Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Erdem Sahin / EPA

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas.

A Europa foi considerada o centro da pandemia, depois de grande parte dos países verem o número de infeções e óbitos crescer drasticamente. Desta forma, muitos países europeus optaram por confiar e adotar medidas de segurança e distanciamento social para prevenir a difusão do covid-19. Contudo, a Suécia não é um exemplo disso.

Os suecos tem-se destacado dos restantes países, e até dos outros estados nórdicos, ao não adotar qualquer recomendação para o uso obrigatório de máscaras.

Agora, as autoridades suecas ponderam adotar medidas restritivas em locais mais movimentados como é o caso de Estocolmo, devido ao aumento de infeções por covid-19. Caso estas medidas avancem, significa uma mudança na estratégia até agora adotada pela Suécia no combate à pandemia, diz o Observador.

Bjoern Eriksson, responsável sanitário de Estocolmo, explica que “a tendência de diminuição terminou. Se a curva continua a subir, a situação pode ser perigoso”, por isso o país quer mudar a sua estratégia. Na última semana registou-se na capital 305 novos casos, face aos 254 na semana anterior.

Anders Tegnell, responsável da Saúde Pública da Suécia, tem defendido a postura adotada no país, mas reconheceu agora que se a tendência de aumento persistir, terão que ser adotadas “restrições locais” em Estocolmo.

Na Suécia, os governantes têm privilegiado não tomar medias e impulsionar a população à responsabilidade individual, notícia a agência EFE.

Esta estratégia causou polémica, principalmente nos momentos de maior incidência da pandemia, quando o número de infeções e mortes era superior a outros países da região.

Desde o início da pandemia que na Suécia já se registaram 89.436 infetados com o novo coronavírus e 5.870 vítimas mortais.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. seria interessante o ZAP e Observador indicarem o link da suposta notícia da EFE, é que na EFE não encontro qq notícia que diga o que vossas excelências afirmam, corrigam-me se estiver enganado.

    no mapa de casos e mortes da OMS para a Suécia o número de novos casos é ZERO.
    covid19.who.int/region/euro/country/se

  2. Não percebo onde está o sucesso do caso Sueco!? Menos populoso que Portugal, mais casos que nós e um número assustador de óbitos. Parece a moda dos bons exemplos vindos dos países nórdicos, no entanto, na Europa que tem controlado melhor a pandemia caso da Grécia ou Hungria nem sequer se houve falar. Os bons exemplos asiáticos como a Coreia, Taiwan, Macau ou China também não parecem muito interessantes e estes até com medidas mais restritivas continuam com economias fortes.

  3. Este nosso governo tem ultimamente defendido a adoção do modelo sueco. Sinal de incompetência, já que é o próprio governo sueco a dizer agora que esta sua estratégia não está a surtir efeito. Somos sempre uns pobrezitos !

RESPONDER

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …