Tancos. Militares verificavam e trocavam cassetes, mas o sistema vídeo não funcionava

Paulo Cunha / Lusa

Os procedimentos de segurança em Tancos não sofreram alterações, apesar de a videovigilância não funcionar, mantendo-se a norma de tirar e pôr a cassete de um gravador que não funcionava.

João Luís de Sousa Pires, comandante da Unidade de Apoio Geral de Material do Exército (UAGME) de 2015 a 2016, no ano anterior ao furto do material, e que tem um destacamento em Tancos, foi ouvido na comissão de inquérito ao furto de material militar daqueles paióis.

O sistema de videovigilância começou a funcionar com falhas em 2006, segundo afirmou, foi considerado inoperacional em 2012 e, um ano depois, em 2013, obsoleto.

Em 2016, foram alteradas as normas de procedimentos, mas o tenente coronel Sousa Pires explicou que não foram alteradas “porque se aguardava a reparação do sistema” de videovigilância e, quando tal acontecesse, era também substituído o anexo em que era referida necessidade de tirar e pôr a cassete vídeo.

Incrédulos com a explicação, e por duas vezes, a deputada do PS Maria da Luz Rosinha e o deputado do PSD Leonel Costa fizeram a pergunta para confirmar se, mesmo desligado, o sistema de videovigilância e a obrigação de tirar a cassete, continuava nas normas de procedimentos dos militares nas rondas que faziam aos paióis.

Todos sabiam que aquilo não funcionava” e continuava a norma de “tirar e por a cassete?”, questionou a deputada do PS.

Leonel Costa, do PSD, confessou, por seu lado, que lhe custava a “aceitar as respostas” dadas depois de ouvir que a norma se manteve, mesmo sabendo que o sistema não funcionava. O tenente coronel Sousa Pires explicou, pelo menos por duas vezes, que as normas de procedimentos tinham “outras disposições” e que a parte da cassete estava no tal anexo.

Noutra audição da comissão parlamentar de inquérito, já outro militar, o coronel Teixeira Correia admitiu que os equipamentos de videovigilância eram incluídos nos planos de segurança, como se estivessem em perfeitas condições.

De resto, sobre os paióis de Tancos, Sousa Pires afirmou ter responsabilidade sobre os que pertenciam à UAGME, que eram 15, que não foram assaltados em junho de 2017, cujas chaves eram guardadas num cofre por um sargento da unidade.

Os restantes, incluindo os que foram assaltados, como os do Regimento de Engenharia 1, não eram da sua responsabilidade, disse.

O coronel João Luís de Sousa Pires, que já não era comandante da UAGME em junho de 2017, admitiu que o furto “não deveria ter acontecido” e o que afeta a imagem do Exército, mas evitou dar respostas mais especulativas.

Além do sistema de videovigilância e dos sensores, todas as anomalias detetadas em Tancos, como vedação alta ou falhas nos para-raios, foram comunicadas ao “escalão superior” e não foram resolvidas. “Se a situação continuava a mesma…”, admitiu o militar.

Nesta audição, a décima deste inquérito parlamentar, o deputado do PCP João Machado optou por não fazer qualquer pergunta.

O caso do furto de armas em Tancos ganhou importantes desenvolvimentos em 2018, tendo sido detidos, numa operação do Ministério Público e da Polícia Judiciária, sete militares da Polícia Judiciária Militar (PJM) e da GNR, suspeitos de terem forjado a recuperação do material em conivência com o presumível autor do roubo.

A comissão de inquérito para apurar as responsabilidades políticas no furto de material militar em Tancos tem previstas audições a mais de 60 personalidades e entidades, vai decorrer até maio de 2019 e é prorrogável por mais 90 dias.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cassetes?
    Hoje em dia um sistema de video-vigilância com 10 cameras de infravermelhos e um modulo de gravação continua de video em formato digital num disco HDD ou SDD, custa pouco mais de 300eur…
    Há dinheiro para tanta coisa no plano militar e não têm 500eur para reforçar a segurança de armamento?
    Epá e depois a culpa é dos governos, que não dão orçamento suficiente para estes senhores esbanjarem.
    Ridículo, andam a brincar à tropa e visão estratégica não têm nenhuma, passam o dia a coça-los sem nada para fazer e aquilo que deviam fazer não fazem!
    Preocupam-se mais em burlar o estado com sobrefaturação de produtos e serviços e testas de ferros nas empresas que prestam serviço aos vários ramos das forças armadas!
    Uma podridão!
    Quem ouviu este senhor a falar na comissão de inquérito ficou de boca aberta com tanta verborreia!
    Depois fazem-se valer de umas pseudo medalhas penduradas ao peito…
    E andamos nós a pagar isto…

  2. Este Coronel está maluquinho… só pode!…
    E as cenas que fez na parlamento são a prova disso…
    Essa das cassetes é mesmo o cúmulo da estupidez e só pode ser mentira!
    Então preocupavam-se com o procedimento de substituição das cassetes mas não quiseram saber de manter as rondas regulares, que é o mínimo na segurança seja do que fôr?!
    Enfim… esse nem o salário mínimo vale…

RESPONDER

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …