Sondagens dão vitória ao Syriza na Grécia

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, líder do Syriza

Alexis Tsipras, líder do Syriza

A duas semanas das eleições legislativas na Grécia, as sondagens dão vitória ao partido de esquerda Syriza face aos conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, mas a diferença é curta, oscilando entre os 2% e os 4%.

A agência EFE cita hoje algumas sondagens divulgadas na imprensa grega, sendo que em comum todas dão a vitória ao Syriza, liderado por Alexis Tsipras, face à Nova Democracia, do primeiro-ministro grego Antonis Samaras.

Uma sondagem do instituto Kapa, divulgada pelo diário grego To Vima, dá o Syriza em primeiro lugar com 28,1%, com a Nova Democracia a atingir os 25,5%.

Já uma outra análise, do instituto Pulse e publicada pelo Eleftheros Typos, dá uma vantagem maior do partido liderado por Alexis Tsipras: 30,5% contra 27% do partido de Samaras.

Uma terceira sondagem, feita pela empresa Metron Analysis para o diário de Atenas Parapolitika, dá a maior diferença de todas, com o Syriza a obter 34,1% face aos 30% da Nova Democracia.

Em todas, há ainda que ter em atenção a percentagem de indecisos, que oscila entre os 10 e os 12%.

As legislativas de 25 de janeiro na Grécia, tidas como decisivas para o futuro do país, inclusive a nível europeu, serão disputadas entre o partido de esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, e os conservadores da Nova Democracia, no poder, encabeçado por Samaras.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …