De imprescindível a dispensável. Varandas pode pagar para Bas Dost sair

Miguel A. Lopes / Lusa

Bas Dost pode estar perto de sair a custo zero do Sporting CP. Varandas estará disposto a libertar o jogador, acordando com Dost uma indemnização por abandonar o clube antes de o contrato terminar.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. Até há relativamente pouco tempo, era uma das principais peças do xadrez sportinguista. Agora, Frederico Varandas pode estar perto de lhe pôr as malas à porta — avança o CM.

O mesmo jornal diz que já terá sido feita uma abordagem, por parte de Varandas, de forma a perceber se o jogador admite ser recompensado financeiramente para sair antes do final do contrato.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, no dia 15 de maio do ano passado. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o no jogador mais bem pago dos “leões”. Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador.

O seu vencimento praticamente duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador. Com os “leões” em poupança, e o abaixamento de forma que atirou o holandês para longe dos golos da época passada, o peso do encargo parece estar a cansar Varandas.

O novo esquema tático implementado com a chegada de Marcel Keizer trouxe uma nova dinâmica ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O keizerball pode privilegiar um futebol diferente, mas a verdade é que, mesmo assim, Bas Dost leva até ao momento 21 golos em 30 jogos disputados esta época.

Neste último defeso, o Sporting CP deixou quatro dos seus jogadores abandonar o clube a custo zero: Bruno César (Vasco da Gama), Castaignos (Gyeongnam FC), Montero (Vancouver Whitecaps) e Nani (Orlando City).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …

Ministro da Economia admite nacionalizar empresas em caso de necessidade para combater surto

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, admitiu esta terça-feira a possibilidade do Estado vir a nacionalizar empresas, caso seja necessário para combater as consequências económicas do surto de Covid-19. "O Estado tem ferramentas …

Coutinho quer voltar à Premier League (e já há cinco clubes na corrida)

Philippe Coutinho está interessado em regressar à Premier League, havendo já cinco clube ingleses na corrida pelo internacional brasileiro. Manchester United, Arsenal, Chelsea, Tottenham e Leicester são os clubes interessados em levar Coutinho de volta …