De imprescindível a dispensável. Varandas pode pagar para Bas Dost sair

Miguel A. Lopes / Lusa

Bas Dost pode estar perto de sair a custo zero do Sporting CP. Varandas estará disposto a libertar o jogador, acordando com Dost uma indemnização por abandonar o clube antes de o contrato terminar.

Chegado do Wolfsburgo em 2016, a pedido de Jorge Jesus, os “leões” desembolsaram cerca de 12 milhões de euros pelo jogador. Até há relativamente pouco tempo, era uma das principais peças do xadrez sportinguista. Agora, Frederico Varandas pode estar perto de lhe pôr as malas à porta — avança o CM.

O mesmo jornal diz que já terá sido feita uma abordagem, por parte de Varandas, de forma a perceber se o jogador admite ser recompensado financeiramente para sair antes do final do contrato.

O goleador holandês viu o seu contrato ser renovado após o incidente na Academia de Alcochete, no dia 15 de maio do ano passado. O salário de Bas Dost foi aumentado, tornando-o no jogador mais bem pago dos “leões”. Com dois anos de contrato restantes, o Sporting tem um encargo total de 12 milhões de euros pelo jogador.

O seu vencimento praticamente duplicou: de 1,8 milhões líquidos anuais para três milhões. A cada época que passa, o Sporting tem de dispensar seis milhões brutos com o goleador. Com os “leões” em poupança, e o abaixamento de forma que atirou o holandês para longe dos golos da época passada, o peso do encargo parece estar a cansar Varandas.

O novo esquema tático implementado com a chegada de Marcel Keizer trouxe uma nova dinâmica ao Sporting, que “abafa” a utilização do avançado sportinguista. O keizerball pode privilegiar um futebol diferente, mas a verdade é que, mesmo assim, Bas Dost leva até ao momento 21 golos em 30 jogos disputados esta época.

Neste último defeso, o Sporting CP deixou quatro dos seus jogadores abandonar o clube a custo zero: Bruno César (Vasco da Gama), Castaignos (Gyeongnam FC), Montero (Vancouver Whitecaps) e Nani (Orlando City).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …