/

700 infetados e 3000 pessoas em isolamento é o resultado de uma viagem de finalistas a Maiorca

O grupo de estudantes entre os 17 e 19 anos viajou na semana passada para Maiorca e quando regressaram a casa centenas de novos casos de covid-19 foram detetados.

Um surto entre um grupo de estudantes que viajaram na semana passada até à ilha espanhola de Palma de Maiorca resultou até ao momento em 700 pessoas infetadas.

Segundo o jornal El País, os primeiros sintomas de que estavam com covid-19 começaram quando os jovens já estavam de regresso a casa.

O mesmo jornal indica que os estudantes são de oito comunidades espanholas, sendo Madrid a região mais afetada, seguida pela Galiza, País Basco, Comunidade Valenciana, Murcia, Castela-Mancha, Aragão e Catalunha.

As autoridades de saúde confirmam que há ainda três mil pessoas em isolamento por precaução, uma vez que acreditam que já existem contágios dentro dos núcleos familiares.

O surto tem sido explicado pela falta de cuidados de alguns jovens que participavam nestas viagens de finalistas.

A partilha de quartos, as festas, a partilha de garrafas, as viagens de barco e um concerto de reggaeton são alguns dos momentos em que as autoridades acreditam que pode ter havido maior contágio.

O diário espanhol garante que o Governo autónomo das Baleares está a investigar pelo menos nove hotéis e a organização do concerto, que está a ser acusada de não cumprir as medidas de proteção obrigatórias.

“A maioria dos locais de diversão noturna estavam fechados, mas a maioria dos jovens juntavam-se na rua para beberem”, explica Sergi Torrandell, chefe da polícia local.

Todos os jovens chegaram a Maiorca entre 12 e 18 de junho, alguns ainda permanecem isolados nos hotéis.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.