Sismo de magnitude 7.9 faz quase mil mortos no Nepal

Narendra Shrestha / EPA

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Um edifício de nove andares caiu este sábado em Katmandu na sequência de um forte terramoto que atingiu o Nepal, segundo testemunhas e a televisão local, que está a mostrar vários corpos espalhados no local do desastre.

Centenas de pessoas morreram na sequência do sismo, segundo o último balanço do Governo nepalês. Os primeiros números apontavam para 688 vítimas, mas estimativas mais recentes apontam para números na ordem dos mil mortos.

Cerca de uma dúzia de corpos foram retirados das ruínas da icónica torre Dharhara, no centro da capital, que sofreu enormes danos devido ao sismo que à hora do almoço atingiu o país, e que foi também sentido nos países vizinhos, de acordo com um fotógrafo da agência francesa AFP que está no local da tragédia.

O sismo, de magnitude 7.9 na escala de Richter, ocorreu no Nepal, tendo sido sentido também em países vizinhos, como a Índia, segundo o USGS, Instituto de Geofísica Norte-Americano.

O terramoto ocorreu às 06:11 horas GMT (07:11 horas em Lisboa) a 81 quilómetros a noroeste de Katmandu, onde danos materiais foram registados pelos meios de comunicação, segundo a imprensa local.

“As paredes das casas estão a desabar à minha volta, sobre as estradas. Todas as famílias estão fora de suas casas, em seus quintais. Os tremores estão ainda em andamento”, disse um repórter da agência AFP em Katmandu.

Narendra Shrestha / EPA

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Inicialmente, foi dada a informação de que a magnitude do sismo seria de 7.5 na escala de Richter, mas foi posteriormente ajustada para 7.9, com uma profundidade de 15 quilómetros, segundo o USGS.

O terramoto aconteceu a 68 quilómetros a leste da cidade turística de Pokhara.

Os meios de comunicação referiram que o sismo durou entre 30 segundos e dois minutos, tendo sido sentido em várias partes da Índia, incluindo a cidade de Nova Deli.

“Estamos a procurar mais informações e a trabalhar para alcançar os mais afetados, nos dois lados da fronteira”, disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

O edifício da AFP em Deli foi evacuado duas vezes após o terramoto, disse um dos correspondentes da agência francesa.

Em 2011, um terramoto de magnitude 6.9 na escala de Richter atingiu o nordeste da Índia, afetando também o Nepal e matando 110 pessoas.

Montanhistas mortos e feridos no Everest

Vários montanhistas morreram e outras 40 pessoas ficaram feridas na região do monte Everest, nos Himalaias, devido a avalanches provocadas nas montanhas pelo terramoto que atingiu o Nepal.

O sismo surpreendeu o campo base de uma expedição espanhola e provocou uma avalanche no pico Pumori, próximo do Everest, que soterrou alguns acampamentos, especialmente os que integravam os montanhistas chineses e japoneses.

Os montanhistas espanhóis Javier Camacho Giménez e Ricardo Fernandéz encontravam-se no campo base para tentar subir a montanha Lhotse, na região da cordilheira dos Himalaias, sem sherpas e sem a ajuda de garrafas de oxigénio, quando foram surpreendidos pelo sismo.

Os dois espanhóis, que estão a ajudar nas operações de salvamento, disseram que está o “caos” no campo base, com a movimentação de helicópteros e a instalação de um hospital de campanha para socorrer os feridos.

ZAP / Lusa

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas.
Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos.
+/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …

França é esta sexta-feira novamente palco de greve geral contra reforma das pensões

Os sindicatos franceses voltam à rua no 51.º dia de greve contra a reforma das pensões que é apresentada esta sexta-feira no Conselho de Ministros. Durante esta sexta-feira, não se espera o nível de paralisação …

Marcelo nada diz sobre eventual candidatura de Ana Gomes à Presidência da República

O Presidente da República recusou esta quinta-feira comentar, em Israel, uma possível candidatura presidencial da ex-eurodeputada do PS Ana Gomes. "Eu não faço comentários sobre a vida política portuguesa", justificou Marcelo Rebelo de Sousa, quando questionado …

Defeito nos travões força Metro do Porto a andar devagar. Falha foi detetada há um ano

O descarrilamento de um metro na estação de Campanhã foi provocado por um defeito nos patins eletromagnéticos. A avaria afeta vários veículos da frota do Metro do Porto. No passado dia 2 de janeiro, uma falha …

Soares da Costa acusada de ajudar hotel-fantasma a "sacar" 1,2 milhões de euros ao Estado

A Soares da Costa e dois ex-responsáveis de um dos maiores grupos de construção civil portugueses estão acusados de fraude e de branqueamento de capitais num processo judicial que envolve um hotel-fantasma, que nunca foi …

Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. …