José Sócrates em prisão preventiva

Antonio Cruz / ABr

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal aplicou esta segunda-feira a prisão preventiva a José Sócrates como medida de coação, no âmbito de um processo por crimes económicos, indicou o advogado à saída do Campus de Justiça, em Lisboa.

O advogado de José Sócrates, João Araújo, revelou aos jornalistas, à saída do Campus de Justiça, a medida de coação aplicada ao ex-primeiro-ministro.

João Araújo disse aos jornalistas que “a decisão é profundamente injusta e injustificada” e que irá “interpor recurso”.

A decisão foi revelada por João Araújo às 22h20, quase quatro horas depois de ter sido anunciada a sua revelação “para dentro de alguns minutos”.

Esta era a medida de coação mais pesada que podia ser aplicada aos arguidos no processo.

Às 22h30, Teresa Santos, escrivã do tribunal, iniciou a leitura de um comunicado oficial das autoridades judiciais.

Segundo o comunicado, José Sócrates, o empresário Carlos Santos Silva e o motorista João Perna ficam em prisão preventiva, indiciados por fraude fiscal, corrupção e branqueamento de capitais. Ao motorista de Sócrates foi também imputado o crime de “detenção de arma proibida”.

O advogado Gonçalo Trindade Ferreira ficou com medida de termo de identidade e residência, com proibição de se ausentar do país, devendo entregar o passaporte ao tribunal, e proibição de contactos com os restantes arguidos.

À partida, a prisão preventiva pode ser estendida até um ano e meio, mas o prazo pode estender-se a dois anos, em caso de crime comprovado, ou 40 meses, por excecional complexidade do caso. As medidas de coação serão reavaliadas pelo tribunal de três em três meses.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu acredito que ele seja culpado dos crimes de que é acusado, mas julgue-se em tribunal.
    Tambem gostaria de ver esta ação contra outros ex ou atuais governantes que terão ganho fortunas pelos mesmos metodos, que eu não consigo nomear mas que a policia saberá quem são.
    Tambem acho muito conveniente que após uma semana negra para o governo com todas as vergonhas por que passou, logo por acaso esta tinha sido a altura escolhida para prender o homem, claro que foi coincidencia, nem me atrevo a sugerir que a politica e a justiça andam de mãos dadas.
    Mas que deu um jeitaço, lá isso deu.

RESPONDER

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …