Sousa Pinto atira-se a Ferro Rodrigues devido às prioridades nas vacinas

Sérgio Sousa Pinto / Facebook

O deputado do PS Sérgio Sousa Pinto lança duras críticas ao presidente da Assembleia da República no âmbito da definição dos deputados que integrariam a lista de vacinação prioritária, acusando Ferro Rodrigues de ter usado das “liberdades de um extrovertido tribuno da primeira fila do plenário”.

As críticas de Sousa Pinto a Ferro Rodrigues surgem como Post Scriptum num artigo de opinião intitulado “Memórias de Sangue”, a propósito da morte de Marcelino da Mata, e que foi publicado na edição impressa do Expresso.

Em causa está a forma como o presidente da Assembleia da República (AR) definiu a lista prioritária de deputados que deveriam receber a vacina contra a covid-19.

Nem todos os ministros têm prioridade na vacinação. Ferro Rodrigues revela ordem da Assembleia da República

Na altura, alguns dos que foram escolhidos para essa lista, recusaram integrá-la, como foi o caso de Sousa Pinto, e Ferro Rodrigues acusou-os de serem “ainda mais populistas do que os populistas”.

“O Presidente da Assembleia da República, deputado primus inter pares, deve tratar os colegas, de todas as bancadas, com o respeito que lhes é devido e que, com toda a justificação, deve reclamar para si próprio, estando limitado nos seus poderes de adjectivação alheia”, critica agora Sousa Pinto.

“Se esta evidência não lhe é acessível e prefere usar das liberdades próprias de um extrovertido tribuno da primeira fila do plenário, expõe-se à crítica de quem tenha uma diferente compreensão do que sejam as suas responsabilidades institucionais enquanto Presidente da AR”, escreve ainda o deputado socialista.

Sousa Pinto nota que desconhecia que integrava a lista de vacinação prioritária e aponta que se Ferro Rodrigues não tivesse distinguido entre deputados “essenciais e não-essenciais”, isso “chocaria com a pressa de alguns em acederem à pica salvífica com a maior brevidade”, brevidade essa que “reclamava um critério”.

Após a sua postura no processo, Sousa Pinto conclui que haverá agora quem se sinta à vontade para tratar Ferro Rodrigues “como um actor político igual entre iguais, desinteressado das suas obrigações de representante do todo”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já levaram a vacina. Agora é metê-los na linha da frente a servir de apoio aos médicos e enfermeiros. Já que como parlamento não servem para nada. Com a disciplina de voto. Só lá tem de estar um, todos têem de votar no mesmo…

RESPONDER

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …