Famílias suspeitam de fuga de informação da PJ no caso do Meco

CanalOficialTVI / YouTube

Homenagem às vítimas da tragédia da praia do Meco

As famílias das vítimas da tragédia do Meco suspeitam de violação do segredo de justiça pelos inspetores que investigaram caso, com base em mensagens trocadas entre estudantes da Universidade Lusófona que referem informações passadas à mãe de um dos sobreviventes por elementos da PJ.

De acordo com o Público, o advogado que representa as famílias das vítimas do Meco, Vítor Parente Ribeiro, suspeita que os inspetores da Polícia Judiciária que investigaram o caso terão violado o segredo de justiça, fornecendo informações privilegiadas à mãe de um dos jovens que morreram afogados.

Num SMS enviado por uma estudante da Comissão de Praxe da Universidade Lusófona ao ex-dux Rui Osório cerca de três meses depois da tragédia, lê-se que “A PJ prometeu à Anabela que nenhum de nós tem que estar preocupado…”. O advogado explica que se trata da mãe de Tiago Campos, Anabela Pereira, a única que não culpa o jovem que sobreviveu à tragédia pela morte do filho.

O processo judicial desencadeado pelos pais das vítimas é referido em outras mensagens da conversa: “A PJ disse para ninguém estar preocupado com a queixa-crime (…) Mas por favor, não comentes isto com ninguém… foram informações dadas pela PJ confidenciais… ah a droga do Tiago é bue pouca e foi consumida entre 72 a 48 horas antes do acidente…”.

Em março de 2014, Rui Osório recebeu uma nova mensagem relativa aos agentes que continuam a investigar o que aconteceu na praia do Meco: “A PJ diz que não vai ouvir este gajo disse à Anabela que não era credível…”. Em fevereiro, foram também detetadas mensagens com o mesmo tom: “A Anabela diz que já falou outra vez com o PJ para ele falar contigo rápido… “.

Contactada pelo Público, a Judiciária não prestou esclarecimentos sobre o assunto.

Até agora os agentes da Judiciária em causa não foram chamados a depor em tribunal, apesar da insistência de Vítor Parente Ribeiro junto ao juiz do Tribunal de Setúbal que tem o caso em mãos.

O advogado afirmou ao jornal que é preciso não só perceber se os inspetores violaram o segredo de justiça, mas também o que aconteceu à roupa usada pelo sobrevivente João Gouveia na noite da tragédia, que segundo a PJ foi entregue seca às autoridades, três meses depois, mas que o relatório da polícia científica descreveu como estando molhada.

O debate instrutório do caso está marcado para esta terça-feira no Tribunal de Setúbal. Nesse dia deverá ainda ser ouvida pelo juiz uma das peritas do Instituto do Mar e da Atmosfera que analisaram o vestuário de João Gouveia, que não apresentava vestígios de sal apesar de ter estado no mar.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estas famílias das vitimas não tem mesmo noção do ridículo!..
    Agora até “atacam” uma das mães, só porque esta sabe pensar antes de abrir a boca e não vai na “onda” de acusar o sobrevivente sem qualquer indicio ou prova nesse sentido!
    Continuam acusar tudo e todos, como se alguém fosse culpado (daqui a pouco estão a processar o mar!), e, como se os seus filhos fossem uma criancinhas indefesas (se calhar, mentalmente até eram, mas, nesse caso, a culpa é só dos próprios pais)!!

    • Há uma coisa chamada Responsabilidade Civil. Um guia turístico, o líder de uma expedição, o organizador de um passeio ou o coordenador da praxe são sempre responsáveis pelos restantes participantes. Neste caso do Meco foi homicídio por negligência.

RESPONDER

App deteta sinais de anemia. Basta fotografar a pálpebra com o smartphone

Uma equipa de cientistas desenvolveu um novo software capaz de tornar o diagnóstico de doenças do sangue muito mais simples, usando a câmara de um smartphone para avaliar os níveis de hemoglobina. A hemoglobina é uma …

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …