Marcelino da Mata reabriu feridas. “O que se deve discutir é a guerra”, diz Ramalho Eanes

(dr)

A morte de Marcelino da Mata causou uma fractura entre pessoas de direita e de esquerda numa polémica que trouxe à tona as feridas que ficaram da guerra colonial. Mas mais do que questionar o homem, deve-se falar é da guerra, defende Ramalho Eanes.

O antigo Presidente da República defende que o caso de Marcelino da Mata, que morreu neste mês de Fevereiro com covid-19, é uma “simplificação radical”.

“Marcelino da Mata foi envolvido numa discussão de esquerda versus direita, quando o que deve ser discutido é a guerra, que é extremamente complexa“, sublinha Ramalho Eanes em declarações ao Expresso, considerando que a polémica que se gerou em torno do militar “não contribui para um esclarecimento sobre a Guerra Colonial, as suas razões e motivações, e as suas consequências”.

O controverso militar nascido na Guiné é considerado um “herói” da guerra colonial por uns e, ao mesmo tempo, um “criminoso de guerra” por outros.

Assim, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa no funeral e o voto de pesar pela sua morte na Assembleia da República geraram alguma polémica.

“Heróis têm um ideal, Marcelino da Mata não tinha”

Para o coronel Carlos Matos Gomes, militar da revolução de Abril que combateu na guerra colonial, Marcelino da Mata “nunca foi herói”. “Os heróis têm um ideal, Marcelino da Mata não o tinha”, realça um dos Capitães de Abril também em declarações ao Expresso.

Matos Gomes também esteve no funeral de Marcelino da Mata porque “era amigo dele”, como diz ao semanário. Sobre o militar, refere que era “muito sereno” e que “media muito bem os riscos”, mas que também era “violento”.

“Os exércitos regulares precisam de fazer operações irregulares, que não são feitas pelas leis da guerra”, diz ainda o coronel, referindo-se às acções que Marcelino da Mata terá realizado na guerra, seguindo as ordens das tropas portuguesas.

O historiador e politólogo António Costa Pinto diz ainda ao Expresso que os “heróis” do 25 de Abril foram, “em grande parte, os militares que estiveram na Guerra Colonial e participaram na descolonização“.

“A transição democrática acertou contas com o passado ditatorial, mas não as ajustou com o passado colonial e com o colonialismo tardio“, acrescenta o historiador.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aqui dá para ver a porcaria de deputados que o Ps se rodeia, da ala do Costa e Sócrates outra coisa não era de esperar. Deveria era defender a demolição de um certo edifício rosa no largo das ratazanas iguais a ele.
    Eu costumava votar em um outro Ps, não este que surgiu nas últimas décadas. O Costa conseguiu transformar o partido em um ninho de cobras de extrema esquerda, que foram para lá para ter poder.
    Dividir para reinar

  2. Sabe-se agora, com o testemunho de muitos “comentadeiros”, que todas as mulheres e crianças que o “herói” abateu, estavam fortemente armadas, e só a bravura deste valoroso ” militar” evitou uma carnificina.
    Lamentável.

RESPONDER

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …