Sócrates entra na campanha e diz que está com o PS e António Costa

João Relvas / Lusa

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, à chegada a casa depois de ter sido libertado

O antigo primeiro-ministro José Sócrates disse que está ao lado do PS e de António Costa pela vitória eleitoral nas eleições legislativas de 4 de outubro.

Numa declaração divulgada esta terça-feira pelo JN, quatro dias depois de ter deixado a prisão em Évora, José Sócrates afirma que “há um tempo para tudo. Neste momento, o que mais me importa é que todos aqueles que se batem por uma alternativa política de mudança saibam que estou do seu lado. Ao lado do PS, ao lado de António Costa pela vitória eleitoral”.

O antigo primeiro-ministro deixou ainda uma palavra aos amigos e às mensagens de solidariedade que recebeu desde que foi detido preventivamente a 21 de novembro de 2014.

“Desejo agradecer aos inúmeros amigos e cidadãos as mensagens de apoio e de solidariedade que me fizeram chegar. Em particular, agradeço aos militantes e simpatizantes do PS o apoio e o companheirismo sem falhas que sempre me dispensaram e que tanto me sensibilizaram”, disse.

José Sócrates está desde sexta-feira em prisão domiciliária, em Lisboa, depois de nove meses e meio de prisão preventiva em Évora, no âmbito da chamada Operação Marquês.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

A decisão de alterar as medidas de coação do antigo primeiro-ministro, o único dos arguidos da Operação Marquês que ainda estava na cadeia, foi anunciada na sexta-feira pelo Tribunal da Comarca de Lisboa.

Os advogados de defesa de Sócrates já afirmaram ser “insuficiente” esta alteração na medida de coação imposta ao ex-primeiro-ministro e anunciaram que vão recorrer da decisão.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Depois de ouvir estas declarações de José Sócrates, António Costa deve estar a pensar “Mais vale sozinho que mal acompanhado!”

  2. Por questão de princípios claros, qualquer indivíduo da política sobre quem recaem fortes indícios criminais demite-se e tende a ficar calado até que…
    Este senhor, pelo contrário insinua-se como patrono político dum partido que tem um líder próprio. É caso para perguntar “quem quer um indiciado por vários crimes de colarinho como apoiante nas eleições”? Só mesmo um partido que no fundo permanece socratista. Aliás não é de estranhar que uma deputada do PS (Margarida Marques por Leiria) tenha sido “despromovida” pela Comissão Europeia – por supostamente usar o trombone político em assunto confidencial – porque terá decidido bufar, mas que agora parece ir ser “premiada” por A.Costa como futura ministra dos assuntos Europeus !?! Lá se fazem, cá te pagaremos querida!

  3. Pois o apoio de Sócrates à campanha do PS só comprova a ligação antiga entre as ideias de Sócrates e Costa. Ideias que levaram o país à falência e puseram milhões de portugueses na miséria até há pouco tempo, pois não dá para comer ou vender auto-estradas e PPPs, as quais vamos estar a pagar nos próximos 50 anos. Felizmente o país já está muito melhor e esperamos que não se deite tudo a perder se voltarem os socialistas do costume.

  4. E faz muito bem porque assim que o governo do seu ex-nº 2 no seu governo tomar posse (e vai tomar sem qualquer dúvida) o seu processo será arquivado e será paga uma grande indemnização.

    Sócrates pode ser muita coisa mas burro não é de certeza…

  5. Anda “tudo”, (salvo seja…) a tentar tirar dividendos para a campanha da coligação. Que pena que não sejam capazes de usar bons argumentos, mas isso é o que não têm!…

    • “Dividendos…” Isso é outra carpideira tipo “perseguição política” própria de “boys & girls” expectantes!
      Que se saiba ninguém dos partidos ou do governo, diria até que nem aqui, alguém alvitrou “dividendos para…” pois se até os debates televisivos pouco influenciam… Convenhamos que, independentemente dos que por aqui passam, os poucos que opinam certamente não constituem “frente de combate” com a “relevância” do seu “tuto, (salvo seja…)” Talvez por isso não passe de ‘bicefaleias’ em salva de tia carpideira de mãos postas sem visita à pia da entrada. Quer dizer, sem molhar o dedo pr’a “benção” que o povo já conhece!

      • Não convence, nem confunde. Carpideira era talvez a sua tia, e essa já deve ter morrido há muito tempo. Pois se o sobrinho é do principio do século passado, o Viés Salazarento.

        • Convencer ou confundir são actos mais próximos da política nua e crua… E em política o que nunca morrerá é a liberdade de associar vitimização a carpir e isso não é nem aq
          Como por ventura não sabe, a generalidade dos amigos dos nossos filhos chamam-nos tios por questão prática de nomes. Nesse sentido, e desde que não interferisse, um filho seu amigo dos nossos chamar-nos-ia Tios! A interpretação que fez é da sua responsabilidade porque implícitamente é alusão carinhosa às tias do bloco de esquerda e desculpe se não a fiz gozar de tanto afecto.

  6. Depois de tão apregoada disponibilidade de Sócrates imaginem a reacção do COSTA como se sob ataque cerrado de abelhas! Sublinhado por um roncoso NÂÂÂO… Xô… Xô…

  7. Pois está-se mesmo a ver até onde chega a pouca vergonha e a irresponsabilidade; agora pelos vistos vamos ter a trempe montada Sócrates, Costa e Marocas resta esperar pelo cozinhado que se for da mesma receita dos dois anteriores governantes passaremos á 4ª entrega do país ás instituições internacionais.

RESPONDER

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …