O bom gigante que quis voltar agora não quer sair

Miguel A. Lopes / Lusa

O Sporting ainda está a preparar o plantel para a época que acaba de arrancar, e a cada vez mais provável permanência de Bruno Fernandes obriga a SAD a vender ativos. Bas Dost está na primeira linha das opções, mas não queria sair — até este sábado, data em que a SAD anunciou a sua venda ao Eintracht de Frankfurt.

O mercado inglês fechou, e depois de Frederico Varandas ter rejeitado uma última proposta formal do Tottenham, que rondou os 70 milhões de euros, a permanência do capitão Bruno Fernandes em Alvalade é cada vez mais provável.

Segundo o jornal A Bola, o plano está traçado, e a intenção da administração leonina passa mesmo por blindar ainda mais o capitão com um novo contrato.

O Sporting vai propor um novo contrato, com mais um ano de duração, até 2024, com o prémio de assinatura de 5 milhões de euros prometido por Sousa Cintra há um ano se o clube rejeitasse ofertas formais pelo jogador acima dos €35 milhões.

Em termos salariais, o Sporting apresenta a Bruno Fernandes o vencimento mais alto da folha salarial já revista, colocando-o num patamar acima dos demais.

O esforço para manter Bruno Fernandes irá obrigar a SAD sportinguista não apenas a vender alguns dos seus ativos, mas também a baixar significativamente a folha salarial. E na primeira linha para o conseguir, está Bas Dost.

A saída do avançado, que com Marcel Keizer tem tido rendimento mais baixo do que lhe é reconhecido, é encarada como prioridade em Alvalade. O problema, diz o jornal O Jogo, é que o goleador holandês que há um ano regressou ao clube depois de rescindir o contrato, agora sente-se bem em Alvalade e não quer sair – pelo menos para qualquer liga.

Bas Dost é o jogador com mais peso na folha salarial do plantel, representando um custo anual de 5,8 milhões de euros — o que o torna mesmo o futebolista mais caro a jogar em Portugal. Ao elevado custo soma-se agora o rendimento desportivo dos últimos meses, abaixo do que os adeptos leoninos se habituaram a reconhecer.

Com 1.96m de altura e 30 anos, o gigante que em 127 jogos oficiais em três épocas de leão ao peito marcou 93 golos, e às ordens de Jorge Jesus chegou a discutir a Bota de Ouro com Lionel Messi, parece não encaixar bem no sistema tático de Marcel Keizer.

O jogador, cujo passe a SAD leonina avalia em 20 milhões de euros mas admite negociar por 15, já teve propostas de alguns clubes. Mas, diz o Record, Bas Dost sente-se bem em Lisboa e só quer sair para uma liga de topo.

Segundo o jornal A Bola apurou, depois de ter rejeitado possibilidades de rumar à China e ao México, por não querer seguir carreira num campeonato menos importante que o português, Bas Dost rejeitou ofertas provenientes da Rússia e da Turquia, exigindo um vencimento pelo menos semelhante ao que tem em Alvalade.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. No reinado do técnico português, foi uma das principais peças do xadrez sportinguista.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, a 15 de maio do ano passado, do qual foi mesmo a face mais emblemática. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o o jogador mais bem pago dos “leões”, e o seu vencimento quase duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões.

Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador – barato, quando trocados por 40 golos/ano.

Mas o esquema tático implementado por Marcel Keizer trouxe uma dinâmica diferente ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O técnico privilegia um futebol diferente, com mais movimentações no ataque e menos bolas lançadas para um ponta de lança mais fixo na área, e o goleador passou de imprescindível a dispensável.

E já este sábado, poucas horas antes do jogo em que o Sporting recebe em Alvalade o Sporting de Braga, que poderia ser o último de Bas Dost pelos leões, a SAD leonina enviou um comunicado à CMVM, no qual anuncia acordo com o Eintracht de Frankfurt para a venda de Bas Dost a título definitivo – sem adiantar os valores envolvidos.

O gigante holandês que não queria sair está mesmo de regresso à Alemanha. So long, Bas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …