Sócrates volta a ser interrogado quando defesa receber provas de movimentos bancários

João Relvas / Lusa

Os advogados do ex-primeiro ministro José Sócrates, João Araújo (C) e João Delille (D), à saída do Departamento Central de Investigação e Ação Penal

Os advogados do ex-primeiro ministro José Sócrates, João Araújo (C) e João Delille (D), à saída do Departamento Central de Investigação e Ação Penal

O advogado de José Sócrates disse esta quinta-feira que, na inquirição do ex-primeiro-ministro no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), na quarta-feira, surgiram “um ou dois novos factos”.

João Araújo, que falava aos jornalistas à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, onde José Sócrates está detido preventivamente, referiu estar “muito satisfeito” com os factos novos, assim como com a inquirição do ex-primeiro-ministro.

Já em declarações ao Público, o advogado afirmou que José Sócrates voltará a ser interrogado pelo Ministério Público (MP) na próxima semana, quando a sua defesa tiver acesso à cópia de documentos de natureza bancária que requereu ao procurador Rosário Teixeira. “O interrogatório foi suspenso e continuará na próxima semana quando tivermos as cópias”, confirmou.

João Araújo admitiu aos jornalistas admitiu que o tema das contas bancárias na Suíça foi abordado na inquirição, sublinhando julgar tratar-se de um assunto que “já está esclarecido”.

“Em relação às contas na suíça, julgo que o assunto está mais do que esclarecido. Há para lá umas contas na Suíça, há para lá umas pessoas que têm contas na Suíça. O engenheiro José Sócrates – o que se demonstra com as contas na Suíça – é que não tem nada a ver com as contas na Suíça”, disse.

O advogado acrescentou que, na inquirição de quarta-feira, não se falou em relação ao grupo Lena.

João Araújo defendeu que Sócrates devia ser libertado o mais cedo possível, considerando que “não é natural” a prisão preventiva.

O advogado, que regressa na sexta-feira ao Estabelecimento Prisional de Évora, revelou que, no âmbito dos recursos apresentados, já foi notificado para alegar no Tribunal Constitucional, e que aguarda uma resposta ao recurso interposto na Relação de Lisboa, relacionado com a especial complexidade do processo.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Perseguição… Não é natural a prisão preventiva” !? Se fulano ‘x’ tem contas na Suíça e se movimentos houver de montantes a passarem para 3ºs com inusitada regularidade, o último beneficiário, por fim, é que tem de provar… Associações que extravasam amizades, pois não se trata de centenas mas sim milhóes, sem património compatível c/ o estilo de vida adoptado.
    Por outro lado, se a defesa defende a náo titularidade de tais contas porque razáo requereu cópia de movimentos bancários?
    “Fartote” de arrogância desmedida.

    • Você não devia ser o “Viés”, ficava-lhe ainda melhor “O Obcecado”. Não há duvida que este assunto o faz sofrer muito. Deixe lá isso os respectivos advogados! Eles, talvez percebam alguma coisa do assunto, talvez saibam fazer o seu trabalho!
      Cá por mim não preciso dos seus esclarecimentos. As melhoras!

      • “o que não devia ser ; o que fica melhor; nomear; S/ dúvida: O q faz sofrer e a quem”… Tanto ego para tão pouco espelho.
        “Deixe lá; talvez percebam; as melhoras”… Tanto “poder” tão vazio de nada > vácuo.
        Tenho a vantagem de certa cidadania estruturada de berço, sem chá de esclarecimentos mas de entender claramente, e por isso incluso de certa consciência, um estado de direito democrático assente na salvaguarda dos direitos e liberdades elementares… O que tb me ajuda à percepcionar “matriarquismo” misturado no chá e a ver esclarecida a presunção, de bom aspecto, do buço peludo depois de lhe passar as 5 lâminas da “gilete”.

RESPONDER

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …