Sócrates assinala liberdade com visita a Soares mas pode esperar novos processos

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

José Sócrates fez a sua primeira saída de casa, em liberdade, neste sábado, após a revisão das medidas de coacção que lhe foram aplicadas no âmbito da Operação Marquês. O amigo Mário Soares foi o contemplado com a visita do ex-primeiro-ministro.

O ex-primeiro-ministro saiu de casa por volta da uma da tarde, sem prestar declarações aos jornalistas.

Mário Soares foi, por diversas vezes, visitar o ex-governante ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde esteve detido por quase 11 meses, e não deixou de lhe dar pessoalmente os parabéns quando esteve em prisão domiciliária.

José Sócrates foi, assim, retribuir a simpatia ao ex-presidente da República, agora que foi libertado das medidas de coacção mais gravosas.

Mais processos na calha

Embora podendo congratular-se com esta pequena vitória na investigação da Operação Marquês, José Sócrates não vai descansar de alívio, já que na forja podem estar novos processos judiciais.

Correio da Manhã cita os casos do Parque Escolar e do TGV, com o envolvimento do Grupo Lena, e a situação da compra dos direitos televisivos em que Sócrates foi sócio de Pais do Amaral e de Rui Pedro Soares, assim como os casos do Aeroporto da OTA e das PPP (Parcerias Público Privadas), como situações que ainda estarão sob investigação no Ministério Público.

Enquanto isso, José Sócrates ainda deverá ter que esperar mais alguns meses até que lhe seja deduzida acusação no processo Operação Marquês, segundo apurou o Diário de Notícias.

“Ministério Público levou uma trepa”

Os advogados de José Sócrates, que estiveram na sexta-feira à noite reunidos com o ex-primeiro-ministro durante mais de cinco horas, vão neste sábado falar com a comunicação social.

João Araújo já se congratulou com a libertação do seu cliente, lamentando que vem com “um atraso de 11 meses”.

“O Ministério Público insiste em esconder que levou uma trepa. É uma tentativa de esconder a verdade. É uma vigarice”, atirou ainda o advogado aos jornalistas, à porta da casa de Sócrates.

Em declarações à SIC, João Araújo salientou ainda que “está em execução um plano político de subversão do regime democrático por alguns sectores do poder judicial” que querem formar “um país novo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..e o Zé Lelo cigano continua preso por ter roubado um burro a uma velhota na aldeia, e o burro já era velho, mas continua preso o pobre cigano.

RESPONDER

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Páginas ocultas do PRR revelam "reedição da troika" na reforma aos hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros. O jornal Expresso …

Já há uma explicação científica para as "dunas" do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica. A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …