Sismo de magnitude 7.9 faz quase mil mortos no Nepal

Narendra Shrestha / EPA

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Katmandu após o sismo de magnitude 7.9 que atingiu o Nepal

Um edifício de nove andares caiu este sábado em Katmandu na sequência de um forte terramoto que atingiu o Nepal, segundo testemunhas e a televisão local, que está a mostrar vários corpos espalhados no local do desastre.

Centenas de pessoas morreram na sequência do sismo, segundo o último balanço do Governo nepalês. Os primeiros números apontavam para 688 vítimas, mas estimativas mais recentes apontam para números na ordem dos mil mortos.

Cerca de uma dúzia de corpos foram retirados das ruínas da icónica torre Dharhara, no centro da capital, que sofreu enormes danos devido ao sismo que à hora do almoço atingiu o país, e que foi também sentido nos países vizinhos, de acordo com um fotógrafo da agência francesa AFP que está no local da tragédia.

O sismo, de magnitude 7.9 na escala de Richter, ocorreu no Nepal, tendo sido sentido também em países vizinhos, como a Índia, segundo o USGS, Instituto de Geofísica Norte-Americano.

O terramoto ocorreu às 06:11 horas GMT (07:11 horas em Lisboa) a 81 quilómetros a noroeste de Katmandu, onde danos materiais foram registados pelos meios de comunicação, segundo a imprensa local.

“As paredes das casas estão a desabar à minha volta, sobre as estradas. Todas as famílias estão fora de suas casas, em seus quintais. Os tremores estão ainda em andamento”, disse um repórter da agência AFP em Katmandu.

Narendra Shrestha / EPA

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Populares em Katmandu tentam resgatar um homem dos escombros do sismo que atingiu o Nepal

Inicialmente, foi dada a informação de que a magnitude do sismo seria de 7.5 na escala de Richter, mas foi posteriormente ajustada para 7.9, com uma profundidade de 15 quilómetros, segundo o USGS.

O terramoto aconteceu a 68 quilómetros a leste da cidade turística de Pokhara.

Os meios de comunicação referiram que o sismo durou entre 30 segundos e dois minutos, tendo sido sentido em várias partes da Índia, incluindo a cidade de Nova Deli.

“Estamos a procurar mais informações e a trabalhar para alcançar os mais afetados, nos dois lados da fronteira”, disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

O edifício da AFP em Deli foi evacuado duas vezes após o terramoto, disse um dos correspondentes da agência francesa.

Em 2011, um terramoto de magnitude 6.9 na escala de Richter atingiu o nordeste da Índia, afetando também o Nepal e matando 110 pessoas.

Montanhistas mortos e feridos no Everest

Vários montanhistas morreram e outras 40 pessoas ficaram feridas na região do monte Everest, nos Himalaias, devido a avalanches provocadas nas montanhas pelo terramoto que atingiu o Nepal.

O sismo surpreendeu o campo base de uma expedição espanhola e provocou uma avalanche no pico Pumori, próximo do Everest, que soterrou alguns acampamentos, especialmente os que integravam os montanhistas chineses e japoneses.

Os montanhistas espanhóis Javier Camacho Giménez e Ricardo Fernandéz encontravam-se no campo base para tentar subir a montanha Lhotse, na região da cordilheira dos Himalaias, sem sherpas e sem a ajuda de garrafas de oxigénio, quando foram surpreendidos pelo sismo.

Os dois espanhóis, que estão a ajudar nas operações de salvamento, disseram que está o “caos” no campo base, com a movimentação de helicópteros e a instalação de um hospital de campanha para socorrer os feridos.

ZAP / Lusa

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas.
Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos.
+/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado

Fonte: Apolo11.com

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …

Cerca de oito mil pessoas retiradas da Grã Canária devido a incêndio

Cerca de oito mil pessoas foram retiradas das suas casas em várias cidades no norte da Grã Canária na sequência do incêndio florestal que lavra desde sábado naquela ilha espanhola. De acordo com a agência de …

Guerra aberta no PSD/Porto. Líder local desafiado a demitir-se

Hugo Neto escreveu mensagem dura contra Rui Rio e agora recebeu uma carta de militantes do Porto pedindo-lhe que se demita, acusado de falta de "caráter, lealdade, responsabilidade e espírito de serviço". "Expostos os motivos pessoais, …

SNMMP promete greve cirúrgica caso acordo com a Antram falhe

Caso as negociações entre o SNMMP e a Antram falhem, o sindicato poderá voltar a fazer greve. Rui Rio acusou o Governo de montar "um circo com fins eleitorais". Depois de no domingo o Sindicato Nacional …

Taxa das bebidas açucaradas subiu preços (mas não reduziu hábitos de consumo)

Apesar dos aumentos de preço impostos aos refrigerantes, devido à taxa introduzida pelo Governo em 2017, não foram registadas menos vendas. O objetivo da medida, que pretendia incentivar a redução do consumo de bebidas açucaradas, parece …

Caos, fronteiras fechadas e falta de combustível, comida e medicamentos. Eis os efeitos do Brexit sem acordo

Documentos oficiais divulgados este domingo pelo jornal Sunday Times alertam que uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo vai implicar um período de escassez de combustível, alimentos e medicamentos e o …