Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

José Sena Goulão / Lusa

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência.

O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com o Einctrach Frankfurt para a venda do internacional holandês Bas Dost. O avançado deixa Alvalade três anos depois de ter chegado, proveniente do Wolfsburgo.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a um princípio de acordo com o Eintracht Frankfurt para a venda a título definitivo dos direitos desportivos do jogador Bas Dost”, lê-se no comunicado enviado pela SAD leonina à CMVM.

Bas Dost, que já não integra a lista de convocados para o jogo deste domingo em Alvalade com o Sporting de Braga, deixa o clube depois de três épocas de leão ao peito.

Depois de uma primeira época impressionante, que terminou com 36 golos, Bas Dost sagrou-se melhor marcador da Liga 2016-2017 e perdeu por pouco a corrida à Bota de Ouro europeia para Messi. O avançado manteve a veia goleadora na segunda época em Alvalade, em que ficou apenas atrás de Jonas na lista de marcadores do campeonato.

A saída do avançado, que com Marcel Keizer tem tido rendimento mais baixo do que lhe é reconhecido, era encarada como prioridade em Alvalade. Mas o goleador holandês que há um ano regressou ao clube depois de rescindir o contrato, sentia-se bem em Alvalade e não queria sair – pelo menos para uma qualquer liga.

Bas Dost é o jogador com mais peso na folha salarial do plantel, representando um custo anual de 5,8 milhões de euros — o que o torna mesmo o futebolista mais caro a jogar em Portugal. Ao elevado custo soma-se agora o rendimento desportivo dos últimos meses, abaixo do que os adeptos leoninos se habituaram a reconhecer.

Com 1.96m de altura e 30 anos, o gigante que em 127 jogos oficiais em três épocas de leão ao peito marcou 93 golos, e às ordens de Jorge Jesus chegou a discutir a Bota de Ouro com Lionel Messi, parece não encaixar bem no sistema tático de Marcel Keizer.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. No reinado do técnico português, foi uma das principais peças do xadrez sportinguista.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, a 15 de maio do ano passado, do qual foi mesmo a face mais emblemática. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o o jogador mais bem pago dos “leões”, e o seu vencimento quase duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões.

Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador – barato, quando trocados por 40 golos/ano.

Mas o esquema tático implementado por Marcel Keizer trouxe uma dinâmica diferente ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O técnico privilegia um futebol diferente, com mais movimentações no ataque e menos bolas lançadas para um ponta de lança mais fixo na área, e o goleador passou de imprescindível a dispensável.

Bas Dost irá agora encontrar no Eintracht de Frankfurt o português Gonçalo Paciência.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …