Marcelino da Mata reabriu feridas. “O que se deve discutir é a guerra”, diz Ramalho Eanes

(dr)

A morte de Marcelino da Mata causou uma fractura entre pessoas de direita e de esquerda numa polémica que trouxe à tona as feridas que ficaram da guerra colonial. Mas mais do que questionar o homem, deve-se falar é da guerra, defende Ramalho Eanes.

O antigo Presidente da República defende que o caso de Marcelino da Mata, que morreu neste mês de Fevereiro com covid-19, é uma “simplificação radical”.

“Marcelino da Mata foi envolvido numa discussão de esquerda versus direita, quando o que deve ser discutido é a guerra, que é extremamente complexa“, sublinha Ramalho Eanes em declarações ao Expresso, considerando que a polémica que se gerou em torno do militar “não contribui para um esclarecimento sobre a Guerra Colonial, as suas razões e motivações, e as suas consequências”.

O controverso militar nascido na Guiné é considerado um “herói” da guerra colonial por uns e, ao mesmo tempo, um “criminoso de guerra” por outros.

Assim, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa no funeral e o voto de pesar pela sua morte na Assembleia da República geraram alguma polémica.

“Heróis têm um ideal, Marcelino da Mata não tinha”

Para o coronel Carlos Matos Gomes, militar da revolução de Abril que combateu na guerra colonial, Marcelino da Mata “nunca foi herói”. “Os heróis têm um ideal, Marcelino da Mata não o tinha”, realça um dos Capitães de Abril também em declarações ao Expresso.

Matos Gomes também esteve no funeral de Marcelino da Mata porque “era amigo dele”, como diz ao semanário. Sobre o militar, refere que era “muito sereno” e que “media muito bem os riscos”, mas que também era “violento”.

“Os exércitos regulares precisam de fazer operações irregulares, que não são feitas pelas leis da guerra”, diz ainda o coronel, referindo-se às acções que Marcelino da Mata terá realizado na guerra, seguindo as ordens das tropas portuguesas.

O historiador e politólogo António Costa Pinto diz ainda ao Expresso que os “heróis” do 25 de Abril foram, “em grande parte, os militares que estiveram na Guerra Colonial e participaram na descolonização“.

“A transição democrática acertou contas com o passado ditatorial, mas não as ajustou com o passado colonial e com o colonialismo tardio“, acrescenta o historiador.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui dá para ver a porcaria de deputados que o Ps se rodeia, da ala do Costa e Sócrates outra coisa não era de esperar. Deveria era defender a demolição de um certo edifício rosa no largo das ratazanas iguais a ele.
    Eu costumava votar em um outro Ps, não este que surgiu nas últimas décadas. O Costa conseguiu transformar o partido em um ninho de cobras de extrema esquerda, que foram para lá para ter poder.
    Dividir para reinar

  2. Sabe-se agora, com o testemunho de muitos “comentadeiros”, que todas as mulheres e crianças que o “herói” abateu, estavam fortemente armadas, e só a bravura deste valoroso ” militar” evitou uma carnificina.
    Lamentável.

RESPONDER

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …