Sócrates volta a ser interrogado quando defesa receber provas de movimentos bancários

João Relvas / Lusa

Os advogados do ex-primeiro ministro José Sócrates, João Araújo (C) e João Delille (D), à saída do Departamento Central de Investigação e Ação Penal

Os advogados do ex-primeiro ministro José Sócrates, João Araújo (C) e João Delille (D), à saída do Departamento Central de Investigação e Ação Penal

O advogado de José Sócrates disse esta quinta-feira que, na inquirição do ex-primeiro-ministro no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), na quarta-feira, surgiram “um ou dois novos factos”.

João Araújo, que falava aos jornalistas à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, onde José Sócrates está detido preventivamente, referiu estar “muito satisfeito” com os factos novos, assim como com a inquirição do ex-primeiro-ministro.

Já em declarações ao Público, o advogado afirmou que José Sócrates voltará a ser interrogado pelo Ministério Público (MP) na próxima semana, quando a sua defesa tiver acesso à cópia de documentos de natureza bancária que requereu ao procurador Rosário Teixeira. “O interrogatório foi suspenso e continuará na próxima semana quando tivermos as cópias”, confirmou.

João Araújo admitiu aos jornalistas admitiu que o tema das contas bancárias na Suíça foi abordado na inquirição, sublinhando julgar tratar-se de um assunto que “já está esclarecido”.

“Em relação às contas na suíça, julgo que o assunto está mais do que esclarecido. Há para lá umas contas na Suíça, há para lá umas pessoas que têm contas na Suíça. O engenheiro José Sócrates – o que se demonstra com as contas na Suíça – é que não tem nada a ver com as contas na Suíça”, disse.

O advogado acrescentou que, na inquirição de quarta-feira, não se falou em relação ao grupo Lena.

João Araújo defendeu que Sócrates devia ser libertado o mais cedo possível, considerando que “não é natural” a prisão preventiva.

O advogado, que regressa na sexta-feira ao Estabelecimento Prisional de Évora, revelou que, no âmbito dos recursos apresentados, já foi notificado para alegar no Tribunal Constitucional, e que aguarda uma resposta ao recurso interposto na Relação de Lisboa, relacionado com a especial complexidade do processo.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Perseguição… Não é natural a prisão preventiva” !? Se fulano ‘x’ tem contas na Suíça e se movimentos houver de montantes a passarem para 3ºs com inusitada regularidade, o último beneficiário, por fim, é que tem de provar… Associações que extravasam amizades, pois não se trata de centenas mas sim milhóes, sem património compatível c/ o estilo de vida adoptado.
    Por outro lado, se a defesa defende a náo titularidade de tais contas porque razáo requereu cópia de movimentos bancários?
    “Fartote” de arrogância desmedida.

    • Você não devia ser o “Viés”, ficava-lhe ainda melhor “O Obcecado”. Não há duvida que este assunto o faz sofrer muito. Deixe lá isso os respectivos advogados! Eles, talvez percebam alguma coisa do assunto, talvez saibam fazer o seu trabalho!
      Cá por mim não preciso dos seus esclarecimentos. As melhoras!

      • “o que não devia ser ; o que fica melhor; nomear; S/ dúvida: O q faz sofrer e a quem”… Tanto ego para tão pouco espelho.
        “Deixe lá; talvez percebam; as melhoras”… Tanto “poder” tão vazio de nada > vácuo.
        Tenho a vantagem de certa cidadania estruturada de berço, sem chá de esclarecimentos mas de entender claramente, e por isso incluso de certa consciência, um estado de direito democrático assente na salvaguarda dos direitos e liberdades elementares… O que tb me ajuda à percepcionar “matriarquismo” misturado no chá e a ver esclarecida a presunção, de bom aspecto, do buço peludo depois de lhe passar as 5 lâminas da “gilete”.

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …