As autoridades da Andaluzia anunciaram na terça-feira a existência de um surto de covid-19 num grupo de estudantes de Sevilha que estiveram em Portugal numa viagem de finalistas.
Segundo a Europa Press, o grupo de estudantes era composto por 44 pessoas, tendo sido detetados, até ao momento, dez casos de SARS-CoV-2 entre os jovens.
Para já, ainda não foi revelado quando é que os estudantes estiveram em Portugal, no entanto, os primeiros sintomas foram detetados no passado fim de semana.
A Andaluzia, uma das regiões espanholas mais afetadas pela pandemia de covid-19, enfrenta vários surtos ligados a estudantes
O jornal ABC, que cita o Canal Sur, afirma que os estudantes em causa pertencem ao colégio Sagrada Família de Urgel e estiveram em Portimão numa viagem de finalistas.
De recordar que o concelho de Portimão é um dos 250 que está na fase mais avançada do desconfinamento, mas, destes 250, é um dos 19 municípios que foi colocado em alerta na semana passada devido à taxa de incidência superior aos limiares definidos.
A região do Algarve tem registado um aumento significativo de novas infeções nos últimos dias, o que já levou à suspensão de aulas em vários concelhos.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Algarve apresenta o índice de transmissibilidade (Rt) mais elevado no país, com 1,3.
Esta não é a primeira situação de um surto de covid-19 depois de vários jovens se juntarem em viagens de finalistas.
Um grupo de estudantes espanhóis, entre os 17 e 19 anos, viajou na semana passada para Maiorca e quando regressaram a casa centenas de novos casos de covid-19 foram detetados.