Sócrates assinala liberdade com visita a Soares mas pode esperar novos processos

Pedro Nunes / Lusa

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, abandona a sua casa para exercer o seu direito de voto

José Sócrates fez a sua primeira saída de casa, em liberdade, neste sábado, após a revisão das medidas de coacção que lhe foram aplicadas no âmbito da Operação Marquês. O amigo Mário Soares foi o contemplado com a visita do ex-primeiro-ministro.

O ex-primeiro-ministro saiu de casa por volta da uma da tarde, sem prestar declarações aos jornalistas.

Mário Soares foi, por diversas vezes, visitar o ex-governante ao Estabelecimento Prisional de Évora, onde esteve detido por quase 11 meses, e não deixou de lhe dar pessoalmente os parabéns quando esteve em prisão domiciliária.

José Sócrates foi, assim, retribuir a simpatia ao ex-presidente da República, agora que foi libertado das medidas de coacção mais gravosas.

Mais processos na calha

Embora podendo congratular-se com esta pequena vitória na investigação da Operação Marquês, José Sócrates não vai descansar de alívio, já que na forja podem estar novos processos judiciais.

Correio da Manhã cita os casos do Parque Escolar e do TGV, com o envolvimento do Grupo Lena, e a situação da compra dos direitos televisivos em que Sócrates foi sócio de Pais do Amaral e de Rui Pedro Soares, assim como os casos do Aeroporto da OTA e das PPP (Parcerias Público Privadas), como situações que ainda estarão sob investigação no Ministério Público.

Enquanto isso, José Sócrates ainda deverá ter que esperar mais alguns meses até que lhe seja deduzida acusação no processo Operação Marquês, segundo apurou o Diário de Notícias.

“Ministério Público levou uma trepa”

Os advogados de José Sócrates, que estiveram na sexta-feira à noite reunidos com o ex-primeiro-ministro durante mais de cinco horas, vão neste sábado falar com a comunicação social.

João Araújo já se congratulou com a libertação do seu cliente, lamentando que vem com “um atraso de 11 meses”.

“O Ministério Público insiste em esconder que levou uma trepa. É uma tentativa de esconder a verdade. É uma vigarice”, atirou ainda o advogado aos jornalistas, à porta da casa de Sócrates.

Em declarações à SIC, João Araújo salientou ainda que “está em execução um plano político de subversão do regime democrático por alguns sectores do poder judicial” que querem formar “um país novo”.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …..e o Zé Lelo cigano continua preso por ter roubado um burro a uma velhota na aldeia, e o burro já era velho, mas continua preso o pobre cigano.

RESPONDER

EMA aprova uso da vacina da Moderna para jovens entre os 12 e 17 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) aprovou, esta sexta-feira, a administração da vacina da Moderna em jovens dos 12 aos 17 anos. Foi aprovada a administração da vacina da Moderna para jovens menores de idade. A …

Dizer que MAI autorizou festejos do Sporting é "delírio"

Esta sexta-feira, no Funchal, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, voltou a distanciar-se do modelo adotado pelo Sporting para os festejos do campeonato. Os festejos do Sporting, do passado dia 11 de maio, não cumpriram …

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …