Sócrates vendeu a casa da Rua Braancamp a paquistanês candidato a Visto Gold

Google Maps

Edifício Heron Castilho, na Rua Braancamp

Edifício Heron Castilho, na Rua Braancamp

José Sócrates vendeu o apartamento onde morava, na Rua Braancamp, em Lisboa, ao ex-Procurador-Geral do Paquistão por 675 mil euros. Um investimento com que Muhammad Makhdoom Ali Khan se candidata a um Visto Gold.

A venda terá sido consumada em escritura no dia 6 de Agosto, noticia o Correio da Manhã.

A publicação, que teve acesso aos Registos Prediais, sustenta que José Sócrates vendeu o apartamento e a arrecadação no edifício Heron Castilho, na Rua Braancamp, que era a sua morada oficial.

O ex-primeiro-ministro terá adquirido o imóvel em 1998 por cerca de 235 mil euros.

Este mesmo apartamento foi entregue por José Sócrates como garantia, em Janeiro deste ano, no âmbito de um empréstimo de 250 mil euros feito na Caixa Geral de Depósitos.

O Correio da Manhã frisa no entanto que, no documento de venda, se sublinha que este está “livre de encargos”.

O imóvel com quatro divisões e uma área de 165 metros quadrados tinha sido alvo de uma penhora, registada na Conservatória do Registo Predial de Lisboa a 28 de Maio passado, por causa de uma dívida fiscal de 5.863 euros.

O comprador do imóvel foi Muhammad Makhdoom Ali Khan, um advogado do Paquistão que já foi Procurador-Geral do país e que pretende com este investimento conseguir um Visto Gold. Está agora à espera do desfecho deste processo.

José Sócrates, que continua detido em Évora desde Novembro de 2014, foi representado no acto de escritura pelo advogado João Araújo.

Este processo de venda foi concluído um dia depois de o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, ter assinado o despacho com a decisão da autarquia de abdicar do direito de preferência que tinha sobre o edifício, conforme noticia o referido jornal.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Toda a gente tem direito à presunção sua inocência até que seja provada a sua culpa, mas neste país existe muita gente ( Derivada e ou colada à política) que têm o AZAR de entrar com uma mão à frente e outra a trás e depois consegue pequenas fortunas que não é possível a toda a gente (já sei que é preciso estar no lugar certo à hora Certa..)
    Como é que este senhor que trabalhou numa ou para uma Câmara , foi deputado e depois foi para Ministro adjunto do XIII governo constituicional tinha em 1998, 238K€ para comprar um apartamento ( já sei, foi mais um tio ou familiar que lhe deixou uma pequena fortuna…. , como diz o outro me engana que eu gosto). Agora pelo menos que pague as mais valias do negócio entre a compra e a venda, ou vão-se esquecer…..

  2. pelo menos que pague as mais valias entre ao valor de compra e o valor de venda, para ser no minimo igual aos outros contribuintes.!!!

  3. D. Fernanda,
    se não tem, nem quer ter nada a ver com isso, é porque também é da mesma laia, mas eu como pago os meus impostos, este também tem que pagar os dele, pois para mim não há Portugueses de primeira, de segunda e por aí fora .Depois diga que não há reformas, sistema de saúde, etc etc..

  4. Eu Tb acho q n temos nada a ver
    Até acho q isto e outros folclores da política só serve pra entreter o pessoal de que o jornal do crime e dos males q acontecem no mundo é fértil
    Não sou da láia do Sócrates pago os meus impostos e até sou daqueles q me farto de trabalhar ganho bem e descontam me 48% do que ganho contribuindo e bem pro erário público e ainda me obrigam a pagar portagens, taxas moderadoras and so one…

    • Invariavelmente em bicos de pés… Não há maneira de lhe doerem os arcos dos pés? Anda sempre em pontas e de pescoço esticado! Será que é para expor as orelhas ou o dedo de testa?

  5. Se ele tivesse os 20 milhões porque venderia a sua única residência? estes comentaristas da direita não falam nos 2 apartamentos que o Duarte Lima comprou por 300 mil cada, há uns anos e não pagou a siza , o Dias Loureiro comprou uma mansão no valor de um milhão, etc….

    • Oh Carla, está-se mesmo a ver; é para despistar os 20 milhões e para não ficar sem ele por causa de algum arresto. Só não entendo é como um ex-procurador paquistanês tem tantas centenas de milhares de dólares e como é que os consegue tirar de lá se é que ainda lá se encontravam. Por outro lado o aptº ainda há pouco valia menos de metade!!! Como é que o sr. Sócrates arranjou os 250.000 euros para pagar a hipoteca à CGD, uma vez que o imóvel estava livre de encargos??? Por fim não se tratam de comentários de direita ou de esquerda mas sim sobre uma notícia que foca, única e exclusivamente, um determinado cidadão em concreto, e não os outros a que a Carla se refere.

  6. Caro EU,

    junte-se ao clube, porque também eu, e já lá vão 35 anos a descontar e bem descontar e não sei se vou ter reforma.

    Relativamente á minha resposta ao seu infeliz comentário, se não gostou, não faça juízos de valor pois em nenhum dos meus comentários anteriores fui malcriado ou fiz juízos de intenção, simplesmente manifestei a minha opinião/comentário sem ser mal educado, e como vivo para já, numa sociedade livre, mas sou responsável e respeito a opinião dos outros sem ter que denegrir ou opinar maliciosamente sobre o que os outros comentam ou opinam.

  7. Who cares? Porque nao há noticias da casa que o farçola comprou por 500 mil euros pouco depois de se tornar Primeiro Ministro? Ou os seus ministros ? Jornalismo tendencioso e medíocre …

  8. Como se está a sentir bem no apartamento em Évora de onde faz questão em não sair não tem necessidade do apartamento de Lisboa.

RESPONDER

"Onde estão as provas?". Advogado de Brueckner diz que o seu cliente "nunca" irá a julgamento no caso de Maddie McCann

Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse este domingo estar "certo" de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, "nunca" chegará a julgamento. "Onde estão as provas? Porque que …

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …