Foto viral de “irmãos no Nepal” foi tirada em 2007 no Vietname

d.r. Na Son Nguyen

A tofo de "irmãos no sismo do Nepal" de 2015 foi tirada em 2007 no Vietname

A tofo de “irmãos no sismo do Nepal” foi tirada em 2007 no Vietname

Esta é provavelmente a foto mais partilhada nas redes sociais depois do terramoto do Nepal, a semana passada. Lamentavelmente, foi tirada no Vietname, há oito anos.

A imagem de duas crianças abraçadas é forte: a menina agarrada ao irmão como se procurasse abrigar-se do mundo exterior, e os olhos assustados do menino, emocionaram muitas pessoas.

Descrita como “irmã de dois anos protegida por irmão de quatro anos no Nepal”, em menos de uma semana a foto tornou-se viral no Facebook e no Twitter.

Algumas pessoas tentaram procurar os irmãos entre as vítimas dos terremoto e houve mesmo pedidos de doações.

Mas a foto foi tirada há quase uma década, no norte do Vietname.

Tirei esta foto em outubro de 2007 em Can Ty, uma aldeia distante na província de Ha Giang”, disse à BBC o autor da fotografia, o fotógrafo vietnamita Na Son Nguyen.

“Estava a passar pela aldeia, mas parei ao ver a cena de duas crianças a brincar em frente a casa enquanto os pais trabalhavam na lavoura”, conta Nguyen.

“A menininha, que devia ter uns dois anos, chorou por causa da presença de um estranho, e o menino, que talvez tivesse uns três anos, abraçou a irmã para a confortar”, acrescenta o fotógrafo.

Foi emocionante e fofo, tirei imediatamente uma foto do momento”, conclui.

Nguyen publicou a foto no seu blog pessoal e ficou surpreendido, há três anos, ao descobrir que a imagem estava a ser partilhada por utilizadores do Facebook no Vietname como sendo de “órfãos abandonados”.

“Algumas pessoas até criaram histórias complexas sobre as crianças, dizendo que a mãe tinha morrido, ou que o pai tinha abandonado os filhos”, conta Nguyen.

Mas há mais. O fotógrafo viria ainda a descobrir a foto partilhada como sendo de “dois órfãos de Mianmar”, ou de “vítimas da guerra civil na Síria”.

Nguyen tentou esclarecer a questão e pedir os direitos intelectuais da foto, sem sucesso.

“Esta é a minha foto mais partilhada em todo o mundo – mas quase sempre no contexto errado.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …

Supremo Tribunal espanhol reativa mandado de detenção europeu contra Puigdemont

Um juiz do Supremo Tribunal de Justiça espanhol, Pablo Llarena, aceitou o pedido do Ministério Público e reativou o mandado de detenção europeu para a extradição de Carles Puigdemont. O ex-Presidente do governo regional da Catalunha …

A partir de agora, os saldos têm mesmo que ser saldos

Já estão em vigor as alterações à lei relativa aos saldos e promoções. As novas normas definem que um produto vendido em saldo ou promoção não pode ter um preço mais alto do que o …

Marcelo Rebelo de Sousa critica "instrumentalização do medo" pelo poder

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje haver demasiados poderes com medo que o medo acabe, considerando a "instrumentalização do medo" para acorrentar os outros como um problema na ordem do dia. “Há …