Sócrates terá pedido à empregada para esconder computador

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

José Sócrates terá pedido à empregada de limpeza do seu apartamento em Lisboa para esconder o seu computador portátil das autoridades. A notícia é divulgada pelo Correio da Manhã, que revela que este dado está incluído nas transcrições das escutas feitas ao ex-primeiro-ministro.

O ex-governante terá sido confrontado com este facto no primeiro interrogatório judicial que enfrentou e terá sido nessa altura que terá revelado o local onde se encontrava o computador, conforme indica o Correio da Manhã.

A empregada de limpeza terá escondido o portátil no apartamento do vizinho de José Sócrates, um  emigrante que residirá na habitação apenas durante as férias. A mulher trataria também da limpeza desse imóvel e terá agido “a mando de um familiar de José Sócrates”, depois de uma conversa telefónica, revela o CM.

O pedido para que o computador fosse escondido terá surgido depois das buscas feitas à casa da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, de acordo com o jornal.

Este detalhe terá sido um dos argumentos utilizados pelo juiz Carlos Alexandre para justificar a prisão preventiva de José Sócrates, indo ao encontro da ideia do risco da possível ocultação de provas.

O Correio da Manhã revela, por fim, que o filho de José Sócrates terá tido “uma conversa violenta com os pais, igualmente via telefone”, no mesmo dia em que a empregada teria escondido o portátil.

O jovem terá perguntado “o motivo de o computador ter sido retirado daquele local”, refere o diário, concluindo que “nada lhe foi dito, e as autoridades ficaram sem saber, afinal, o que era tão importante e tinha de ser rapidamente apagado“.

José Sócrates foi detido em pleno Aeroporto de Lisboa, no dia 22 de Novembro de 2014, no âmbito de um processo de investigação por crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. O juiz de instrução, Carlos Alexandre, decidiu que o ex-primeiro-ministro deveria aguardar julgamento em prisão preventiva.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas que raio de coisa.

    Expliquem-me lá se conseguirem, como é que o correio da manhã tem acesso às escutas.

    Isto é que está aqui uma artilharia bem montada!

    • Que venham as transcrições… No silêncio dos gabinetes é que o povo é comido.
      Vá lá, os acordãos são públicos independentemente do VIP que lá se senta ou do interesse dos media. A maioria tem é medo das esferas de influência
      66 páginas cheias de… “Blasfémia”… “sem património nem rendimentos, cidadão insolvente”, “milagre de altruísmo” – Assim se fazem os santinhos de costela intelectual.

RESPONDER

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …