Sismo de magnitude 7.9 faz quase mil mortos no Nepal

Narendra Shrestha / EPA

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Um edifício de nove andares caiu este sábado em Katmandu na sequência de um forte terramoto que atingiu o Nepal, segundo testemunhas e a televisão local, que está a mostrar vários corpos espalhados no local do desastre.

Centenas de pessoas morreram na sequência do sismo, segundo o último balanço do Governo nepalês. Os primeiros números apontavam para 688 vítimas, mas estimativas mais recentes apontam para números na ordem dos mil mortos.

Cerca de uma dúzia de corpos foram retirados das ruínas da icónica torre Dharhara, no centro da capital, que sofreu enormes danos devido ao sismo que à hora do almoço atingiu o país, e que foi também sentido nos países vizinhos, de acordo com um fotógrafo da agência francesa AFP que está no local da tragédia.

O sismo, de magnitude 7.9 na escala de Richter, ocorreu no Nepal, tendo sido sentido também em países vizinhos, como a Índia, segundo o USGS, Instituto de Geofísica Norte-Americano.

O terramoto ocorreu às 06:11 horas GMT (07:11 horas em Lisboa) a 81 quilómetros a noroeste de Katmandu, onde danos materiais foram registados pelos meios de comunicação, segundo a imprensa local.

“As paredes das casas estão a desabar à minha volta, sobre as estradas. Todas as famílias estão fora de suas casas, em seus quintais. Os tremores estão ainda em andamento”, disse um repórter da agência AFP em Katmandu.

Narendra Shrestha / EPA

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Inicialmente, foi dada a informação de que a magnitude do sismo seria de 7.5 na escala de Richter, mas foi posteriormente ajustada para 7.9, com uma profundidade de 15 quilómetros, segundo o USGS.

O terramoto aconteceu a 68 quilómetros a leste da cidade turística de Pokhara.

Os meios de comunicação referiram que o sismo durou entre 30 segundos e dois minutos, tendo sido sentido em várias partes da Índia, incluindo a cidade de Nova Deli.

“Estamos a procurar mais informações e a trabalhar para alcançar os mais afetados, nos dois lados da fronteira”, disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

O edifício da AFP em Deli foi evacuado duas vezes após o terramoto, disse um dos correspondentes da agência francesa.

Em 2011, um terramoto de magnitude 6.9 na escala de Richter atingiu o nordeste da Índia, afetando também o Nepal e matando 110 pessoas.

Montanhistas mortos e feridos no Everest

Vários montanhistas morreram e outras 40 pessoas ficaram feridas na região do monte Everest, nos Himalaias, devido a avalanches provocadas nas montanhas pelo terramoto que atingiu o Nepal.

O sismo surpreendeu o campo base de uma expedição espanhola e provocou uma avalanche no pico Pumori, próximo do Everest, que soterrou alguns acampamentos, especialmente os que integravam os montanhistas chineses e japoneses.

Os montanhistas espanhóis Javier Camacho Giménez e Ricardo Fernandéz encontravam-se no campo base para tentar subir a montanha Lhotse, na região da cordilheira dos Himalaias, sem sherpas e sem a ajuda de garrafas de oxigénio, quando foram surpreendidos pelo sismo.

Os dois espanhóis, que estão a ajudar nas operações de salvamento, disseram que está o “caos” no campo base, com a movimentação de helicópteros e a instalação de um hospital de campanha para socorrer os feridos.

ZAP / Lusa

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas.
Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos.
+/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aveiro. Há 170 casos de violência doméstica parados por falta de magistrados

Uma procuradora com 170 casos de violência doméstica em mãos entrou de baixa e o Ministério Público de Aveiro não tinha magistrados para a substituir. Segundo o Jornal de Notícias, mais de 170 inquéritos sobre violência …

Este pôr-do-sol arroxeado foi causado por uma erupção do outro lado do mundo

A erupção do vulcão Raikoke, em junho, fez com que o nascer e o pôr-do-sol no outro lado do mundo, mais concretamente nos Estados Unidos, ficassem anormalmente roxos. Quando o outrora adormecido vulcão Raikoke, nas Ilhas …

Catarina Martins pede "voto útil" dos socialistas que não querem maioria absoluta

Catarina Martins defende que nas eleições legislativas o voto útil dos socialistas que não querem maioria absoluta é no Bloco de Esquerda, considerando que o crescimento do partido que lidera "pode ser o fator decisivo" …

Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto. A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para …

Podem chover pedras no "lado noturno" dos exoplanetas de Júpiter

De acordo com um "relatório meteorológico astronómico", os lados escuros dos exoplanetas de Júpiter podem ter um clima bastante rochoso. As nuvens espessas de minerais vaporizados podem estar a chover pedras. Uma equipa de astrónomos da …

Boris compara Reino Unido a super-herói. "Quanto mais enfurecem o Hulk, mais forte ele fica"

O primeiro-ministro britânico comparou o Reino Unido ao super-herói da Marvel, que nunca se deixa prender, deixando subentendido o aviso de que pode ignorar a decisão do Parlamento que quer impedir uma saída sem …

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …