Suborno pago a diretor da Petrobras era para o PT de Dilma Rousseff

GOVBA / Flickr

Batismo da Plataforma P-59 da Petrobras em Maragogipe

Batismo da Plataforma P-59 da Petrobras em Maragogipe

O gestor Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, da empresa Toyo Setal, denunciou que uma parte do suborno pago a um ex-diretor da empresa petrolífera Petrobras era para o Partido dos Trabalhadores (PT), partido da actual Presidente, Dilma Rousseff.

Mendonça Neto foi detido no âmbito da Operação Lava Jato, que apura acusações de branqueamento de capitais e corrupção na petrolífera brasileira

De acordo com o executivo, foram pagos ao PT aproximadamente 4 milhões de reais (1,27 milhões de euros), entre 2008 e 2011, por intermédio do ex-director de Engenharia e Serviços da Petrobras, Renato Duque, informa em depoimento divulgado hoje pela imprensa brasileira.

Mendonça Neto também afirmou que havia um “clube de empreiteiras” na Petrobras, onde as empresas combinavam os valores dos cambões e quais empresas seriam escolhidas para os contratos. Mendonça Neto acusou 20 empresas de participarem ou de beneficiarem desse esquema.

A empresa Toyo Setal realiza actividades de projetco, construção e montagem na área de engenharia, em unidades industriais.

Em ano de escândalos, Brasil melhora em ranking de corrupção

Apesar de o ano de 2014 estar a ser marcado pelo escândalo de corrupção na Petrobras, o Brasil melhorou três posições no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) da Transparência Internacional, ocupando a 69ª posição entre 175 países, segundo estudo divulgado esta quarta-feira.

Mas a organização não considera que o Brasil avançou, já que voltou a ocupar a mesma posição que já tinha em 2012.

O estudo da Transparência Internacional, em sua 20ª edição, é baseado em dados de instituições como o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial, além de instituto de pesquisas, que medem a percepção de empresários, investidores e população em relação à corrupção.

No mesmo estudo, Portugal ocupa o 31º lugar, atrás de países como o Uruguai (21º) ou o Qatar (26º).

A Dinamarca volta a ocupar a 1ª posição no ranking de percepção de corrupção.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …