Sócrates assinala liberdade com visita a Soares mas pode esperar novos processos

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

José Sócrates fez a sua primeira saída de casa, em liberdade, neste sábado, após a revisão das medidas de coacção que lhe foram aplicadas no âmbito da Operação Marquês. O amigo Mário Soares foi o contemplado com a visita do ex-primeiro-ministro.

O ex-primeiro-ministro saiu de casa por volta da uma da tarde, sem prestar declarações aos jornalistas.

Mário Soares foi, por diversas vezes, visitar o ex-governante ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde esteve detido por quase 11 meses, e não deixou de lhe dar pessoalmente os parabéns quando esteve em prisão domiciliária.

José Sócrates foi, assim, retribuir a simpatia ao ex-presidente da República, agora que foi libertado das medidas de coacção mais gravosas.

Mais processos na calha

Embora podendo congratular-se com esta pequena vitória na investigação da Operação Marquês, José Sócrates não vai descansar de alívio, já que na forja podem estar novos processos judiciais.

Correio da Manhã cita os casos do Parque Escolar e do TGV, com o envolvimento do Grupo Lena, e a situação da compra dos direitos televisivos em que Sócrates foi sócio de Pais do Amaral e de Rui Pedro Soares, assim como os casos do Aeroporto da OTA e das PPP (Parcerias Público Privadas), como situações que ainda estarão sob investigação no Ministério Público.

Enquanto isso, José Sócrates ainda deverá ter que esperar mais alguns meses até que lhe seja deduzida acusação no processo Operação Marquês, segundo apurou o Diário de Notícias.

“Ministério Público levou uma trepa”

Os advogados de José Sócrates, que estiveram na sexta-feira à noite reunidos com o ex-primeiro-ministro durante mais de cinco horas, vão neste sábado falar com a comunicação social.

João Araújo já se congratulou com a libertação do seu cliente, lamentando que vem com “um atraso de 11 meses”.

“O Ministério Público insiste em esconder que levou uma trepa. É uma tentativa de esconder a verdade. É uma vigarice”, atirou ainda o advogado aos jornalistas, à porta da casa de Sócrates.

Em declarações à SIC, João Araújo salientou ainda que “está em execução um plano político de subversão do regime democrático por alguns sectores do poder judicial” que querem formar “um país novo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..e o Zé Lelo cigano continua preso por ter roubado um burro a uma velhota na aldeia, e o burro já era velho, mas continua preso o pobre cigano.

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …