Sondagem. PS a passos largos deixa PSD a 15 pontos

Miguel A. Lopes / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

A faltar três meses para as legislativas, de acordo com a mais recente sondagem, o PS aumenta a sua vantagem para os sociais-democratas, estando agora a uma diferença de 15 pontos percentuais.

O Partido Socialista continua a subir nas intenções de voto e cria uma distância cada vez maior para o PSD. Pelo menos é o que nos diz a mais recente sondagem para as eleições legislativas, divulgada esta semana pelo semanário Expresso. O CDS foi o partido que mais caiu em comparação com a última sondagem, e o Bloco foi quem mais subiu.

A três meses das legislativas, o panorama mostra-se favorável para o partido de António Costa, que consegue selar uma distância de 15 pontos percentuais para o PSD nas intenções de votos. A maioria absoluto pode ser um objetivo dos socialistas, mas com estes resultados, não seria possível.

Comparativamente às últimas sondagens feitas em fevereiro, o Partido Socialista subiu de 37% para 38%. Em sentido contrário, o PSD caiu de 25% para 23%. Desde as eleições europeias de maio – que se revelaram um verdadeiro desastre para os sociais-democratas – os “laranjas” têm vindo a descer.

Apesar de tudo, as piores notícias chegam para o CDS. O partido de Assunção Cristas tem vindo a perder popularidade e registou uma queda de três pontos percentuais de 8% para 5%. A descida deixa o PAN colado com 4% das intenções de voto.

O Bloco de Esquerda é o grande vencedor desta sondagem, após ter assegurado uma subida de três pontos percentuais. Os bloquistas passaram de 8% para 11%, deixando para trás a CDU, que segundo as previsões, manteve os 8% que havia registado na sondagem de fevereiro. Há ainda 5% de votantes noutros partidos e outros 5% que tencionam votar em branco ou nulo.

As eleições legislativas têm data marcada para 6 de outubro e, apesar de António Costa ter dito que quer uma maioria “inequívoca”, admitiu não “chantagear” os portugueses para consegui-la.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. São estranhos estes números. O país mergulhado em greves, não há hospital que funcione minimamente bem, as novas reformas continuam por pagar… estará o povo atento ao que se passa, ou só se veem novelas? Parece impossível.

    • O que se passa hoje em Portugal é uma espécie de revolucionarismo eleitoral esquerdoide. É uma moda temporário de pensamento, até surgir uma tempestade governativa em sequência de condições nubladas de conjuntura económica. É tal o estado de graça do governo que mesmo estando a esganar instituições essenciais do país, consegue que tantos revolucionaristas de pensamento amnésico e irresponsável estejam a conceder-lhe o seu apoio eleitoral. Como resultado, um dia virá em que o cheiro do lamaçal comece a despertar consciências para a realidade em que o ilusionismo/populismo mais uma vez nos lançou. Até lá vamos vendo o filme e aguentando com preocupação.

    • José Santos, o Rui Rio fez o PSD uma cópia socialista do PS. Ninguem gosta de cópias.
      Quem é de direita nao tem nenhum partido de sistema onde votar.

RESPONDER

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …