Sócrates assinala liberdade com visita a Soares mas pode esperar novos processos

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

José Sócrates fez a sua primeira saída de casa, em liberdade, neste sábado, após a revisão das medidas de coacção que lhe foram aplicadas no âmbito da Operação Marquês. O amigo Mário Soares foi o contemplado com a visita do ex-primeiro-ministro.

O ex-primeiro-ministro saiu de casa por volta da uma da tarde, sem prestar declarações aos jornalistas.

Mário Soares foi, por diversas vezes, visitar o ex-governante ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde esteve detido por quase 11 meses, e não deixou de lhe dar pessoalmente os parabéns quando esteve em prisão domiciliária.

José Sócrates foi, assim, retribuir a simpatia ao ex-presidente da República, agora que foi libertado das medidas de coacção mais gravosas.

Mais processos na calha

Embora podendo congratular-se com esta pequena vitória na investigação da Operação Marquês, José Sócrates não vai descansar de alívio, já que na forja podem estar novos processos judiciais.

Correio da Manhã cita os casos do Parque Escolar e do TGV, com o envolvimento do Grupo Lena, e a situação da compra dos direitos televisivos em que Sócrates foi sócio de Pais do Amaral e de Rui Pedro Soares, assim como os casos do Aeroporto da OTA e das PPP (Parcerias Público Privadas), como situações que ainda estarão sob investigação no Ministério Público.

Enquanto isso, José Sócrates ainda deverá ter que esperar mais alguns meses até que lhe seja deduzida acusação no processo Operação Marquês, segundo apurou o Diário de Notícias.

“Ministério Público levou uma trepa”

Os advogados de José Sócrates, que estiveram na sexta-feira à noite reunidos com o ex-primeiro-ministro durante mais de cinco horas, vão neste sábado falar com a comunicação social.

João Araújo já se congratulou com a libertação do seu cliente, lamentando que vem com “um atraso de 11 meses”.

“O Ministério Público insiste em esconder que levou uma trepa. É uma tentativa de esconder a verdade. É uma vigarice”, atirou ainda o advogado aos jornalistas, à porta da casa de Sócrates.

Em declarações à SIC, João Araújo salientou ainda que “está em execução um plano político de subversão do regime democrático por alguns sectores do poder judicial” que querem formar “um país novo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..e o Zé Lelo cigano continua preso por ter roubado um burro a uma velhota na aldeia, e o burro já era velho, mas continua preso o pobre cigano.

RESPONDER

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …