Sócrates terá pedido à empregada para esconder computador

José Goulão / Wikimedia

O ex-primeiro-ministro José Sócrates

José Sócrates terá pedido à empregada de limpeza do seu apartamento em Lisboa para esconder o seu computador portátil das autoridades. A notícia é divulgada pelo Correio da Manhã, que revela que este dado está incluído nas transcrições das escutas feitas ao ex-primeiro-ministro.

O ex-governante terá sido confrontado com este facto no primeiro interrogatório judicial que enfrentou e terá sido nessa altura que terá revelado o local onde se encontrava o computador, conforme indica o Correio da Manhã.

A empregada de limpeza terá escondido o portátil no apartamento do vizinho de José Sócrates, um  emigrante que residirá na habitação apenas durante as férias. A mulher trataria também da limpeza desse imóvel e terá agido “a mando de um familiar de José Sócrates”, depois de uma conversa telefónica, revela o CM.

O pedido para que o computador fosse escondido terá surgido depois das buscas feitas à casa da ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, de acordo com o jornal.

Este detalhe terá sido um dos argumentos utilizados pelo juiz Carlos Alexandre para justificar a prisão preventiva de José Sócrates, indo ao encontro da ideia do risco da possível ocultação de provas.

O Correio da Manhã revela, por fim, que o filho de José Sócrates terá tido “uma conversa violenta com os pais, igualmente via telefone”, no mesmo dia em que a empregada teria escondido o portátil.

O jovem terá perguntado “o motivo de o computador ter sido retirado daquele local”, refere o diário, concluindo que “nada lhe foi dito, e as autoridades ficaram sem saber, afinal, o que era tão importante e tinha de ser rapidamente apagado“.

José Sócrates foi detido em pleno Aeroporto de Lisboa, no dia 22 de Novembro de 2014, no âmbito de um processo de investigação por crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção. O juiz de instrução, Carlos Alexandre, decidiu que o ex-primeiro-ministro deveria aguardar julgamento em prisão preventiva.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas que raio de coisa.

    Expliquem-me lá se conseguirem, como é que o correio da manhã tem acesso às escutas.

    Isto é que está aqui uma artilharia bem montada!

    • Que venham as transcrições… No silêncio dos gabinetes é que o povo é comido.
      Vá lá, os acordãos são públicos independentemente do VIP que lá se senta ou do interesse dos media. A maioria tem é medo das esferas de influência
      66 páginas cheias de… “Blasfémia”… “sem património nem rendimentos, cidadão insolvente”, “milagre de altruísmo” – Assim se fazem os santinhos de costela intelectual.

RESPONDER

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …