José Sócrates em prisão preventiva

Antonio Cruz / ABr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal aplicou esta segunda-feira a prisão preventiva a José Sócrates como medida de coação, no âmbito de um processo por crimes económicos, indicou o advogado à saída do Campus de Justiça, em Lisboa.

O advogado de José Sócrates, João Araújo, revelou aos jornalistas, à saída do Campus de Justiça, a medida de coação aplicada ao ex-primeiro-ministro.

João Araújo disse aos jornalistas que “a decisão é profundamente injusta e injustificada” e que irá “interpor recurso”.

A decisão foi revelada por João Araújo às 22h20, quase quatro horas depois de ter sido anunciada a sua revelação “para dentro de alguns minutos”.

Esta era a medida de coação mais pesada que podia ser aplicada aos arguidos no processo.

Às 22h30, Teresa Santos, escrivã do tribunal, iniciou a leitura de um comunicado oficial das autoridades judiciais.

Segundo o comunicado, José Sócrates, o empresário Carlos Santos Silva e o motorista João Perna ficam em prisão preventiva, indiciados por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais. Ao motorista de Sócrates foi também imputado o crime de “detenção de arma proibida”.

O advogado Gonçalo Trindade Ferreira ficou com medida de termo de identidade e residência, com proibição de se ausentar do país, devendo entregar o passaporte ao tribunal, e proibição de contactos com os restantes arguidos.

À partida, a prisão preventiva pode ser estendida até um ano e meio, mas o prazo pode estender-se a dois anos, em caso de crime comprovado, ou 40 meses, por excecional complexidade do caso. As medidas de coação serão reavaliadas pelo tribunal de três em três meses.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acredito que ele seja culpado dos crimes de que é acusado, mas julgue-se em tribunal.
    Tambem gostaria de ver esta ação contra outros ex ou atuais governantes que terão ganho fortunas pelos mesmos metodos, que eu não consigo nomear mas que a policia saberá quem são.
    Tambem acho muito conveniente que após uma semana negra para o governo com todas as vergonhas por que passou, logo por acaso esta tinha sido a altura escolhida para prender o homem, claro que foi coincidencia, nem me atrevo a sugerir que a politica e a justiça andam de mãos dadas.
    Mas que deu um jeitaço, lá isso deu.

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …