O bom gigante que quis voltar agora não quer sair

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting ainda está a preparar o plantel para a época que acaba de arrancar, e a cada vez mais provável permanência de Bruno Fernandes obriga a SAD a vender ativos. Bas Dost está na primeira linha das opções, mas não queria sair — até este sábado, data em que a SAD anunciou a sua venda ao Eintracht de Frankfurt.

O mercado inglês fechou, e depois de Frederico Varandas ter rejeitado uma última proposta formal do Tottenham, que rondou os 70 milhões de euros, a permanência do capitão Bruno Fernandes em Alvalade é cada vez mais provável.

Segundo o jornal A Bola, o plano está traçado, e a intenção da administração leonina passa mesmo por blindar ainda mais o capitão com um novo contrato.

O Sporting vai propor um novo contrato, com mais um ano de duração, até 2024, com o prémio de assinatura de 5 milhões de euros prometido por Sousa Cintra há um ano se o clube rejeitasse ofertas formais pelo jogador acima dos €35 milhões.

Em termos salariais, o Sporting apresenta a Bruno Fernandes o vencimento mais alto da folha salarial já revista, colocando-o num patamar acima dos demais.

O esforço para manter Bruno Fernandes irá obrigar a SAD sportinguista não apenas a vender alguns dos seus ativos, mas também a baixar significativamente a folha salarial. E na primeira linha para o conseguir, está Bas Dost.

A saída do avançado, que com Marcel Keizer tem tido rendimento mais baixo do que lhe é reconhecido, é encarada como prioridade em Alvalade. O problema, diz o jornal O Jogo, é que o goleador holandês que há um ano regressou ao clube depois de rescindir o contrato, agora sente-se bem em Alvalade e não quer sair – pelo menos para qualquer liga.

Bas Dost é o jogador com mais peso na folha salarial do plantel, representando um custo anual de 5,8 milhões de euros — o que o torna mesmo o futebolista mais caro a jogar em Portugal. Ao elevado custo soma-se agora o rendimento desportivo dos últimos meses, abaixo do que os adeptos leoninos se habituaram a reconhecer.

Com 1.96m de altura e 30 anos, o gigante que em 127 jogos oficiais em três épocas de leão ao peito marcou 93 golos, e às ordens de Jorge Jesus chegou a discutir a Bota de Ouro com Lionel Messi, parece não encaixar bem no sistema tático de Marcel Keizer.

O jogador, cujo passe a SAD leonina avalia em 20 milhões de euros mas admite negociar por 15, já teve propostas de alguns clubes. Mas, diz o Record, Bas Dost sente-se bem em Lisboa e só quer sair para uma liga de topo.

Segundo o jornal A Bola apurou, depois de ter rejeitado possibilidades de rumar à China e ao México, por não querer seguir carreira num campeonato menos importante que o português, Bas Dost rejeitou ofertas provenientes da Rússia e da Turquia, exigindo um vencimento pelo menos semelhante ao que tem em Alvalade.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. No reinado do técnico português, foi uma das principais peças do xadrez sportinguista.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, a 15 de maio do ano passado, do qual foi mesmo a face mais emblemática. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o o jogador mais bem pago dos “leões”, e o seu vencimento quase duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões.

Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador – barato, quando trocados por 40 golos/ano.

Mas o esquema tático implementado por Marcel Keizer trouxe uma dinâmica diferente ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O técnico privilegia um futebol diferente, com mais movimentações no ataque e menos bolas lançadas para um ponta de lança mais fixo na área, e o goleador passou de imprescindível a dispensável.

E já este sábado, poucas horas antes do jogo em que o Sporting recebe em Alvalade o Sporting de Braga, que poderia ser o último de Bas Dost pelos leões, a SAD leonina enviou um comunicado à CMVM, no qual anuncia acordo com o Eintracht de Frankfurt para a venda de Bas Dost a título definitivo – sem adiantar os valores envolvidos.

O gigante holandês que não queria sair está mesmo de regresso à Alemanha. So long, Bas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.