“Sobrou uma.” Vereador de Torres Novas vacinado sem ser prioritário

Abir Sultan / EPA

Carlos Ramos, vereador da câmara municipal de Torres Novas, tomou a vacina contra a covid-19 sem fazer parte de nenhum grupo prioritário. É mais um caso de vacinação indevida.

O caso é noticiado pelo Observador, que escreve que o próprio justificou a toma da vacina dizendo que “sobrou uma” e que “não existia mais ninguém para ser vacinado”.

Carlos Ramos disse ainda que tomou a vacina em “circunstâncias muito específicas” que compreendem o desempenho das suas funções no âmbito da Proteção Civil.

No momento em que a tomou, encontrava-se a “fazer o acompanhamento das equipas de vacinação do ACES do Médio Tejo, em conjunto com os bombeiros”. Como sobraram várias vacinas “após a vacinação da totalidade dos utentes e funcionários, dos bombeiros, sobrou uma e não existindo mais ninguém para ser vacinado, aceitei a proposta para ser vacinado em vez da vacina transformar-se em resíduo”, explicou ao diário.

O vereador da câmara municipal de Torres Novas não quis especificar quando ocorreu a toma da vacina, mas defendeu que “é necessário contextualizar e contemporizar a situação” da sua “primeira vacina”.

No momento em que tomou, garante, “não existiam critérios para as vacinas que sobrassem”.

“Penso que cumpri o dever de cidadão e ninguém foi prejudicado ou substituído. Não ocupei o lugar de ninguém. Penso que não é sério, havendo vacinas a sobrar, que sejam deitadas para o lixo”, afirmou. Ao matutino, a câmara municipal de Torres Novas garantiu que mais nenhum membro do executivo tomou a vacina.

De acordo com o Correio da Manhã, a Policia Judiciária (PJ) já recebeu cerca de uma dezena de inquéritos-crimes, por suspeita de abuso de poder na vacinação. Os crimes são puníveis até cinco anos de prisão e, segundo o diário, o INEM e a Cruz Vermelha fazem parte desta lista.

Na mira da PJ estão também vários lares pertencentes a misericórdias, onde diversos responsáveis, foram vacinados antes dos idosos. Os processos-crimes, abertos pelo DIAP de Lisboa, já estão na posse da PJ e deverão levar à constituição de arguidos.

Para evitar casos de vacinação indevida, a Direção-geral da Saúde (DGS) incluiu a obrigatoriedade de existência de uma lista de pessoas a convocar para a vacina contra a covid-19 no caso de sobrarem doses, sublinhando que deve ser sempre respeitada a ordem das prioridades.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma lista de suplentes sr. Vereador. Uma lista de suplentes e excusava de fazer o “frete” de levar a última vacina. Este país está mas é cheio de hipócritas!

  2. Um verdadeiro herói. Dando o peito às balas… Só para nenhuma vacina se perder. Merecia uma condecoração! Não haveria ninguém mais necessitado… Fantástico!

  3. Sobrou uma… Gozam com as pessoas. Pois sabem que nada lhes acontece.
    Um pouco estranho ter sobrado apenas uma… E logo por sorte o senhor estava lá para a receber.
    A ver se é chamado a justiça como dizem que os incumpridores serão…

RESPONDER

Português identifica proteína que pode desbloquear imunoterapia contra o cancro

Uma proteína que ajuda os tumores a escaparem ao sistema imunológico e, em certos tipos de cancro, está associada a uma menor probabilidade de sobrevivência, foi identificada por um grupo de investigadores liderados pelo português …

Documentos revelam que o Palácio de Buckingham proibiu a contratação de minorias étnicas

De acordo com uma nova investigação, o Palácio de Buckingham proibiu "imigrantes de cor ou estrangeiros" de servir em funções clericais na casa real até ao final dos anos 1960. A investigação levada a cabo pelo …

Obama prevê surgimento de "novas religiões" caso se prove existência de alienígenas

O ex-Presidente Barack Obama considerou que evidências concretas de vida alienígena mudariam a sociedade global, dando espaço para discussões sobre os sistemas de armas de defesa e a criação de novas religiões. Numa entrevista publicada na …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Goldman Sachs prevê um campeão estreante no Euro 2020 (e já traçou o destino de Portugal)

Analistas do Goldman Sachs já sabem quem vai vencer o Euro 2020 que foi adiado para este ano, por causa da pandemia de covid-19. A sua previsão, com base em estatísticas, é de que o …

Estado norte-americano está a oferecer armas a quem for vacinado

Com o objetivo de aumentar o número de vacinados, a West Virginia está a organizar um sorteio onde irá oferecer armas. Só quem já foi inoculado contra a covid-19 pode participar. Numa altura em que o …

Terceira vacina russa contra a covid-19 tem eficácia superior a 80%

A terceira vacina contra a covid-19 produzida pela Rússia tem uma eficácia superior a 80%, avançou esta quarta-feira a agência de notícias russa Interfax, citando dados preliminares fornecidos pelo laboratório responsável. De acordo com a informação …

Vacina da Janssen vai ser administrada a homens abaixo dos 50 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai retirar a limitação de idade na administração da vacina da Janssen aos homens, avançou esta quarta-feira o coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19. "A …

EUA. Trump prevê ser "reposto" na presidência em agosto

O ex-Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, tem dito a várias pessoas que espera de ser "reposto" na Casa Branca em agosto, escreveu no Twitter uma jornalista do New York Times, Maggie Haberman, na …

Grupo de elefantes foge e causa rasto de destruição de 500 quilómetros na China

Um grupo de 15 elefantes causou um rasto de destruição no sudoeste da China. A manada selvagem destruiu celeiros e campos de cultivo depois de ter fugido de uma reserva natural.  Segundo o The Guardian, uma …

"Boom" da indústria das bicicletas em destaque no The New York Times

O "boom" da indústria das bicicletas em Portugal é destaque no The New York Times. A produção tem aumentado, levando à criação de mais postos de trabalho. Para responder ao aumento da procura de bicicletas, Portugal …