Sócrates terá pedido à empregada para esconder computador

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

José Sócrates terá pedido à empregada de limpeza do seu apartamento em Lisboa para esconder o seu computador portátil das autoridades. A notícia é divulgada pelo Correio da Manhã, que revela que este dado está incluído nas transcrições das escutas feitas ao ex-primeiro-ministro.

O ex-governante terá sido confrontado com este facto no primeiro interrogatório judicial que enfrentou e terá sido nessa altura que terá revelado o local onde se encontrava o computador, conforme indica o Correio da Manhã.

A empregada de limpeza terá escondido o portátil no apartamento do vizinho de José Sócrates, um  emigrante que residirá na habitação apenas durante as férias. A mulher trataria também da limpeza desse imóvel e terá agido “a mando de um familiar de José Sócrates”, depois de uma conversa telefónica, revela o CM.

O pedido para que o computador fosse escondido terá surgido depois das buscas feitas à casa da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, de acordo com o jornal.

Este detalhe terá sido um dos argumentos utilizados pelo juiz Carlos Alexandre para justificar a prisão preventiva de José Sócrates, indo ao encontro da ideia do risco da possível ocultação de provas.

O Correio da Manhã revela, por fim, que o filho de José Sócrates terá tido “uma conversa violenta com os pais, igualmente via telefone”, no mesmo dia em que a empregada teria escondido o portátil.

O jovem terá perguntado “o motivo de o computador ter sido retirado daquele local”, refere o diário, concluindo que “nada lhe foi dito, e as autoridades ficaram sem saber, afinal, o que era tão importante e tinha de ser rapidamente apagado“.

José Sócrates foi detido em pleno Aeroporto de Lisboa, no dia 22 de Novembro de 2014, no âmbito de um processo de investigação por crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. O juiz de instrução, Carlos Alexandre, decidiu que o ex-primeiro-ministro deveria aguardar julgamento em prisão preventiva.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas que raio de coisa.

    Expliquem-me lá se conseguirem, como é que o correio da manhã tem acesso às escutas.

    Isto é que está aqui uma artilharia bem montada!

    • Que venham as transcrições… No silêncio dos gabinetes é que o povo é comido.
      Vá lá, os acordãos são públicos independentemente do VIP que lá se senta ou do interesse dos media. A maioria tem é medo das esferas de influência
      66 páginas cheias de… “Blasfémia”… “sem património nem rendimentos, cidadão insolvente”, “milagre de altruísmo” – Assim se fazem os santinhos de costela intelectual.

RESPONDER

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …