O bom gigante que quis voltar agora não quer sair

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting ainda está a preparar o plantel para a época que acaba de arrancar, e a cada vez mais provável permanência de Bruno Fernandes obriga a SAD a vender ativos. Bas Dost está na primeira linha das opções, mas não queria sair — até este sábado, data em que a SAD anunciou a sua venda ao Eintracht de Frankfurt.

O mercado inglês fechou, e depois de Frederico Varandas ter rejeitado uma última proposta formal do Tottenham, que rondou os 70 milhões de euros, a permanência do capitão Bruno Fernandes em Alvalade é cada vez mais provável.

Segundo o jornal A Bola, o plano está traçado, e a intenção da administração leonina passa mesmo por blindar ainda mais o capitão com um novo contrato.

O Sporting vai propor um novo contrato, com mais um ano de duração, até 2024, com o prémio de assinatura de 5 milhões de euros prometido por Sousa Cintra há um ano se o clube rejeitasse ofertas formais pelo jogador acima dos €35 milhões.

Em termos salariais, o Sporting apresenta a Bruno Fernandes o vencimento mais alto da folha salarial já revista, colocando-o num patamar acima dos demais.

O esforço para manter Bruno Fernandes irá obrigar a SAD sportinguista não apenas a vender alguns dos seus ativos, mas também a baixar significativamente a folha salarial. E na primeira linha para o conseguir, está Bas Dost.

A saída do avançado, que com Marcel Keizer tem tido rendimento mais baixo do que lhe é reconhecido, é encarada como prioridade em Alvalade. O problema, diz o jornal O Jogo, é que o goleador holandês que há um ano regressou ao clube depois de rescindir o contrato, agora sente-se bem em Alvalade e não quer sair – pelo menos para qualquer liga.

Bas Dost é o jogador com mais peso na folha salarial do plantel, representando um custo anual de 5,8 milhões de euros — o que o torna mesmo o futebolista mais caro a jogar em Portugal. Ao elevado custo soma-se agora o rendimento desportivo dos últimos meses, abaixo do que os adeptos leoninos se habituaram a reconhecer.

Com 1.96m de altura e 30 anos, o gigante que em 127 jogos oficiais em três épocas de leão ao peito marcou 93 golos, e às ordens de Jorge Jesus chegou a discutir a Bota de Ouro com Lionel Messi, parece não encaixar bem no sistema tático de Marcel Keizer.

O jogador, cujo passe a SAD leonina avalia em 20 milhões de euros mas admite negociar por 15, já teve propostas de alguns clubes. Mas, diz o Record, Bas Dost sente-se bem em Lisboa e só quer sair para uma liga de topo.

Segundo o jornal A Bola apurou, depois de ter rejeitado possibilidades de rumar à China e ao México, por não querer seguir carreira num campeonato menos importante que o português, Bas Dost rejeitou ofertas provenientes da Rússia e da Turquia, exigindo um vencimento pelo menos semelhante ao que tem em Alvalade.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. No reinado do técnico português, foi uma das principais peças do xadrez sportinguista.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, a 15 de maio do ano passado, do qual foi mesmo a face mais emblemática. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o o jogador mais bem pago dos “leões”, e o seu vencimento quase duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões.

Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador – barato, quando trocados por 40 golos/ano.

Mas o esquema tático implementado por Marcel Keizer trouxe uma dinâmica diferente ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O técnico privilegia um futebol diferente, com mais movimentações no ataque e menos bolas lançadas para um ponta de lança mais fixo na área, e o goleador passou de imprescindível a dispensável.

E já este sábado, poucas horas antes do jogo em que o Sporting recebe em Alvalade o Sporting de Braga, que poderia ser o último de Bas Dost pelos leões, a SAD leonina enviou um comunicado à CMVM, no qual anuncia acordo com o Eintracht de Frankfurt para a venda de Bas Dost a título definitivo – sem adiantar os valores envolvidos.

O gigante holandês que não queria sair está mesmo de regresso à Alemanha. So long, Bas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …