Publicação da lista dos políticos que recebem subvenções está suspensa

António Cotrim / Lusa

A publicação e a atualização da lista dos políticos que têm subvenções mensais vitalícias, tal como os valores que recebem, está suspensa. Segundo o Governo, a decisão tem por base o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados.

A notícia, avançada nesta terça-feira, pelo Jornal de Negócios, revela que a lista de subvenções voltou a deixar de ser de acesso público neste mês de agosto.

O Governo explica que se trata de uma decisão “temporária” e o Ministério da Economia ressalva que a decisão de retirar a lista do acesso público foi da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e não do Governo.

“A publicação da lista atualizada dos beneficiários de subvenções mensais vitalícias, suspensa por efeito do Regulamento Geral de Proteção de Dados, será retomada com a entrada em vigor de legislação específica que o preveja expressamente”, lê-se no site da da Caixa Geral de Aposentações.

Em declarações à Renascença, o Ministério do Trabalho destaca que “cabe aos serviços competentes, neste caso a CGA e não ao Governo, a tomada de decisões administrativas”.

Questionada pelo jornal, fonte oficial do Ministério da Segurança Social sublinha que o RGPD “apenas permite proceder à divulgação de dados pessoais nos casos em que a lei expressamente o permita ou quando o respetivo titular tenha prestado o seu consentimento prévio”, nos termos do artigo 6.º.

A lista em causa passou a ser de acesso público depois de a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) ter concluído, em 2016, que o Ministério da Segurança Social deveria facultar a informação sobre o assunto pedida por um jornalista. Em junho de 2017, a lista de subvenções vitalícias tinha mais de 300 nomes.

Na altura, a publicação das subvenções foi justificada com o parecer da CADA e “e no cumprimento do dever de transparência do Estado no que respeita a rendimentos auferidos no exercício de funções públicas”.

O Negócios nota ainda que, já em 2016, o Governo já tinha expressado a necessidade de criar uma lei para regulamentar estas situações.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. … é mesmo um país pobre de ideias e cérebros. Governação melancólica e pária.
    Deus tenha dó dos contribuintes portugueses.

  2. Será Protecção de Dados ou será para o Povo não saber os faraónicos valores atribuídos a quem presta um serviço público péssimo e apenas em proveito deles (deputados e clientelas)? É este o tal grau de “transparência” apregoado para enganar o Povo? A vossa sorte é existirem muitas ovelhas que seguem os vossos “pastores”…

    • Pois… agora chama-lhe Protecção de Dados…
      Eles tem é que se preocupar com a “Protecção” do dinheiro dos contribuintes e do direito destes saberem para onde vai o seu dinheiro!!

RESPONDER

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …