Syriza forma governo com nacionalistas de direita

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, líder do Syriza

O Syriza e os Gregos Independentes chegaram a acordo para a formação do novo Governo grego. Uma curiosa união entre um partida da esquerda radical e uma formação nacionalista de direita que abre uma nova era na Grécia.

Depois de ter ganho as eleições legislativas de domingo, o Syriza, apontado por muitos como de esquerda radical, foi obrigado a chegar a acordo com outro partido para a formação do novo governo grego, por não ter atingido a maioria absoluta. O partido de Alexis Tsipras, o novo primeiro-ministro do país, ficou a apenas dois deputados deste objectivo, obtendo 36,34% dos votos.

Os Gregos Independentes, um partido nacionalista e conservador, conseguiram somente 4,75% dos votos, mas vão ter lugar no governo, a par do Syriza.

O ponto de união entre estes dois partidos, aparentemente opostos nas suas ideologias de direita e de esquerda, é o facto de serem ambos contra a austeridade e contra a intervenção da Troika.

O acordo entre Syriza e Gregos Independentes foi anunciado pelo líder dos segundos, Panos Kammenos, sublinhando que o seu partido vai dar “um voto de confiança ao primeiro-ministro Alexis Tsipras”.

Os dois partidos somarão assim 162 deputados num Parlamento de 300 elementos.

Os dois grandes partidos do já passado político grego, a Nova Democracia e o PASOK, foram os grandes derrotados deste acto eleitoral, somando apenas 27,81% e 4,68% dos votos, respectivamente.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …

Pandemia mostrou “falta de proteção das mulheres”

A pandemia de covid-19 mostrou “a vulnerabilidade e a falta de proteção das mulheres e quão pouco as sociedades se preocupam realmente em proteger elementos-chave em matéria de segurança”, considera Edit Schlaffer, diretora-executiva da Women …

Portugal vs Alemanha: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …