Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

José Sena Goulão / Lusa

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência.

O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com o Einctrach Frankfurt para a venda do internacional holandês Bas Dost. O avançado deixa Alvalade três anos depois de ter chegado, proveniente do Wolfsburgo.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Eintracht Frankfurt para a venda a título definitivo dos direitos desportivos do jogador Bas Dost”, lê-se no comunicado enviado pela SAD leonina à CMVM.

Bas Dost, que já não integra a lista de convocados para o jogo deste domingo em Alvalade com o Sporting de Braga, deixa o clube depois de três épocas de leão ao peito.

Depois de uma primeira época impressionante, que terminou com 36 golos, Bas Dost sagrou-se melhor marcador da Liga 2016-2017 e perdeu por pouco a corrida à Bota de Ouro europeia para Messi. O avançado manteve a veia goleadora na segunda época em Alvalade, em que ficou apenas atrás de Jonas na lista de marcadores do campeonato.

A saída do avançado, que com Marcel Keizer tem tido rendimento mais baixo do que lhe é reconhecido, era encarada como prioridade em Alvalade. Mas o goleador holandês que há um ano regressou ao clube depois de rescindir o contrato, sentia-se bem em Alvalade e não queria sair – pelo menos para uma qualquer liga.

Bas Dost é o jogador com mais peso na folha salarial do plantel, representando um custo anual de 5,8 milhões de euros — o que o torna mesmo o futebolista mais caro a jogar em Portugal. Ao elevado custo soma-se agora o rendimento desportivo dos últimos meses, abaixo do que os adeptos leoninos se habituaram a reconhecer.

Com 1.96m de altura e 30 anos, o gigante que em 127 jogos oficiais em três épocas de leão ao peito marcou 93 golos, e às ordens de Jorge Jesus chegou a discutir a Bota de Ouro com Lionel Messi, parece não encaixar bem no sistema tático de Marcel Keizer.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. No reinado do técnico português, foi uma das principais peças do xadrez sportinguista.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, a 15 de maio do ano passado, do qual foi mesmo a face mais emblemática. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o o jogador mais bem pago dos “leões”, e o seu vencimento quase duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões.

Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador – barato, quando trocados por 40 golos/ano.

Mas o esquema tático implementado por Marcel Keizer trouxe uma dinâmica diferente ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O técnico privilegia um futebol diferente, com mais movimentações no ataque e menos bolas lançadas para um ponta de lança mais fixo na área, e o goleador passou de imprescindível a dispensável.

Bas Dost irá agora encontrar no Eintracht de Frankfurt o português Gonçalo Paciência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …