Syriza forma governo com nacionalistas de direita

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, líder do Syriza

O Syriza e os Gregos Independentes chegaram a acordo para a formação do novo Governo grego. Uma curiosa união entre um partida da esquerda radical e uma formação nacionalista de direita que abre uma nova era na Grécia.

Depois de ter ganho as eleições legislativas de domingo, o Syriza, apontado por muitos como de esquerda radical, foi obrigado a chegar a acordo com outro partido para a formação do novo governo grego, por não ter atingido a maioria absoluta. O partido de Alexis Tsipras, o novo primeiro-ministro do país, ficou a apenas dois deputados deste objectivo, obtendo 36,34% dos votos.

Os Gregos Independentes, um partido nacionalista e conservador, conseguiram somente 4,75% dos votos, mas vão ter lugar no governo, a par do Syriza.

O ponto de união entre estes dois partidos, aparentemente opostos nas suas ideologias de direita e de esquerda, é o facto de serem ambos contra a austeridade e contra a intervenção da Troika.

O acordo entre Syriza e Gregos Independentes foi anunciado pelo líder dos segundos, Panos Kammenos, sublinhando que o seu partido vai dar “um voto de confiança ao primeiro-ministro Alexis Tsipras”.

Os dois partidos somarão assim 162 deputados num Parlamento de 300 elementos.

Os dois grandes partidos do já passado político grego, a Nova Democracia e o PASOK, foram os grandes derrotados deste acto eleitoral, somando apenas 27,81% e 4,68% dos votos, respectivamente.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …