Tammy Duckworth fez história ao levar a filha de 10 dias para o Senado

Jim Lo Scalzo / EPA

Tammy Duckworth com a filha de dez dias no Senado

Tammy Duckworth fez história ao tornar-se a primeira senadora norte-americana a ser mãe. Agora, volta a ser notícia por levar a criança para o Senado, um dia depois de terem sido alteradas as regras sobre este tema.

Segundo a BBC, a senadora do Illinois Tammy Duckworth fez história duas vezes em poucos dias. Primeiro, a democrata tornou-se a primeira mulher no Senado dos EUA a ser mãe durante o cargo. Dez dias depois, levou a filha para o trabalho, de forma a poder participar na votação sobre a nomeação do novo administrador da NASA.

A senadora de 50 anos chegou, esta quinta-feira, ao Senado com a filha Maile nos braços, um dia depois deste órgão ter votado por unanimidade a permissão de crianças com até um ano de idade na câmara, argumentando que uma política mais favorável à família é um exemplo para a nação.

Antes de chegar ao Senado, a veterana da guerra no Iraque, que tem as duas pernas amputadas, utilizou o Twitter para brincar com a situação. “Certifiquei-me que leva um casaco para não violar o ‘dress code’ do Senado (que exige o uso de blazers). Não tenho a certeza qual será a política para babygrows com patinhos, mas acho que estamos prontas”.

Esta é a segunda filha de Tammy. A primeira, Abigail, nasceu em 2014, depois de vários tratamentos de fertilidade, quando a senadora ainda assumia funções na Câmara dos Representantes. Já nessa altura, a democrata tinha entrado para a história como sendo uma das dez eleitas a ter filhos durante o mandato.

já entrara para a história uma vez que é uma das , em 242 anos de história desde a independência dos EUA,  na Câmara dos Representantes.

O caso da senadora relançou o debate sobre as políticas de maternidade nos EUA, o único país desenvolvido em todo o mundo que não dá um período de licença com vencimento aos novos pais.

“Gostaria de agradecer aos meus colegas, de ambos os partidos, por ajudarem a trazem o Senado para o século XXI ao reconhecer que por vezes os pais recentes também têm responsabilidades no trabalho”, escreveu também a senadora no Twitter.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudar música ou falar mais do que uma língua torna o cérebro mais eficiente

Uma equipa de cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, realizou uma investigação e concluiu que músicos bilingues têm um cérebro mais eficiente. Cientistas do Centro de Cuidados Geriátricos de Baycrest, no Canadá, …

Gel inteligente "caminha" e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo …

Ferramentas de madeira encontradas em Espanha eram de neandertais

Não é muito comum encontrarem-se na Europa ferramentas de madeira associadas a neandertais. Os instrumentos encontrados em Espanha têm cerca de 90 mil anos e as ferramentas de madeira descobertas em Itália têm cerca de …

600 anos e 4 terramotos: cientistas desvendam como é que a Torre de Pisa ainda continua em pé

Era um mistério que há anos intrigava engenheiros: como é que a Torre de Pisa consegue resistir a terremotos estando tão inclinada? Com 58 metros de altura, o campanário da catedral da cidade italiana de Pisa …

Descoberto primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar

Cientistas descobriram o primeiro asteróide extrassolar que se fixou no Sistema Solar, na órbita de Júpiter, revela um estudo publicado esta segunda-feira. O "2015 BZ509", com origem fora do Sistema Solar, está 'aninhado' na órbita de …

"Não sejas malvado". Google apagou o seu popular lema do código de conduta

A gigante tecnológica eliminou do código de conduta que distribui aos seus funcionários o popular lema "Bon't Be Evil", "não sejas malvado", que fazia parte da cultura da empresa desde os anos 2000. O lema não …

Prisão preventiva para todos os agressores de Alcochete

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decretou, esta segunda-feira, a medida de coação de prisão preventiva a todos os 23 arguidos detidos na sequência das agressões na Academia do Sporting, em Alcochete. Num …

12 anos depois, nasceu o primeiro bebé na ilha onde é proibido nascer

Este fim de semana, uma brasileira deu à luz uma bebé, na remota ilha de Fernando de Noronha onde, por falta de de estrutura hospitalar, os nascimentos não são autorizados. O arquipélago Fernando Noronha, no Brasil, …

Sem-abrigo multados e detidos por pedirem esmola e dormirem na rua

O número de pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior em Inglaterra e no País de Gales. Em relação a …

China já lançou satélite Queqiao para o lado oculto da Lua

A China lançou, esta segunda-feira, um satélite de retransmissão para assegurar a comunicação com a sonda lunar Chang'e-4, que será lançada em breve, para explorar o lado oculto da Lua. O satélite Queqiao foi transportado por …