“Sobrou uma.” Vereador de Torres Novas vacinado sem ser prioritário

Abir Sultan / EPA

Carlos Ramos, vereador da câmara municipal de Torres Novas, tomou a vacina contra a covid-19 sem fazer parte de nenhum grupo prioritário. É mais um caso de vacinação indevida.

O caso é noticiado pelo Observador, que escreve que o próprio justificou a toma da vacina dizendo que “sobrou uma” e que “não existia mais ninguém para ser vacinado”.

Carlos Ramos disse ainda que tomou a vacina em “circunstâncias muito específicas” que compreendem o desempenho das suas funções no âmbito da Proteção Civil.

No momento em que a tomou, encontrava-se a “fazer o acompanhamento das equipas de vacinação do ACES do Médio Tejo, em conjunto com os bombeiros”. Como sobraram várias vacinas “após a vacinação da totalidade dos utentes e funcionários, dos bombeiros, sobrou uma e não existindo mais ninguém para ser vacinado, aceitei a proposta para ser vacinado em vez da vacina transformar-se em resíduo”, explicou ao diário.

O vereador da câmara municipal de Torres Novas não quis especificar quando ocorreu a toma da vacina, mas defendeu que “é necessário contextualizar e contemporizar a situação” da sua “primeira vacina”.

No momento em que tomou, garante, “não existiam critérios para as vacinas que sobrassem”.

“Penso que cumpri o dever de cidadão e ninguém foi prejudicado ou substituído. Não ocupei o lugar de ninguém. Penso que não é sério, havendo vacinas a sobrar, que sejam deitadas para o lixo”, afirmou. Ao matutino, a câmara municipal de Torres Novas garantiu que mais nenhum membro do executivo tomou a vacina.

De acordo com o Correio da Manhã, a Policia Judiciária (PJ) já recebeu cerca de uma dezena de inquéritos-crimes, por suspeita de abuso de poder na vacinação. Os crimes são puníveis até cinco anos de prisão e, segundo o diário, o INEM e a Cruz Vermelha fazem parte desta lista.

Na mira da PJ estão também vários lares pertencentes a misericórdias, onde diversos responsáveis, foram vacinados antes dos idosos. Os processos-crimes, abertos pelo DIAP de Lisboa, já estão na posse da PJ e deverão levar à constituição de arguidos.

Para evitar casos de vacinação indevida, a Direção-geral da Saúde (DGS) incluiu a obrigatoriedade de existência de uma lista de pessoas a convocar para a vacina contra a covid-19 no caso de sobrarem doses, sublinhando que deve ser sempre respeitada a ordem das prioridades.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma lista de suplentes sr. Vereador. Uma lista de suplentes e excusava de fazer o “frete” de levar a última vacina. Este país está mas é cheio de hipócritas!

  2. Um verdadeiro herói. Dando o peito às balas… Só para nenhuma vacina se perder. Merecia uma condecoração! Não haveria ninguém mais necessitado… Fantástico!

  3. Sobrou uma… Gozam com as pessoas. Pois sabem que nada lhes acontece.
    Um pouco estranho ter sobrado apenas uma… E logo por sorte o senhor estava lá para a receber.
    A ver se é chamado a justiça como dizem que os incumpridores serão…

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …