Foto viral de “irmãos no Nepal” foi tirada em 2007 no Vietname

d.r. Na Son Nguyen

A tofo de "irmãos no sismo do Nepal" de 2015 foi tirada em 2007 no Vietname

A tofo de “irmãos no sismo do Nepal” foi tirada em 2007 no Vietname

Esta é provavelmente a foto mais partilhada nas redes sociais depois do terramoto do Nepal, a semana passada. Lamentavelmente, foi tirada no Vietname, há oito anos.

A imagem de duas crianças abraçadas é forte: a menina agarrada ao irmão como se procurasse abrigar-se do mundo exterior, e os olhos assustados do menino, emocionaram muitas pessoas.

Descrita como “irmã de dois anos protegida por irmão de quatro anos no Nepal”, em menos de uma semana a foto tornou-se viral no Facebook e no Twitter.

Algumas pessoas tentaram procurar os irmãos entre as vítimas dos terremoto e houve mesmo pedidos de doações.

Mas a foto foi tirada há quase uma década, no norte do Vietname.

Tirei esta foto em outubro de 2007 em Can Ty, uma aldeia distante na província de Ha Giang”, disse à BBC o autor da fotografia, o fotógrafo vietnamita Na Son Nguyen.

“Estava a passar pela aldeia, mas parei ao ver a cena de duas crianças a brincar em frente a casa enquanto os pais trabalhavam na lavoura”, conta Nguyen.

“A menininha, que devia ter uns dois anos, chorou por causa da presença de um estranho, e o menino, que talvez tivesse uns três anos, abraçou a irmã para a confortar”, acrescenta o fotógrafo.

Foi emocionante e fofo, tirei imediatamente uma foto do momento”, conclui.

Nguyen publicou a foto no seu blog pessoal e ficou surpreendido, há três anos, ao descobrir que a imagem estava a ser partilhada por utilizadores do Facebook no Vietname como sendo de “órfãos abandonados”.

“Algumas pessoas até criaram histórias complexas sobre as crianças, dizendo que a mãe tinha morrido, ou que o pai tinha abandonado os filhos”, conta Nguyen.

Mas há mais. O fotógrafo viria ainda a descobrir a foto partilhada como sendo de “dois órfãos de Mianmar”, ou de “vítimas da guerra civil na Síria”.

Nguyen tentou esclarecer a questão e pedir os direitos intelectuais da foto, sem sucesso.

“Esta é a minha foto mais partilhada em todo o mundo – mas quase sempre no contexto errado.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …

Governo admite aumentar apoios às empresas (e injetar mais dez mil milhões na economia)

O Ministério da Economia, ouvido pela TSF, admitiu, este sábado, aumentar o apoio às empresas e à economia, de 3 para 13 milhões de euros. De acordo com a TSF, o Ministério da Economia pediu autorização …

Estado de Emergência. Oito detidos e 63 estabelecimentos encerrados

Oito pessoas foram detidas por violarem a obrigação de confinamento e outros crimes de desobediência pelas forças de segurança, até às 17h de sábado, no âmbito do estado de emergência, anunciou este sábado o Ministério …