MP suspeita que Sócrates participou em negócio de direitos televisivos

José Goulão / Flickr

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

José Sócrates, durante as gravações da mensagem de Natal de 2008.

O despacho que levou à prisão de José Sócrates refere suspeitas de que o ex-Primeiro-ministro e Carlos Santos Silva financiaram, em 2011, a compra dos direitos televisivos da Liga espanhola.

A compra, em 2011, dos direitos da Liga espanhola foi feita por uma empresa de Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT e atual presidente da SAD do Belenenses.

De acordo com o Diário de Notícias, o Ministério Público acredita que Sócrates e o empresário entraram no capital da empresa de Rui Pedro Soares através de uma sociedade espanhola, a Walton Grupo Inversor, em que Santos Silva também é investidor.

O dinheiro para a operação foi movimentado a partir de duas contas do BES em nome de Santos Silva, mas que o Ministério Público afirma serem de Sócrates.

Em declarações ao Diário de Notícias, o advogado e irmão de Rui Pedro Soares negou o envolvimento do ex-chefe de Governo no negócio da compra dos direitos televisivos.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Agradecia que fossem á lista das acusações e vejam se não há mais algumas para juntar ao catálogo.Desgraçado do homem é culpado de tudo…

  2. Mexilhao, sai da concha. Ainda se vai descobrir que o Sócrates participou no assassinato do Kennedy e há quem diga que foi visto com o Bin Laden a prepar o 11 de Setembro.

  3. Percebe-se o que estão a fazer ao Ex-PM José Sócrates, para trás, na área política que lhe é oposta temos uma hecatombe de acontecimentos, no que diz respeito em fugas ao fisco, braqueamento de capitais, corrupção em larga escala (BPN, BPP. BES, Submarinos, Vistos Gold) e uma política executada pelos atuais ocupantes do poder que desgraçaram os portugueses, destruiram o País depois de dizerem que iam fazer muito melhor. Por este andar, não tardará muito e vão culpar o Ex-PM José Sócrates por não chover… Vergonhoso!!!

  4. até hoje nunca comentei noticias sobre a prisão preventiva no nosso ex-primeiro ministro Sócrates… vou faze-lo dentro desta noticia porque ando chocado com a nossa Justiça Portuguesa. Aqui achincalha-se qualquer pessoa por dá cá aquela palha…Se alguém foi perseguido quer por jornalistas quer pela justiça e por políticos do PSD foi José Sócrates, ainda governante…..Mas há mais….o Ministério Publico andava pelos vistos a investigar avida dele à mais de 1 ano…Certo, pois é um cidadão português, ou não é um cidadão que tem direitos e obrigações para com a sociedade e se prevarica, deve ser castigado, mas o que não é correto é que quando é emitida a ordem de detenção, imediatamente o ministério publico não faça a acusação dos fatos que imputa a essa pessoa e pelo contrario, a prenda e posteriormente vá à procura de provas de culpabilização…Isso é inadmissível num estado dito democrático, com a agravante o próprio MP fazer tabua rasa do dito segredo de Justiça…Que segredo? só se for para mim…para certos jornalistas não existe, mais devia ser obrigatório e não um refugio destes a divulgação das suas fontes, pois de fontes anonimas está o mundo cheio

  5. Não nutro simpatia pelo Ex-primeiro ministro José Sócrates mas se a pessoa não se tem metido com as fériazinhas dos senhores juízes estaria agora muito sossegadinho e não preso em Elvas. Que se faça justiça?! Peço também à Justiça que não se esqueça de acusar o Paulinho das Feiras, o Dias Loureiro e outros, porque depois do banco podre (BES) falir estão a saber-se os podres todos e provas anteriores não devem faltar, faltam é tom… para o fazer digo coragem.
    Já agora, para que é que foram aquelas sentenças absurdamente pesadas atribuídas aos dois incendiários do Caramulo? Querem agradar à populaça com justiceirismo? A Justiça já está tão descridibilazada aos olhos da Opinião Pública que não sei se agora ainda terá salvação.

RESPONDER

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …

Exame de Matemática A criticado. Prova "infeliz" não permite "distinguir" alunos

A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) criticou esta quinta-feira a elaboração do exame nacional de Matemática A, prova realizada por mais de 38.699 alunos que pretendem concorrer ao Ensino Superior. No entender da SPM, "o …