Novo movimento Tabarnia quer Barcelona independente da Catalunha

Este novo movimento defende a criação de uma comunidade autónoma, composta pelo território de Barcelona e Tarragona, independente da Catalunha, para conseguir continuar em Espanha.

De acordo com o El País, Tabarnia tornou-se nos últimos dias um dos termos mais procurados nas redes sociais e no Google: a palavra formou-se através da junção entre “Barcelona” e “Tarragona”.

A ideia surgiu através da plataforma Barcelona is not Catalonia e consiste em criar uma nova comunidade espanhola, independente da Catalunha, com estes dois municípios para ajudar a “isolá-los da ameaça separatista”, defendem os seus impulsionadores.

Os resultados das eleições do passado dia 21 deram a vitória a Inés Arrimadas, cabeça de lista do partido constitucionalista Ciudadanos, mas os independentistas mantiveram a maioria absoluta parlamentar.

Segundo o jornal espanhol, as análises aos resultados mostram um apoio muito superior ao movimento independentista em províncias como Girona e Lleida do que em Barcelona e Tarragona. A diferença chega a ser de quase 20 pontos percentuais quando se compara Barcelona e Girona.

“O termo Tabarnia é um neologismo para denominar os territórios costeiros entre Tarragona e Barcelona, que partilham características e anseios comuns, claramente diferenciados do resto da comunidade autónoma”, pode ler-se na plataforma, ativa desde junho deste ano.

“Alta densidade de população, intensa relação comercial com o resto de Espanha, orgulho pelo bilinguismo, mentalidade aberta e maiores rendimentos e maioria de votos não separatistas” estão na lista de características enumeradas pelo movimento.

Porém, os ‘criadores’ de Tabarnia também apresentam um argumento já utilizado pela causa separatista para defender o seu movimento: consideram que há uma expropriação fiscal relativamente a Barcelona. “Paga à Generalitat 32% a mais daquilo que recebe“.

Além disso, também consideram que a lei eleitoral é injusta para Barcelona. “Aqui, para se conseguir um deputado são precisos 46 mil votos. Em Lérida 20 mil”, denunciam.

“Pensamos que, consumando-se ou não o golpe de estado que Carles Puigdemont pretende fazer, não interessa à Tabarnia continuar na Catalunha”, defendem ainda os promotores desta ideia, que querem um referendo sobre o tema em outubro de 2019.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nao acho mal, se a populações desta regiao é o que quer, assim seja. E mais até acho que cada freguesia desta regiao devia pedir a independencia, tanto da Catalunha como da Espanha.

RESPONDER

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Aumento da procura de viagens para Portugal no Reino Unido faz disparar o preço dos voos

Os preços das viagens aéreas entre o Reino Unido e Portugal disparam com o fim das restrições à vista. O aumento dos preços indica que a procura de voos por turistas britânicos está a aumentar. O …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …