Sócrates entra na campanha e diz que está com o PS e António Costa

João Relvas / Lusa

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, à chegada a casa depois de ter sido libertado

O antigo primeiro-ministro José Sócrates disse que está ao lado do PS e de António Costa pela vitória eleitoral nas eleições legislativas de 4 de outubro.

Numa declaração divulgada esta terça-feira pelo JN, quatro dias depois de ter deixado a prisão em Évora, José Sócrates afirma que “há um tempo para tudo. Neste momento, o que mais me importa é que todos aqueles que se batem por uma alternativa política de mudança saibam que estou do seu lado. Ao lado do PS, ao lado de António Costa pela vitória eleitoral”.

O antigo primeiro-ministro deixou ainda uma palavra aos amigos e às mensagens de solidariedade que recebeu desde que foi detido preventivamente a 21 de novembro de 2014.

“Desejo agradecer aos inúmeros amigos e cidadãos as mensagens de apoio e de solidariedade que me fizeram chegar. Em particular, agradeço aos militantes e simpatizantes do PS o apoio e o companheirismo sem falhas que sempre me dispensaram e que tanto me sensibilizaram”, disse.

José Sócrates está desde sexta-feira em prisão domiciliária, em Lisboa, depois de nove meses e meio de prisão preventiva em Évora, no âmbito da chamada Operação Marquês.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

A decisão de alterar as medidas de coação do antigo primeiro-ministro, o único dos arguidos da Operação Marquês que ainda estava na cadeia, foi anunciada na sexta-feira pelo Tribunal da Comarca de Lisboa.

Os advogados de defesa de Sócrates já afirmaram ser “insuficiente” esta alteração na medida de coação imposta ao ex-primeiro-ministro e anunciaram que vão recorrer da decisão.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Depois de ouvir estas declarações de José Sócrates, António Costa deve estar a pensar “Mais vale sozinho que mal acompanhado!”

  2. Por questão de princípios claros, qualquer indivíduo da política sobre quem recaem fortes indícios criminais demite-se e tende a ficar calado até que…
    Este senhor, pelo contrário insinua-se como patrono político dum partido que tem um líder próprio. É caso para perguntar “quem quer um indiciado por vários crimes de colarinho como apoiante nas eleições”? Só mesmo um partido que no fundo permanece socratista. Aliás não é de estranhar que uma deputada do PS (Margarida Marques por Leiria) tenha sido “despromovida” pela Comissão Europeia – por supostamente usar o trombone político em assunto confidencial – porque terá decidido bufar, mas que agora parece ir ser “premiada” por A.Costa como futura ministra dos assuntos Europeus !?! Lá se fazem, cá te pagaremos querida!

  3. Pois o apoio de Sócrates à campanha do PS só comprova a ligação antiga entre as ideias de Sócrates e Costa. Ideias que levaram o país à falência e puseram milhões de portugueses na miséria até há pouco tempo, pois não dá para comer ou vender auto-estradas e PPPs, as quais vamos estar a pagar nos próximos 50 anos. Felizmente o país já está muito melhor e esperamos que não se deite tudo a perder se voltarem os socialistas do costume.

  4. E faz muito bem porque assim que o governo do seu ex-nº 2 no seu governo tomar posse (e vai tomar sem qualquer dúvida) o seu processo será arquivado e será paga uma grande indemnização.

    Sócrates pode ser muita coisa mas burro não é de certeza…

  5. Anda “tudo”, (salvo seja…) a tentar tirar dividendos para a campanha da coligação. Que pena que não sejam capazes de usar bons argumentos, mas isso é o que não têm!…

    • “Dividendos…” Isso é outra carpideira tipo “perseguição política” própria de “boys & girls” expectantes!
      Que se saiba ninguém dos partidos ou do governo, diria até que nem aqui, alguém alvitrou “dividendos para…” pois se até os debates televisivos pouco influenciam… Convenhamos que, independentemente dos que por aqui passam, os poucos que opinam certamente não constituem “frente de combate” com a “relevância” do seu “tuto, (salvo seja…)” Talvez por isso não passe de ‘bicefaleias’ em salva de tia carpideira de mãos postas sem visita à pia da entrada. Quer dizer, sem molhar o dedo pr’a “benção” que o povo já conhece!

      • Não convence, nem confunde. Carpideira era talvez a sua tia, e essa já deve ter morrido há muito tempo. Pois se o sobrinho é do principio do século passado, o Viés Salazarento.

        • Convencer ou confundir são actos mais próximos da política nua e crua… E em política o que nunca morrerá é a liberdade de associar vitimização a carpir e isso não é nem aq
          Como por ventura não sabe, a generalidade dos amigos dos nossos filhos chamam-nos tios por questão prática de nomes. Nesse sentido, e desde que não interferisse, um filho seu amigo dos nossos chamar-nos-ia Tios! A interpretação que fez é da sua responsabilidade porque implícitamente é alusão carinhosa às tias do bloco de esquerda e desculpe se não a fiz gozar de tanto afecto.

  6. Depois de tão apregoada disponibilidade de Sócrates imaginem a reacção do COSTA como se sob ataque cerrado de abelhas! Sublinhado por um roncoso NÂÂÂO… Xô… Xô…

  7. Pois está-se mesmo a ver até onde chega a pouca vergonha e a irresponsabilidade; agora pelos vistos vamos ter a trempe montada Sócrates, Costa e Marocas resta esperar pelo cozinhado que se for da mesma receita dos dois anteriores governantes passaremos á 4ª entrega do país ás instituições internacionais.

RESPONDER

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …