/

Tammy Duckworth fez história ao levar a filha de 10 dias para o Senado

Jim Lo Scalzo / EPA

Tammy Duckworth com a filha de dez dias no Senado

Tammy Duckworth fez história ao tornar-se a primeira senadora norte-americana a ser mãe. Agora, volta a ser notícia por levar a criança para o Senado, um dia depois de terem sido alteradas as regras sobre este tema.

Segundo a BBC, a senadora do Illinois Tammy Duckworth fez história duas vezes em poucos dias. Primeiro, a democrata tornou-se a primeira mulher no Senado dos EUA a ser mãe durante o cargo. Dez dias depois, levou a filha para o trabalho, de forma a poder participar na votação sobre a nomeação do novo administrador da NASA.

A senadora de 50 anos chegou, esta quinta-feira, ao Senado com a filha Maile nos braços, um dia depois deste órgão ter votado por unanimidade a permissão de crianças com até um ano de idade na câmara, argumentando que uma política mais favorável à família é um exemplo para a nação.

Antes de chegar ao Senado, a veterana da guerra no Iraque, que tem as duas pernas amputadas, utilizou o Twitter para brincar com a situação. “Certifiquei-me que leva um casaco para não violar o ‘dress code’ do Senado (que exige o uso de blazers). Não tenho a certeza qual será a política para babygrows com patinhos, mas acho que estamos prontas”.

Esta é a segunda filha de Tammy. A primeira, Abigail, nasceu em 2014, depois de vários tratamentos de fertilidade, quando a senadora ainda assumia funções na Câmara dos Representantes. Já nessa altura, a democrata tinha entrado para a história como sendo uma das dez eleitas a ter filhos durante o mandato.

já entrara para a história uma vez que é uma das , em 242 anos de história desde a independência dos EUA,  na Câmara dos Representantes.

O caso da senadora relançou o debate sobre as políticas de maternidade nos EUA, o único país desenvolvido em todo o mundo que não dá um período de licença com vencimento aos novos pais.

“Gostaria de agradecer aos meus colegas, de ambos os partidos, por ajudarem a trazem o Senado para o século XXI ao reconhecer que por vezes os pais recentes também têm responsabilidades no trabalho”, escreveu também a senadora no Twitter.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.