Sismo de magnitude 7.9 faz quase mil mortos no Nepal

Narendra Shrestha / EPA

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Um edifício de nove andares caiu este sábado em Katmandu na sequência de um forte terramoto que atingiu o Nepal, segundo testemunhas e a televisão local, que está a mostrar vários corpos espalhados no local do desastre.

Centenas de pessoas morreram na sequência do sismo, segundo o último balanço do Governo nepalês. Os primeiros números apontavam para 688 vítimas, mas estimativas mais recentes apontam para números na ordem dos mil mortos.

Cerca de uma dúzia de corpos foram retirados das ruínas da icónica torre Dharhara, no centro da capital, que sofreu enormes danos devido ao sismo que à hora do almoço atingiu o país, e que foi também sentido nos países vizinhos, de acordo com um fotógrafo da agência francesa AFP que está no local da tragédia.

O sismo, de magnitude 7.9 na escala de Richter, ocorreu no Nepal, tendo sido sentido também em países vizinhos, como a Índia, segundo o USGS, Instituto de Geofísica Norte-Americano.

O terramoto ocorreu às 06:11 horas GMT (07:11 horas em Lisboa) a 81 quilómetros a noroeste de Katmandu, onde danos materiais foram registados pelos meios de comunicação, segundo a imprensa local.

“As paredes das casas estão a desabar à minha volta, sobre as estradas. Todas as famílias estão fora de suas casas, em seus quintais. Os tremores estão ainda em andamento”, disse um repórter da agência AFP em Katmandu.

Narendra Shrestha / EPA

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Inicialmente, foi dada a informação de que a magnitude do sismo seria de 7.5 na escala de Richter, mas foi posteriormente ajustada para 7.9, com uma profundidade de 15 quilómetros, segundo o USGS.

O terramoto aconteceu a 68 quilómetros a leste da cidade turística de Pokhara.

Os meios de comunicação referiram que o sismo durou entre 30 segundos e dois minutos, tendo sido sentido em várias partes da Índia, incluindo a cidade de Nova Deli.

“Estamos a procurar mais informações e a trabalhar para alcançar os mais afetados, nos dois lados da fronteira”, disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

O edifício da AFP em Deli foi evacuado duas vezes após o terramoto, disse um dos correspondentes da agência francesa.

Em 2011, um terramoto de magnitude 6.9 na escala de Richter atingiu o nordeste da Índia, afetando também o Nepal e matando 110 pessoas.

Montanhistas mortos e feridos no Everest

Vários montanhistas morreram e outras 40 pessoas ficaram feridas na região do monte Everest, nos Himalaias, devido a avalanches provocadas nas montanhas pelo terramoto que atingiu o Nepal.

O sismo surpreendeu o campo base de uma expedição espanhola e provocou uma avalanche no pico Pumori, próximo do Everest, que soterrou alguns acampamentos, especialmente os que integravam os montanhistas chineses e japoneses.

Os montanhistas espanhóis Javier Camacho Giménez e Ricardo Fernandéz encontravam-se no campo base para tentar subir a montanha Lhotse, na região da cordilheira dos Himalaias, sem sherpas e sem a ajuda de garrafas de oxigénio, quando foram surpreendidos pelo sismo.

Os dois espanhóis, que estão a ajudar nas operações de salvamento, disseram que está o “caos” no campo base, com a movimentação de helicópteros e a instalação de um hospital de campanha para socorrer os feridos.

ZAP / Lusa

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas.
Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos.
+/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …