De imprescindível a dispensável. Varandas pode pagar para Bas Dost sair

Miguel A. Lopes / Lusa

Bas Dost pode estar perto de sair a custo zero do Sporting CP. Varandas estará disposto a libertar o jogador, acordando com Dost uma indemnização por abandonar o clube antes de o contrato terminar.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. Até há relativamente pouco tempo, era uma das principais peças do xadrez sportinguista. Agora, Frederico Varandas pode estar perto de lhe pôr as malas à porta — avança o CM.

O mesmo jornal diz que já terá sido feita uma abordagem, por parte de Varandas, de forma a perceber se o jogador admite ser recompensado financeiramente para sair antes do final do contrato.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, no dia 15 de maio do ano passado. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o no jogador mais bem pago dos “leões”. Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador.

O seu vencimento praticamente duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador. Com os “leões” em poupança, e o abaixamento de forma que atirou o holandês para longe dos golos da época passada, o peso do encargo parece estar a cansar Varandas.

O novo esquema tático implementado com a chegada de Marcel Keizer trouxe uma nova dinâmica ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O keizerball pode privilegiar um futebol diferente, mas a verdade é que, mesmo assim, Bas Dost leva até ao momento 21 golos em 30 jogos disputados esta época.

Neste último defeso, o Sporting CP deixou quatro dos seus jogadores abandonar o clube a custo zero: Bruno César (Vasco da Gama), Castaignos (Gyeongnam FC), Montero (Vancouver Whitecaps) e Nani (Orlando City).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …