Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

José Sena Goulão / Lusa

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência.

O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com o Einctrach Frankfurt para a venda do internacional holandês Bas Dost. O avançado deixa Alvalade três anos depois de ter chegado, proveniente do Wolfsburgo.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Eintracht Frankfurt para a venda a título definitivo dos direitos desportivos do jogador Bas Dost”, lê-se no comunicado enviado pela SAD leonina à CMVM.

Bas Dost, que já não integra a lista de convocados para o jogo deste domingo em Alvalade com o Sporting de Braga, deixa o clube depois de três épocas de leão ao peito.

Depois de uma primeira época impressionante, que terminou com 36 golos, Bas Dost sagrou-se melhor marcador da Liga 2016-2017 e perdeu por pouco a corrida à Bota de Ouro europeia para Messi. O avançado manteve a veia goleadora na segunda época em Alvalade, em que ficou apenas atrás de Jonas na lista de marcadores do campeonato.

A saída do avançado, que com Marcel Keizer tem tido rendimento mais baixo do que lhe é reconhecido, era encarada como prioridade em Alvalade. Mas o goleador holandês que há um ano regressou ao clube depois de rescindir o contrato, sentia-se bem em Alvalade e não queria sair – pelo menos para uma qualquer liga.

Bas Dost é o jogador com mais peso na folha salarial do plantel, representando um custo anual de 5,8 milhões de euros — o que o torna mesmo o futebolista mais caro a jogar em Portugal. Ao elevado custo soma-se agora o rendimento desportivo dos últimos meses, abaixo do que os adeptos leoninos se habituaram a reconhecer.

Com 1.96m de altura e 30 anos, o gigante que em 127 jogos oficiais em três épocas de leão ao peito marcou 93 golos, e às ordens de Jorge Jesus chegou a discutir a Bota de Ouro com Lionel Messi, parece não encaixar bem no sistema tático de Marcel Keizer.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. No reinado do técnico português, foi uma das principais peças do xadrez sportinguista.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, a 15 de maio do ano passado, do qual foi mesmo a face mais emblemática. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o o jogador mais bem pago dos “leões”, e o seu vencimento quase duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões.

Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador – barato, quando trocados por 40 golos/ano.

Mas o esquema tático implementado por Marcel Keizer trouxe uma dinâmica diferente ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O técnico privilegia um futebol diferente, com mais movimentações no ataque e menos bolas lançadas para um ponta de lança mais fixo na área, e o goleador passou de imprescindível a dispensável.

Bas Dost irá agora encontrar no Eintracht de Frankfurt o português Gonçalo Paciência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …