Sousa Cintra anuncia saída de Mihajlovic (e está a tentar regresso dos jogadores)

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente do Sporting, José Sousa Cintra, à saída da assembleia geral de destituição dos órgãos sociais do Sporting

O presidente da SAD do Sporting anunciou, esta quinta-feira, que o treinador sérvio vai sair do clube, depois de ter sido contratado pelo presidente destituído, e garante que está a tentar o regresso dos jogadores que rescindiram.

José Sousa Cintra explicou que o treinador sérvio começou a trabalhar nos leões “no dia 18” e “a primeira coisa que fez foi alterar o estágio” da equipa, o que leva o clube a “perder 300 mil euros”, lembrando os compromissos que já estavam assumidos.

“Perante estas atitudes que esteve aqui a tomar, e como ainda está no período de experiência, o Sporting, e eu em particular, assumindo essa responsabilidade, decidimos terminar o contrato com Siniša Mihajlović”, revelou o presidente da SAD.

Segundo Sousa Cintra, “os advogados já comunicaram isto ao treinador”, que tinha assinado um contrato de três temporadas, e anunciou que o novo técnico está a ser procurado e será apresentado “até segunda-feira”.

“É um treinador já fora dos nossos planos. Até segunda-feira vou apresentar o novo treinador. Quero um treinador com garra e com força, pois a ambição do Sporting é lutar pelo primeiro lugar”, disse.

O presidente da SAD garantiu ainda que o atual diretor-geral do futebol, Augusto Inácio,  não será o treinador do clube na próxima época. “Gosto muito do Augusto Inácio, é uma pessoa da casa, mas o novo treinador não será Augusto Inácio”, frisou.

Carlos Vieira e Rui Caeiro renunciam

Após a destituição de Bruno de Carvalho de presidente, ocorrida na Assembleia Geral do último sábado, a comissão de gestão do clube – que tem participação maioritária na SAD – confirmou que o seu representante na SAD ia ser o antigo presidente leonino.

Esta quinta-feira, Sousa Cintra foi nomeado presidente da SAD do Sporting pelo conselho de administração da sociedade, ao mesmo tempo que os administradores executivos Carlos Vieira e Rui Caeiro renunciaram aos seus cargos.

Ambos, ligados ao anterior presidente da SAD leonina, renunciaram por carta, datada de terça-feira, anunciou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fica assim aberto o caminho para que o novo presidente da SAD coopte novos elementos da sua confiança, para cargos executivos. Segundo os estatutos da SAD, é necessária a assinatura conjunta de três administradores, incluindo o presidente, para matérias como a contratação ou venda de jogadores.

Sousa Cintra quer regresso dos jogadores que saíram

O novo presidente da SAD afirmou ainda que está a tentar resolver os casos dos futebolistas que avançaram com o pedido de rescisão de contrato, alegando justa causa, referindo que espera que voltem ao clube.

O meu desejo é que os jogadores voltem para o Sporting, para a casa deles. Estou ocupado com esse assunto porque é muito importante. É o património do Sporting e quero que ele volte e que as coisas se resolvam”, disse em conferência de imprensa.

Os futebolistas Rui Patrício, William Carvalho, Gelson Martins, Bruno Fernandes, Battaglia, Bas Dost, Podence, Ruben Ribeiro e Rafael Leão rescindiram o contrato alegando justa causa, depois de vários futebolistas do plantel e elementos da equipa técnica e do staff terem sido agredidos na Academia por ceruca de 40 adeptos encapuzados, dos quais 27 foram detidos e ficaram em prisão preventiva.

Sousa Cintra garantiu que está a “tentar resolver o assunto” e que espera que todos voltem ao Sporting. “São jogadores importantes, gosto muito deles e espero que algumas coisas se possam resolver. Estou a tentar resolver o assunto”, frisou.

O presidente da SAD disse ainda que quem pensa que este é “um Sporting enfraquecido” está enganado. “O Sporting vai apresentar uma equipa fortíssima, capaz de lutar pelo primeiro lugar. Acredito que o Sporting vai lutar para ser campeão”, salientou, referindo que espera que a próxima direção do clube tenha orgulho no trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos meses.

Sousa Cintra frisou que o Sporting “não está moribundo”, referindo que o clube “está cheio de força e de vitalidade”. “Acho que o Sporting é uma equipa boa, com vontade de vencer. O Sporting tem jogadores de categoria e estou muito confiante, acredito que o Sporting pode ser campeão”, concluiu.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …