Sócrates teve encontro secreto nos EUA

Arquivo ITU

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

O ex-Primeiro-ministro José Sócrates

José Sócrates viajou no final de setembro para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para encontrar-se com o vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente. As escutas telefónicas realizadas no âmbito da Operação Marquês mostram Sócrates e Carlos Santos Silva a fazerem, à pressa, as marcações da viagem.

Depois de admitir na entrevista à SIC que telefonou a Manuel Vicente para interceder pelos negócios do Grupo Lena, sabe-se agora que o ex-PM se encontrou com o vice-Presidente angolano no consulado de Angola em Nova Iorque, no final de Setembro.

O semanário SOL escreve que a viagem foi marcada à pressa entre Sócrates e Santos Silva e surgiu depois de Manuel Vicente lhe ter dito que estaria na cidade norte-americana.

De acordo com o semanário, as escutas revelam a conversa de Sócrates em que terá dito a Manuel Vicente que o Grupo Lena (“pessoas a quem devo atenções”) estava interessado num concurso público em Angola, na área da construção, pedindo-lhe então para receber os patrões do grupo e tentando marcar o encontro em Luanda.

No entanto, Manuel Vicente tinha uma viagem agendada para Nova Iorque, onde iria representar o Presidente de Angola na Assembleia-Geral das Nações Unidas, a 30 de setembro, ao que Sócrates terá respondido, de acordo com o semanário, que também ele e os amigos tinham compromissos na cidade e terminaram o telefonema a combinar que acertaria a reunião através do embaixador angolano na ONU.

Terá sido o representante português da ONU, o embaixador Álvaro Mendonça e Moura, a agendar o encontro no consulado de Angola em Nova Iorque.

Esta reunião tinha sido negada por Sócrates quando foi questionado pelo juiz Carlos Alexandre após a detenção, mas posteriormente assumida como tendo acontecido para tratar de assuntos “triviais”.

Na entrevista dada à SIC, Sócrates afirmou que intercedeu pelo Grupo Lena “por mera simpatia e fiz esse contacto com gosto, sem nenhum interesse que não fosse ajudar uma empresa portuguesa, como, aliás, fiz com outras”.  Na entrevista à RTP, o advogado João Araújo, representante do ex-PM, afirmou que a questão de Angola não tinha “importância nenhuma”.

A relação do ex-PM com Angola levanta dúvidas na medida em que pode configurar crime de tráfico de influências, reforçando ainda os indícios de corrupção e favorecimento do Grupo Lena.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Estas notícias são de uma boçalidade sem limite. Então um Ex-Primeiro Ministro fica impedido de ter contactos e reuniões com outros governantes 3 anos depois de o ter sido? NUNCA fui Socratista (antes pelo contrário) mas estas notícias só me dão asco desta suposta “justiça”.

  2. Grande notícia!Só porque foi primeiro ministro já não pode ter vida própria.Esta investigação vai dar muito que falar até agora parece uma brincadeira.

  3. Tanta gente a defender o Sr. Sócrates. Será que também recebiam fotocópias!
    A justiça tem de funcionar para todos sem excepção, o que raramente acontece.
    Deixem o homem defender-se, “como diz o ditado” quem não deve não teme!!

  4. Nunca gostei de Sócrates mas começo a sentir obrigação de o defender perante o ridículo destas notícias que espero não tenham nada a ver com o processo judicial em curso.

  5. Com todas estas noticias, as próximas e as seguintes, só gostaria de acrescentar o seguinte:
    Deixemos a Lei funcionar, e no final aquele que tiver provas um do outro, ou seja o Ministério Público, os arguidos, e o Tribunal.
    Um bom carnaval e nada de disfarces, mais do que se já viu e assistiu.

  6. E a (o) ZAP continua, qual correio da manhã, na sua senda de “informar” aqueles mais distraídos. Convém, não se sabe a quem, deixar esquecer o assunto. O segredo de justiça vai sendo violado a todo o momento, mas com isso ninguém se preocupa. Abençoada justiça a “nossa” que deveria ser igual para com TODOS, mas infelizmente, é o que se vê. LAMENTÁVEL…

  7. Para os “a fingir de ” Burros aqui a comentar, nestas reuniões não se opinavam só sobre os preços e competencias do Grupo Lena. Discutiam-se os beneficios e contrapartidas para todos os envolvidos no Negócio.

RESPONDER

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …