/

SNS gastou 54 milhões com testes à covid no privado

Ennio Leanza / EPA

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastou, pelo menos, 54 milhões de euros em testes de rastreio à covid-19 feitos em laboratórios privados.

De acordo com a edição desta quarta-feira do jornal Público, muitos testes de rastreio à covid-19 são feitos no sistema público, mas também há muitos realizados no privado. O custo rondará, até ao momento, os 54 milhões de euros.

De acordo com dados da Administração Central do Sistema de Saúde, citados pelo diário, entre março e setembro foram apresentadas faturas dos privados no valor de 41,6 milhões de euros pelos laboratórios que têm convenção com o SNS.

A estes 41,6 milhões de euros, que correspondem a um total de 474.788 testes (a um custo estimado de 87,95 euros cada um), somam-se mais 12,4 milhões de euros que terão sido gastos em outubro e na primeira metade deste mês.

Este valor resulta de uma estimativa feita pelo Público, com base no número de exames realizados pelos laboratórios e a percentagem que estes dizem ser paga pelo SNS. O diário destaca que, a partir de outubro, o custo de cada teste realizado no privado para o Estado passou a ser de 65 euros.

Esta semana, foi ultrapassada a fasquia dos quatro milhões de testes realizados desde o início da pandemia em Portugal. 45% dos testes foram realizados no setor público e uma percentagem semelhante no privado. Os restantes foram feitos em laboratórios de universidades.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.