“Sobrou uma.” Vereador de Torres Novas vacinado sem ser prioritário

Abir Sultan / EPA

Carlos Ramos, vereador da câmara municipal de Torres Novas, tomou a vacina contra a covid-19 sem fazer parte de nenhum grupo prioritário. É mais um caso de vacinação indevida.

O caso é noticiado pelo Observador, que escreve que o próprio justificou a toma da vacina dizendo que “sobrou uma” e que “não existia mais ninguém para ser vacinado”.

Carlos Ramos disse ainda que tomou a vacina em “circunstâncias muito específicas” que compreendem o desempenho das suas funções no âmbito da Proteção Civil.

No momento em que a tomou, encontrava-se a “fazer o acompanhamento das equipas de vacinação do ACES do Médio Tejo, em conjunto com os bombeiros”. Como sobraram várias vacinas “após a vacinação da totalidade dos utentes e funcionários, dos bombeiros, sobrou uma e não existindo mais ninguém para ser vacinado, aceitei a proposta para ser vacinado em vez da vacina transformar-se em resíduo”, explicou ao diário.

O vereador da câmara municipal de Torres Novas não quis especificar quando ocorreu a toma da vacina, mas defendeu que “é necessário contextualizar e contemporizar a situação” da sua “primeira vacina”.

No momento em que tomou, garante, “não existiam critérios para as vacinas que sobrassem”.

“Penso que cumpri o dever de cidadão e ninguém foi prejudicado ou substituído. Não ocupei o lugar de ninguém. Penso que não é sério, havendo vacinas a sobrar, que sejam deitadas para o lixo”, afirmou. Ao matutino, a câmara municipal de Torres Novas garantiu que mais nenhum membro do executivo tomou a vacina.

De acordo com o Correio da Manhã, a Policia Judiciária (PJ) já recebeu cerca de uma dezena de inquéritos-crimes, por suspeita de abuso de poder na vacinação. Os crimes são puníveis até cinco anos de prisão e, segundo o diário, o INEM e a Cruz Vermelha fazem parte desta lista.

Na mira da PJ estão também vários lares pertencentes a misericórdias, onde diversos responsáveis, foram vacinados antes dos idosos. Os processos-crimes, abertos pelo DIAP de Lisboa, já estão na posse da PJ e deverão levar à constituição de arguidos.

Para evitar casos de vacinação indevida, a Direção-geral da Saúde (DGS) incluiu a obrigatoriedade de existência de uma lista de pessoas a convocar para a vacina contra a covid-19 no caso de sobrarem doses, sublinhando que deve ser sempre respeitada a ordem das prioridades.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma lista de suplentes sr. Vereador. Uma lista de suplentes e excusava de fazer o “frete” de levar a última vacina. Este país está mas é cheio de hipócritas!

  2. Um verdadeiro herói. Dando o peito às balas… Só para nenhuma vacina se perder. Merecia uma condecoração! Não haveria ninguém mais necessitado… Fantástico!

  3. Sobrou uma… Gozam com as pessoas. Pois sabem que nada lhes acontece.
    Um pouco estranho ter sobrado apenas uma… E logo por sorte o senhor estava lá para a receber.
    A ver se é chamado a justiça como dizem que os incumpridores serão…

RESPONDER

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …