//

Licenças sem vencimento na TAP vão até três meses e são para pilotos e pessoal de cabine

A companhia aérea portuguesa TAP abriu um programa de licenças sem vencimento, por um período mínimo de 30 dias e máximo de 90 dias, que abrange os meses de abril, maio e junho.

Segundo o comunicado enviado aos trabalhadores na quinta-feira à noite, o programa voluntário e temporário abrange pilotos e tripulantes de cabine. Pretende “dimensionar a força de trabalho à atividade operacional atual”, que teve uma queda acentuada devido à propagação do novo coronavírus, segundo garante a administração.

Os interessados devem inscrever-se, indicando o período pretendido (entre um e três meses), durante o qual os trabalhadores “mantêm o direito de facilidades de passagem, bem como o seguro de saúde”.

Na quinta-feira, a comissão executiva da TAP anunciou medidas para reduzir e controlar custos, incluindo a suspensão ou adiamento de investimentos e de contratações e “programas de licenças sem vencimento temporárias”.

“Vamos implementar um conjunto de iniciativas que visam controlar e reduzir custos como suspensão ou adiamento de investimentos não críticos, corte de despesas acessórias, renegociação de contratos e prazos de pagamento, antecipação de crédito junto de fornecedores, suspensão de contratações de novos trabalhadores, bem como a implementação de programas de licença sem vencimento temporárias”, escreveu a comissão executiva liderada por Antonoaldo Neves, numa nota aos trabalhadores.

Na mesma nota, a companhia aérea diz que “a evolução do surto do coronavírus tem tido também um crescente impacto na economia global, sendo os sectores do turismo e da aviação civil dos mais impactados”.

Lufthansa cancela 7100 voos

Um pouco por todo o mundo, a aviação está a ser afetada pela nova pneumonia viral oriunda da China, que já infetou mais de 90 mil pessoas.

A companhia aérea alemã Lufthansa vai cancelar 7100 voos até ao final de maarço por causa de quebras na procura relacionadas com o surto do novo coronavírus.

Segundo informação prestada esta sexta-feira pela companhia, citada pela agência Efe, a maior parte dos cancelamentos são voos na Alemanha, para o norte de Itália, e para outros destinos na Europa, bem como o já anunciado cancelamento dos voos para Israel.

Também nesta sexta-feira a companhia já tinha anunciado a suspensão de todos os voos para Israel a partir de domingo, após a decisão israelita de proibir o acesso ao território de cidadãos de vários países europeus para travar o coronavírus.

A Lufthansa e as suas subsidiárias Swiss e Austrian Airlines vão aplicar esta medida de suspensão até 28 de Março. As restrições anunciadas pelas autoridades israelitas incluem “viajantes da Alemanha, Suíça e Áustria a partir de 6 de Março [sexta-feira], causando uma queda significativa na procura de voos para Israel”, afirmou a empresa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.