Sombra de José Sócrates irrita António Costa

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa, com Carlos César (esq) e Eduardo Ferro Rodrigues (dir)

António Costa não estará agradado com a forma como José Sócrates e os seus advogados têm conduzido o seu processo judicial, nomeadamente por considerar que o ex-primeiro-ministro socialista está a ofuscar o PS no capítulo da exposição mediática.

Esta ideia é defendida por várias fontes contactadas pelo jornal Sol, que constata que “a tensão entre Sócrates e Costa vai num crescendo” e que “a tempestade ameaça estalar em plena campanha”.

A publicação refere-se em particular ao recente caso da recusa de José Sócrates em aceitar a prisão domiciliária com pulseira electrónica.

O facto de os advogados do ex-governante terem feito o anúncio sobre essa nova possível medida de coacção apenas no sábado à tarde, depois do encerramento da Convenção Nacional do PS, caiu mal a António Costa e aos seus apoiantes.

“Há aqui uma distracção infeliz do advogado de José Sócrates, para não dizer que há mau gosto no momento escolhido”, assume o dirigente socialista Álvaro Beleza, citado pelo Sol.

Os advogados tinham conhecimento daquele dado desde sexta-feira e um ex-ministro do PS, não identificado pelo mesmo jornal, fala de “um timing estranho“, já que a situação de Sócrates acabou por se sobrepor às medidas anunciadas pelo PS, durante a Convenção.

“Já tínhamos tido a coincidência desagradável de Sócrates ter sido preso na altura do Congresso que consagrou Costa como líder e agora temos uma nova coincidência desagradável“, refere ainda ao Sol “um dirigente próximo de António Costa”.

Um deputado do PS, também não identificado, frisa ao Sol que António Costa e José Sócrates estão em “fase de conflito aberto” e teme-se que esta aparente animosidade possa agravar-se ainda mais durante a campanha eleitoral.

É que a prisão preventiva de José Sócrates será de novo reavaliada em Setembro e António Costa teme que o ex-governante possa, mais uma vez, desviar de si os holofotes da comunicação social.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. O Costa em si mesmo é um flop, sempre comprometido com as negociatas do PS…estve e foi nº 2 do preso 44 de Évora….Não tem uma ideia para Portugal.
    Apesar de tudo apunhalou o camarada Seguro pelas Costas mas vai ser cilindrado e o Seguro regressará triunfal ao PS…Volta Seguro pois estás perdoado…

    • Não é ao PS que a sombra de José Sócrates tanto incomoda, é e sempre foi, aos políticos do poder actual e, a todos aqueles que apostam no retrocesso.
      Toda a gente já percebeu que José Sócrates faz sombra a qualquer um. Isso é algo que irrita os medíocres!

    • Eu Mesma
      Sócrates não faz sombra, está é na sombra e espero que por muitos anos. Encheu os bolsos à custa do poder, encheu os bolsos de familiares e amigos e fez tudo à sombra da confiança que os portugueses nele depositaram. Está na sombra da cela 44 (já que assim quiz) e fico francamente admirado por ainda haver gente que acredita na sua inocência.

      • O exercício do poder judicial é autónomo e independente. Qualquer cidadão só pode ser julgado e condenado em tribunal.
        Mais claro: Nem eu nem ninguém tem poder para condenar ninguém e como tal “condenação pública” em termos daquele exercício não existe!
        Ainda mais claro: Na generalidade, tudo o que aqui se tenha contextualizado não passa de opinião – a minha sem recurso a paninhos quentes – que é livre como livre e até arbitrária será a interpretação “colorida” que invariavelmente faz dessas opiniões – não acusações e ofensas – em claro menosprezo pela responsabilidade da interpretação – pertence a quem a faz.

        Não sei se se emprestará ao exercício de me apontar uma acusação pessoal ou ofensa pessoal objectivas!
        Ainda assim, saiba que “fanatismo” e “culto” sendo percursores arbitrários um do outro, numa sociedade de um estado de direito democrático não existe “condenação sem culpa formada”… Isso é “emoção” jornalística como será “…pérolas a porcos”.

        • Era assim que devia ser.
          Mas na prática é aquilo que se vê.
          O Viés é só mais um que já o condenou.
          As fugas de informação é no que dão,
          enquanto vão fazendo o trabalho “sujo” sabe-se lá com que objectivo, o M. P. bate palmas, para além de facultar as informações que irremediavelmente influenciam a opinião publica.
          Sem pressas, ” lá vai passando o país a pente fino”, levantando suspeitas, e divulgando, sem que o povo saiba em que vai ficar a acusação. Para o povo é culpado de tudo o que aparece nos jornais.
          No meu entender, cidadão que se preze não deve pactuar com situações destas, nem com o cidadão J. S. nem com qualquer outro cidadão.
          O principio de que enquanto não for condenado, pode ser inocente, deve ser tido em conta.
          Não sou eu que estou errada são todos aqueles que já o condenaram.
          Porque não é só o cidadão J. S. que está em causa, somos todos nós. Ninguém está seguro!

  2. Costa pode dar as cambalhotas que quiser… mas Sócrates e os seus métodos continuam a inspirá-lo.
    Se Costa chegar ao poder temos novamente a Troika no país.
    Depois da traição a José Seguro, Costa perdeu a vergonha, e rodeou-se da tralha socrática.

  3. Para mim isto não passa de uma inventona da direita para desestabilizar o que se pretende construir dentro do PS, não é difícil interligar a prisão do antigo primeiro ministro com as eleições que se avizinham, parece que andam todos adormecidos.
    Já era tempinho de os senhores juízes resolverem esta questão, ou vamos ter uma nova Casa Pia.

    • A culpa é sempre dos outros, sempre!

      O governo do PS gasta dinheiro como se o mundo fosse acabar e leva o Portugal à beira da falência mas a culpa é da crise.
      O governo do PS negoceia com a troica medidas gravosas para a economia do país mas a culpa é dos que cá ficaram para limpar a porcaria que eles fizeram.
      O governo do PS mais que duplica a dívida de Portugal e a culpa é dos que querem honrar esses compromissos, pois “pagar a dívida é uma ideia de criança”!

      O PS nem as suas contas (falidas) consegue gerir. Só alguém muito iludido pensará que o PS é competente para gerir as contas do país.
      O PS continua a insistir na estimulação da economia pelo consumo. O PS ainda não percebeu que é a produção e nunca o consumo que cria riqueza.

      A única coisa que se está a construir dentro do PS é mais do mesmo de sempre.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …