteração do contrato foi ruinoso e muito pouco transparente. Ainda hoje não se sabe direito que acordo foi feito com a TAP mas aparentemente o acordo envolve “jobs for the PS boys”, quem negociou a reversão do negócio passou para a administração da TAP com outros boys do PS, e pelos vistos aumentou a responsabilidade do estado perante os resultados negativos da empresa. QUE GRANDE NEGÓCIO que o costa fez!
        Tente usar essa massa cinzenta que chama cérebro porque não deve funcionar muito bem no seu caso…

      • É?!
        Então, já que te achas um expert na matéria, ficas a saber que sabes muito pouco: a TAP foi privatizada em 66% (5% para os funcionários e 61% para o consorcio privado)!
        O risco é o basicamente o mesmo e, até a administração continua a mesma!…
        Mas, qual é melhor: ter 50% e ter poder de decisão, ou ter 34% sem qualquer poder de decisão – mas ter na mesma TODO o risco do seu lado?
        Se preferes a segunda opção, parabéns – estás bom para ir gerir o BES ao lado do Salgado…
        Pouco transparente foi a privatização!…
        Lê e tenta aprender:
        “Risco da dívida da TAP fica no Estado”
        https://expresso.pt/economia/2015-11-21-Risco-da-divida-da-TAP-fica-no-Estado
        .
        Além disso, o presidente do Conselho de Administração da TAP chama-se Miguel Frasquilho e é do PSD!…
        Vês?
        Essa tua massa cinzenta anda a falhar!…

      • Deves ter informação privilegiada sobre o acordo feito na altura de reversão da privatização porque pouca gente sabe como foi feito este acordo. A informação nunca foi publica. É esta a “transparência” que falas? A TAP só serve, como outras empresas publicas, para dar jobs aos boys tanto do PS como do PSD.
        O que eu queria mesmo era ver-me livre da TAP por completo. Eu não preciso de ter uma empresa publica a “Xuxar” o dinheiro dos meus impostos quando outras transportadoras fazem o mesmo serviço e por melhores preços até.
        A privatização estava feita e, mais cedo ou mais tarde, iria ser finalizada a 100%. Reverter porquê? Reverter e depois meter lá o “amiguinho” advogado… só se foi mesmo para isso.
        Tu também deves ser Xuxa e mamas gelados com a testa mas eu não sou e não estou interessado em contribuir para Xulos andarem a xuxar o meu dinheiro sejam estes direitolas ou esquerdolas!

      • Não é privilegiada; é “apenas” informação!…
        A TAP continua a ser uma empresa privada, com gestão privada.
        Pois, tu não és xuxa e muito menos és inteligente, porque ainda não percebeste que, mesmo privatizada a 100%, não te vias livre da dívida/risco da TAP!!
        Portanto, se o risco está do nosso lado só faz sentido que o Estado tenha um posição de relevo.
        Sabe-se muito menos sobre a privatização “em cima do joelho” (com o governo em gestão), de que da reversão, que consistiu na recompra de uma parte ao consórcio.
        Se, na privatização, quem comprou também assumisse a dívida da empresa (como é natural e acontece em todo o lado), a conversa seria outra!…

      • Então, segundo o sr. suprasumo da inteligencia, a TAP 100% privatizada o risco/divida ainda era do estado? Isso é uma privatização à PS…
        E se a divida da TAP existe foi porque a esquerda, nomeadamente o PS, nunca a quis privatizar. Logo o responsável pela divida actual da TAP é o PS!
        Não tente atirar areia para os olhos dos outros, porque isso comigo não funciona. e Vá chamar burro a quem lhe pertence. BURRO é você!

      • Bem… já estava visto que não tinhas capacidade para mais e aí está a prova!…
        A tua sorte é que hoje estou bem disposto…
        .
        Sim oh anjinho, mesmo com a TAP 100% privatizada a dívida ainda seria do Estado – neste caso foi privatizada pelo PSD em 66% e a dívida/risco continuou no Estado!…
        Mais uma vez:
        “Risco da dívida da TAP fica no Estado”
        https://expresso.pt/economia/2015-11-21-Risco-da-divida-da-TAP-fica-no-Estado
        Quando não se sabe, deve-se perguntar – ficar calado também é sempre uma boa opção!
        E, se encontrares alguém que compre a TAP e assuma as dividas/riscos, força – nesse caso eu também sou a favor da privatização!!
        Pois sim, até porque, por acaso, o PSD nunca esteve no governo… ah espera!…
        .
        PS. Eu não chamei burro, até porque os burros são mais inteligentes do que muitos humanos que por aí andam…

      • “Bem… já estava visto que não tinhas capacidade para mais e aí está a prova!…”. Se isto não é chamar burro a alguém…
        Vocês, sim porque de certeza que és um representante da esquerda e provavelmente pago para andar a escrever na internet, tem uma retórica muito boa mas por mais voltas que dêem ao texto, o vosso objectivo é sempre o mesmo. Manter o estado como o “patrão” de todos nós, acabar com qualquer tipo de iniciativa privada, e atirar areia para os olhos da pessoas. Ganha vergonha na cara.
        Eu como não sou pago para escrever na internet a defender seja quem for digo, TAP e outras empresas estatais que só dão prejuízo atrás de prejuízo, são um ninho de ratos há muitos anos, e apenas servem para manter o status quo de alguns grupos priveligiados, entre os quais partidos politicos e sindicatos, DEVEM SER PRIVATIZADAS!
        E por aqui me fico e não perco mais tempo com cartilheiros…

      • Isso foi apenas a resposta à tua falta de educação/cultura/civismo – ou já te esqueceste do que escreves?!…
        “Vocês, sim porque de certeza que és um representante da esquerda e provavelmente pago para andar a escrever na internet…”
        É isso!… vê lá que até vou receber um aumento só por aturar os teus disparates!…
        Enfim… quando não há capacidade nem argumentos para rebater os dados, o que sobra?!
        Espero que, pelo menos, já tenhas percebido que a dívida/riscos da TAP, mesmo depois de privatizada (com o governo do PSD/CDS em gestão) no final de 2015, ficaram para o Estado!!

      • Só para informar que os 100 M€ de prejuízo são relativos a 2018. Não tem nada a ver com prejuízos anteriores acumulados à data da privatização. E se fosse privada a 100% o estado não teria que injectar nem um cêntimo. Nem faria sentido. Então uma empresa privada o estado é que tem que pagar o prejuízo? Os accionistas então só estão lá para receber lucros, quando dá prejuízo paga o estado!?!? Também quero uma empresa assim..
        Como referi a vossa retórica é muito boa mas só engana quem se deixa enganar e não tem capacidade para entender.

      • Se nesta altura do campeonato tu nem sequer sabes a diferença entre prejuízo e dívida (ou risco), como é que vais ter capacidade para entender o que quer que seja?!…

  3. Mas quem é Manuela Moura Guedes para comentar política económica?
    Mas que autoridade lhe é reconhecida e por quem?
    Porquê as conjeturas sobre António Costa e Pedro Marques?
    Que interesses estão por trás do “palavreado” de Moura Guedes e do seu marido que de bom tem apenas ser Benfiquista?
    Incrível como se permitem fazer comentários por gente desta?
    Porque não fazem uma análise à atividade passada e actual de um tal secretário de estado do governo Passos Coelho que originou uma sequência de “bons negócios” para privados com buracos públicos…Não brinquemos!

  4. Cá esta o resultado das reversões, a TAP enquanto empresa pública sempre foi um sorvedouro de dinheiro, quando finalmente houve um primeiro ministro com coragem para acabar com a mama e a prateleira dourada à custa do orçamento (vulgo os nosso bolso) veio a geringonça e Costa para manter quase estava, só não reverteu 100% porque a nossa pitonisa (PR) não deixou. Espero ao meos que o Rio não deixe escapar uma oportunidade destas…

  5. Não se esqueçam de votar PS nas próximas eleições. Os buracos sustentam os amigos mas sobretudo a família. E não é a família do PS. São mesmo as famílias dos governantes. É um regabofe completo

    • boa dica…. mas ninguem se importa com isso.. desde que a sic a tvi a rtp continuem a debitar a propaganda do estado podre e nojento… o sentido critico dos portugueses esta quase ao nivel de 0…. so vao reparar que estao a ir ao fundo quando o titanic estiver debaixo de agua….. nesta republica onde os dirigentes vivem em palacios e as nomeaçoes sao feitas em reunioes familiares…e os cargos passam de pais para filhos….. nada mais a fazer senao rezar para que nao nos tirem, a memoria e a decencia .

  6. David Neeleman tem a Azul (Brasileira) e a Jetblue (Americana) só a última com mais de 200 aeronaves e foi comprar na semana passada, a parte dos chineses na Tap por ser burro?
    É triste ver pessoas que não percebem nada de aviação, falar apenas por falar. . .quanto mais mal se falar de Portugal e do que é Português melhor!
    Vamos por partes: Forte desvalorização das moedas da Angola e do Brasil no ano passado (risco cambial).
    Indenizações por atrasos.
    Medidas em curso neste momento:
    Melhoria da pontualidade.
    Diversificação e aposta em força na América do Norte. E aposta em força em África (nicho de mercado controlado pela Air France).
    E muito mais existia para expor, mas o que realmente interessa é falar mal por falar, como é melhor me calar.
    Apenas acrescento que tenho bastante orgulho de Portugal e de ser Português!

    • Calma…
      Alguns “coitados”, além de não fazerem a mínima ideia do que se passa na TAP (e muito menos na aviação em geral), só comentam porque olham para a política como se fosse o Benfica e, portanto, toca a cascar no Costa e companhia!…
      Eles querem lá saber da TAP… a Manuela Moura Guedes é outra que gosta de ver “todo a arder”!..
      .
      Na verdade, o Neeleman, logo que comprou parte da TAP (2015), vendeu uma parte aos chineses.
      Agora, esses mesmos chineses re-venderam essa parte novamente ao Neeleman – porque estão sem dinheiro!…
      Além disso, David Neeleman “só” tem 5% da Azul…
      De qualquer modo, o que interesse é que TAP baixe os prejuízos e se modernize.

  7. O que o artigo não diz é que a frota de aviões da TAP estava super envelhecida e antiquada, a correr risco de um ou mais acidentes e este ano para renovar a frota, a TAP comprou 30 aviões. E apostou na companhia certa porque comprou Airbus. Talvez os que estão indignados com os prejuizos preferissem voar em aviões a cair de podres. O avião Infante D. Henrique, voei nele durante 40 anos.

    • “O avião Infante D. Henrique, voei nele durante 40 anos.”
      O quê?!
      Deve haver alguma confusão… esse avião (CS-TOF) ainda não fez 20 anos!!

    • Não sei, só se forem dois aviões diferentes batizados com o mesmo nome. Viajei nele há 2 anos e estava completamente ultrapassado, parecia 40 anos.

      • “voei nele durante 40 anos”
        “Viajei nele há 2 anos”
        Bem…
        Um Airbus A330-200 “completamente ultrapassado”?!
        Só há mais de 600 a voar incluindo na KLM, Iberia, American Airlines, Qatar Airways, etc, etc…

  8. Antes a companhia estatal estava à beira da falência sem dinheiro e sem aviões, vieram os privados que pelos vistos na prática estão condicionados com a participação do Estado embora a frota esteja a ser renovada e nem percebo se nos 100 milhões de euros estão contabilizados os custos das novas aeronaves pois de borla certamente não chegaram à empresa, resta saber onde está o problema e um deles parece ser também o incumprimento da empresa perante os clientes com atrasos que custaram caro a esta por falta de aviões e tripulação, será o Estado um parceiro à altura ou uma pedra no sapato?

  9. isto não têm nada que saber , RUA com essa gente que usurparam o parlamento, estou fartissimo desta geringonça que sou dá dinheiro a funcionarios publicos e para a corrupcção, para ganhar votos, não investe em portugal nada é só promessas e está tudo bem o país das bananas.

  10. A resposta é simples, AUDITORIA e VENDA de acções da TAP. Temos que saber ao certo o que foi feito e quem foi responsável por esta dívida e caso se comprove gestão danosa responsabilizar os autores. A venda das ações da TAP vai reduzir o valor a ser pago pelos contribuintes, a intervenção de A. Costa na venda da TAP foi uma das poucas argoladas que fez e isso é bem verdade. A British Airways por exemplo pertence a unicamente a privados e todos passam bem como está, não entendo porque a TAP tem que ser público-privada.

  11. Decide comprar 30 aviões e pronto, nós pagamos. Nos transportes públicos terrestres decadentes ninguém decide porque as finanças não deixam. Ou então promete-se a 10 anos, sem garantia de boa promessa.

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