Sócrates entra na campanha e diz que está com o PS e António Costa

João Relvas / Lusa

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates, à chegada a casa depois de ter sido libertado

O antigo primeiro-ministro José Sócrates disse que está ao lado do PS e de António Costa pela vitória eleitoral nas eleições legislativas de 4 de outubro.

Numa declaração divulgada esta terça-feira pelo JN, quatro dias depois de ter deixado a prisão em Évora, José Sócrates afirma que “há um tempo para tudo. Neste momento, o que mais me importa é que todos aqueles que se batem por uma alternativa política de mudança saibam que estou do seu lado. Ao lado do PS, ao lado de António Costa pela vitória eleitoral”.

O antigo primeiro-ministro deixou ainda uma palavra aos amigos e às mensagens de solidariedade que recebeu desde que foi detido preventivamente a 21 de novembro de 2014.

“Desejo agradecer aos inúmeros amigos e cidadãos as mensagens de apoio e de solidariedade que me fizeram chegar. Em particular, agradeço aos militantes e simpatizantes do PS o apoio e o companheirismo sem falhas que sempre me dispensaram e que tanto me sensibilizaram”, disse.

José Sócrates está desde sexta-feira em prisão domiciliária, em Lisboa, depois de nove meses e meio de prisão preventiva em Évora, no âmbito da chamada Operação Marquês.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

A decisão de alterar as medidas de coação do antigo primeiro-ministro, o único dos arguidos da Operação Marquês que ainda estava na cadeia, foi anunciada na sexta-feira pelo Tribunal da Comarca de Lisboa.

Os advogados de defesa de Sócrates já afirmaram ser “insuficiente” esta alteração na medida de coação imposta ao ex-primeiro-ministro e anunciaram que vão recorrer da decisão.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Depois de ouvir estas declarações de José Sócrates, António Costa deve estar a pensar “Mais vale sozinho que mal acompanhado!”

  2. Por questão de princípios claros, qualquer indivíduo da política sobre quem recaem fortes indícios criminais demite-se e tende a ficar calado até que…
    Este senhor, pelo contrário insinua-se como patrono político dum partido que tem um líder próprio. É caso para perguntar “quem quer um indiciado por vários crimes de colarinho como apoiante nas eleições”? Só mesmo um partido que no fundo permanece socratista. Aliás não é de estranhar que uma deputada do PS (Margarida Marques por Leiria) tenha sido “despromovida” pela Comissão Europeia – por supostamente usar o trombone político em assunto confidencial – porque terá decidido bufar, mas que agora parece ir ser “premiada” por A.Costa como futura ministra dos assuntos Europeus !?! Lá se fazem, cá te pagaremos querida!

  3. Pois o apoio de Sócrates à campanha do PS só comprova a ligação antiga entre as ideias de Sócrates e Costa. Ideias que levaram o país à falência e puseram milhões de portugueses na miséria até há pouco tempo, pois não dá para comer ou vender auto-estradas e PPPs, as quais vamos estar a pagar nos próximos 50 anos. Felizmente o país já está muito melhor e esperamos que não se deite tudo a perder se voltarem os socialistas do costume.

  4. E faz muito bem porque assim que o governo do seu ex-nº 2 no seu governo tomar posse (e vai tomar sem qualquer dúvida) o seu processo será arquivado e será paga uma grande indemnização.

    Sócrates pode ser muita coisa mas burro não é de certeza…

  5. Anda “tudo”, (salvo seja…) a tentar tirar dividendos para a campanha da coligação. Que pena que não sejam capazes de usar bons argumentos, mas isso é o que não têm!…

    • “Dividendos…” Isso é outra carpideira tipo “perseguição política” própria de “boys & girls” expectantes!
      Que se saiba ninguém dos partidos ou do governo, diria até que nem aqui, alguém alvitrou “dividendos para…” pois se até os debates televisivos pouco influenciam… Convenhamos que, independentemente dos que por aqui passam, os poucos que opinam certamente não constituem “frente de combate” com a “relevância” do seu “tuto, (salvo seja…)” Talvez por isso não passe de ‘bicefaleias’ em salva de tia carpideira de mãos postas sem visita à pia da entrada. Quer dizer, sem molhar o dedo pr’a “benção” que o povo já conhece!

      • Não convence, nem confunde. Carpideira era talvez a sua tia, e essa já deve ter morrido há muito tempo. Pois se o sobrinho é do principio do século passado, o Viés Salazarento.

        • Convencer ou confundir são actos mais próximos da política nua e crua… E em política o que nunca morrerá é a liberdade de associar vitimização a carpir e isso não é nem aq
          Como por ventura não sabe, a generalidade dos amigos dos nossos filhos chamam-nos tios por questão prática de nomes. Nesse sentido, e desde que não interferisse, um filho seu amigo dos nossos chamar-nos-ia Tios! A interpretação que fez é da sua responsabilidade porque implícitamente é alusão carinhosa às tias do bloco de esquerda e desculpe se não a fiz gozar de tanto afecto.

  6. Depois de tão apregoada disponibilidade de Sócrates imaginem a reacção do COSTA como se sob ataque cerrado de abelhas! Sublinhado por um roncoso NÂÂÂO… Xô… Xô…

  7. Pois está-se mesmo a ver até onde chega a pouca vergonha e a irresponsabilidade; agora pelos vistos vamos ter a trempe montada Sócrates, Costa e Marocas resta esperar pelo cozinhado que se for da mesma receita dos dois anteriores governantes passaremos á 4ª entrega do país ás instituições internacionais.

RESPONDER

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CDS tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …