Tsipras escolhe novo executivo com quase metade dos ministérios

1

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, líder do Syriza

Alexis Tsipras, líder do Syriza

O novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, já fechou o elenco do seu governo de dez ministros, com o economista Yanis Dragasakis como braço-direito para coordenar as pastas da área económica.

Dragasakis ficará encarregado de negociar com a troika da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional e supervisionará todos os ministérios com intervenção na economia.

O líder do partido Gregos Independentes (nacionalista, parceiro de coligação do Syriza), Panos Kammenos, ficará com a pasta da Defesa.

O ministro das Finanças do governo de coligação Syriza/Gregos Independentes será o economista greco-australiano Yanis Varufakis, que entre 2004 e 2006 foi assessor económico do governo do socialista Georges Papandreou.

Yorgos Stathakis dirigirá um mega-ministério que se chamará da Economia, Infraestruturas, Marinha e Turismo, com as áreas do fomento, competitividade, marinha, mar Egeu, Turismo, infraestruturas, transportes e redes.

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros será Nikos Kotzias, ex-comunista e conselheiro de Papandreou até ao resgate financeiro da Grécia, em 2010.

Alexis Tsipras, empossado esta segunda-feira como primeiro-ministro depois da vitória do Syriza nas eleições de domingo, reduziu de 18 para 10 o número de ministérios do governo grego, um dos seus compromissos eleitorais.

A cerimónia de posse do novo governo decorrerá esta tarde no palácio presidencial.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.