Só 39,5% dos portugueses estão mesmo confinados. Marcelo pede para que levem confinamento a sério

Mário Cruz / Lusa

A análise da consultora PSE indica que os portugueses cumpriram “de forma muito ligeira” a orientação para “ficar em casa”. Marcelo rebelo de Sousa pede para que levem o confinamento a sério e não o encarem como leve ou facultativo, de modo a evitar sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde.

De acordo com o Expresso, que cita uma análise da consultora PSE, houve uma redução da mobilidade na sexta-feira, o primeiro dia de confinamento, mas nada que se compare com o primeiro lockdown de março do ano passado.

A percentagem da população que estava em casa na passada segunda-feira, 11 de janeiro, era de 30,5%. Nesta sexta-feira, dia 15, só 39,5% dos portugueses estiveram confinados em casa.

O confinamento em casa de março de 2020 foi muito superior (61%) ao nível atingido desta vez, pelo menos neste primeiro dia.

O Expresso destaca ainda que houve uma redução no Índice de Mobilidade dos portugueses nesta última sexta-feira, que correspondeu a menos 18% em comparação a um dia normal antes da pandemia.

No estudo, é possível também concluir que os dias 24, 28 e 31 de dezembro tiveram um nível de mobilidade muito próximo do verificado esta sexta-feira, no primeiro dia de confinamento.

Este sábado, no final de uma reunião com a estrutura diretiva da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, no distrito de Setúbal, Marcelo Rebelo de Sousa fez um apelo à população para que levem este confinamento a sério.

“Não é de mais apelar a todos para que não vejam este estado de emergência e este confinamento como um confinamento suave, um confinamento leve, um confinamento facultativo, um confinamento que não é para levar a sério“, afirmou o chefe de Estado.

O candidato presidencial apoiado por PSD e CDS realçou que se o dever de recolhimento domiciliário que vigora desde sexta-feira não for respeitado “a primeira consequência imediata é o aumento da pressão sobre as estruturas de saúde, que ninguém deseja e que é mesmo muito indesejável”. “A segunda consequência é alongar o confinamento.”

Marcelo reforçou o apelo para que os portugueses façam “um esforço para levarem a sério este confinamento, como se leva a sério noutras sociedades europeias, porque ele existe porque é necessário”, insistindo que é preciso evitar “situações de stresse, de ambulâncias à espera” nos serviços de saúde e “achatar a curva” de evolução da covid-19.

Questionado se considera que é o Governo que está a passar mal a mensagem ou se são as pessoas que estão a desvalorizar a situação, respondeu: “Provavelmente, como em tudo na vida, são as duas coisas. Quer dizer, nós, responsáveis políticos, devemos ainda insistir mais e passar melhor a mensagem, e as pessoas devem levar a sério”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Se não fossem atrasados mentais, e impusesem medidas sérias não estavas agora a papaguear.. Qualquer puto com 5 anos faz o que voces teem feito!

    • Estavas? Quem? (Acho que é “estarias”.)
      Vocês? Quem?
      Qual “puto com cinco anos”?

      Não tenho cinco anos. Fiz vinte e nove há dois meses.

  2. Eu estou confinado Sr. Presidente, os valores, o respeito pelas regras fazem parte dos meus princípios, apelo aos portugueses que façam o mesmo se possível, já agora srs. políticos e Sr. Presidente CONFINEM TAMBÉM e SEJAM EXEMPLO!

RESPONDER

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …