Maioria vê Rui Pinto como um herói e 87,6% quer que colabore com a justiça

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

A sondagem realizada pela da Intercampus questionou os inquiridos sobre o futuro de Rui Pinto. A maioria das pessoas envolvidas vê o hacker português – responsável pelas denúncias de informação do Football Leaks e do Luanda Leaks – como um herói.

A opinião da maioria dos inquiridos é que a justiça portuguesa devia aproveitar os conhecimentos e as competências de Rui Pinto para combater o crime.

Na sondagem de setembro da Intercampus para o Jornal de Negócios, 87,6% das pessoas considera que a justiça devia usar o que Rui Pinto sabe para lutar contra o crime e apenas 6,5% considera que não, sendo que 5,9% diz não saber ou não querer responder à questão.

Sobre a imagem do denunciante, a posição dos inquiridos não é tão clara. Cerca de 53,1% vê o denunciante como um herói, mas 27,7% diz não saber, ou não querer responder à questão. Apenas 19,2% dos inquiridos que vê Rui Pinto como um vilão.

Através de meios ilegais, Rui Pinto revelou informação e documentos sigilosos que expuseram vários crimes, como fraudes fiscais e corrupção no mundo do futebol. Divulgou também informações que expuseram a rede de negócios da empresária angolana Isabel dos Santos.

Rui Pinto foi detido no ano passado, tendo entretanto começado a colaborar com a justiça. O seu julgamento em tribunal começou este mês.

No mesmo inquérito, os participantes foram questionados sobre o caso BES. A grande maioria dos inquiridos – 81,6% – não acredita que a justiça vá conseguir punir os culpados pelos buracos financeiros no banco. Apenas 13,4% indicam acreditar que será feita justiça e 5% dizem não saber ou não querer responder.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Maioria? Quem o Sporting por lhe estragar o negocio Rojo ou o Porto por lhe ter vendido dados de terceiros ou o Benfica por ver os seus dados expostos manipulados ou as pessoas individuais que foram extorquidos ou as empresas que viram os seus dados serem vendidos ao preço mais alto na dark web ou o estado? Quem é a maioria? Quem é que ele beneficiou afinal? Quem pagou o resgate ou o banco que nas ilhas Caimão que recebeu o dinheiro?

  2. Rui Pinto é um chantagista que foi apanhado e agora joga a cartada do “denunciante” para ver se se safa. Porque razão não divulgou logo tudo o que sabia tal como Assange our Snowden? Porque razão ia divulgando aos poucos uma coisa ou outra? É óbvio. Estava a fazer pressão sobre os chantageados para lhe pagarem. Só que entretanto foi apanhado. Não passa de um ladrão cuja melhor defesa legal neste momento é vender esta imagem de “herói” e disponibilizar todos os dados roubados na esperança que lhe reduzam ou comutem a pena.

RESPONDER

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …