Sousa Cintra anuncia saída de Mihajlovic (e está a tentar regresso dos jogadores)

Tiago Petinga / Lusa

O antigo presidente do Sporting, José Sousa Cintra, à saída da assembleia geral de destituição dos órgãos sociais do Sporting

O presidente da SAD do Sporting anunciou, esta quinta-feira, que o treinador sérvio vai sair do clube, depois de ter sido contratado pelo presidente destituído, e garante que está a tentar o regresso dos jogadores que rescindiram.

José Sousa Cintra explicou que o treinador sérvio começou a trabalhar nos leões “no dia 18” e “a primeira coisa que fez foi alterar o estágio” da equipa, o que leva o clube a “perder 300 mil euros”, lembrando os compromissos que já estavam assumidos.

“Perante estas atitudes que esteve aqui a tomar, e como ainda está no período de experiência, o Sporting, e eu em particular, assumindo essa responsabilidade, decidimos terminar o contrato com Siniša Mihajlović”, revelou o presidente da SAD.

Segundo Sousa Cintra, “os advogados já comunicaram isto ao treinador”, que tinha assinado um contrato de três temporadas, e anunciou que o novo técnico está a ser procurado e será apresentado “até segunda-feira”.

“É um treinador já fora dos nossos planos. Até segunda-feira vou apresentar o novo treinador. Quero um treinador com garra e com força, pois a ambição do Sporting é lutar pelo primeiro lugar”, disse.

O presidente da SAD garantiu ainda que o atual diretor-geral do futebol, Augusto Inácio,  não será o treinador do clube na próxima época. “Gosto muito do Augusto Inácio, é uma pessoa da casa, mas o novo treinador não será Augusto Inácio”, frisou.

Carlos Vieira e Rui Caeiro renunciam

Após a destituição de Bruno de Carvalho de presidente, ocorrida na Assembleia Geral do último sábado, a comissão de gestão do clube – que tem participação maioritária na SAD – confirmou que o seu representante na SAD ia ser o antigo presidente leonino.

Esta quinta-feira, Sousa Cintra foi nomeado presidente da SAD do Sporting pelo conselho de administração da sociedade, ao mesmo tempo que os administradores executivos Carlos Vieira e Rui Caeiro renunciaram aos seus cargos.

Ambos, ligados ao anterior presidente da SAD leonina, renunciaram por carta, datada de terça-feira, anunciou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Fica assim aberto o caminho para que o novo presidente da SAD coopte novos elementos da sua confiança, para cargos executivos. Segundo os estatutos da SAD, é necessária a assinatura conjunta de três administradores, incluindo o presidente, para matérias como a contratação ou venda de jogadores.

Sousa Cintra quer regresso dos jogadores que saíram

O novo presidente da SAD afirmou ainda que está a tentar resolver os casos dos futebolistas que avançaram com o pedido de rescisão de contrato, alegando justa causa, referindo que espera que voltem ao clube.

O meu desejo é que os jogadores voltem para o Sporting, para a casa deles. Estou ocupado com esse assunto porque é muito importante. É o património do Sporting e quero que ele volte e que as coisas se resolvam”, disse em conferência de imprensa.

Os futebolistas Rui Patrício, William Carvalho, Gelson Martins, Bruno Fernandes, Battaglia, Bas Dost, Podence, Ruben Ribeiro e Rafael Leão rescindiram o contrato alegando justa causa, depois de vários futebolistas do plantel e elementos da equipa técnica e do staff terem sido agredidos na Academia por ceruca de 40 adeptos encapuzados, dos quais 27 foram detidos e ficaram em prisão preventiva.

Sousa Cintra garantiu que está a “tentar resolver o assunto” e que espera que todos voltem ao Sporting. “São jogadores importantes, gosto muito deles e espero que algumas coisas se possam resolver. Estou a tentar resolver o assunto”, frisou.

O presidente da SAD disse ainda que quem pensa que este é “um Sporting enfraquecido” está enganado. “O Sporting vai apresentar uma equipa fortíssima, capaz de lutar pelo primeiro lugar. Acredito que o Sporting vai lutar para ser campeão”, salientou, referindo que espera que a próxima direção do clube tenha orgulho no trabalho que vai ser desenvolvido nos próximos meses.

Sousa Cintra frisou que o Sporting “não está moribundo”, referindo que o clube “está cheio de força e de vitalidade”. “Acho que o Sporting é uma equipa boa, com vontade de vencer. O Sporting tem jogadores de categoria e estou muito confiante, acredito que o Sporting pode ser campeão”, concluiu.

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos maiores telescópios do mundo ficou gravemente danificado devido a um cabo partido

O radiotelescópio de Arecibo, um ícone da busca para entender o Universo, sofreu graves danos como resultado do rompimento de um cabo. A causa da quebra e quanto tempo o telescópio demorará a ser consertado …

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …