Sousa Pinto atira-se a Ferro Rodrigues devido às prioridades nas vacinas

Sérgio Sousa Pinto / Facebook

O deputado do PS Sérgio Sousa Pinto lança duras críticas ao presidente da Assembleia da República no âmbito da definição dos deputados que integrariam a lista de vacinação prioritária, acusando Ferro Rodrigues de ter usado das “liberdades de um extrovertido tribuno da primeira fila do plenário”.

As críticas de Sousa Pinto a Ferro Rodrigues surgem como Post Scriptum num artigo de opinião intitulado “Memórias de Sangue”, a propósito da morte de Marcelino da Mata, e que foi publicado na edição impressa do Expresso.

Em causa está a forma como o presidente da Assembleia da República (AR) definiu a lista prioritária de deputados que deveriam receber a vacina contra a covid-19.

Nem todos os ministros têm prioridade na vacinação. Ferro Rodrigues revela ordem da Assembleia da República

Na altura, alguns dos que foram escolhidos para essa lista, recusaram integrá-la, como foi o caso de Sousa Pinto, e Ferro Rodrigues acusou-os de serem “ainda mais populistas do que os populistas”.

“O Presidente da Assembleia da República, deputado primus inter pares, deve tratar os colegas, de todas as bancadas, com o respeito que lhes é devido e que, com toda a justificação, deve reclamar para si próprio, estando limitado nos seus poderes de adjectivação alheia”, critica agora Sousa Pinto.

“Se esta evidência não lhe é acessível e prefere usar das liberdades próprias de um extrovertido tribuno da primeira fila do plenário, expõe-se à crítica de quem tenha uma diferente compreensão do que sejam as suas responsabilidades institucionais enquanto Presidente da AR”, escreve ainda o deputado socialista.

Sousa Pinto nota que desconhecia que integrava a lista de vacinação prioritária e aponta que se Ferro Rodrigues não tivesse distinguido entre deputados “essenciais e não-essenciais”, isso “chocaria com a pressa de alguns em acederem à pica salvífica com a maior brevidade”, brevidade essa que “reclamava um critério”.

Após a sua postura no processo, Sousa Pinto conclui que haverá agora quem se sinta à vontade para tratar Ferro Rodrigues “como um actor político igual entre iguais, desinteressado das suas obrigações de representante do todo”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já levaram a vacina. Agora é metê-los na linha da frente a servir de apoio aos médicos e enfermeiros. Já que como parlamento não servem para nada. Com a disciplina de voto. Só lá tem de estar um, todos têem de votar no mesmo…

RESPONDER

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo. Milhares de motociclistas participaram no desfile "Acelere …

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …