/

SIS confirma ter feito “limpeza electrónica” no Instituto de Registos e Notariado

1

O Serviço de Informações de Segurança (SIS) confirmou este sábado ter estado no Instituto de Registos e Notariado (IRN) a fazer “uma limpeza eletrónica”, a pedido do presidente desta entidade, “fora do horário de expediente”.

A resposta do SIS, a questões colocadas pela Lusa, foi feita através do secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), na sequência da notícia difundida hoje pelo Expresso, segundo a qual a PJ teria apanhado o director do SIS a ajudar suspeito dos Vistos Gold.

O secretário-geral do SIRP, que tem o SIS sob sua responsabilidade, afirma que este serviço “mantém estreita colaboração institucional/operacional, em matérias de elevada sensibilidade, com o IRN”.

“Nesse contexto, foi solicitada pelo presidente do IRN uma limpeza eletrónica nas instalações centrais do Instituto, a qual foi considerada justificada pelos motivos atrás expressos, tendo o SIS procedido em conformidade”.

Segundo o secretário-geral do SIRP, a operação foi realizada por “três técnicos do SIS, fora do horário de expediente“, e acompanhada pelo presidente do IRN e pelo diretor do SIS.

Acrescenta o secretário-geral do SIRP que a limpeza eletrónica “não interfere com as comunicações telefónicas normais nem do meio web, destinando-se apenas à deteção de meios de escuta ambiental”.

Trata-se, de acordo com o responsável do SIRP, de uma “operação frequente em muitas outras instituições do Estado”.

(dr) C.M.Estarreja

António Figueiredo, Presidente do Instituto de Registos e Notariado

António Figueiredo, Presidente do Instituto de Registos e Notariado

“Estas operações inscrevem-se no âmbito das competências do SIS e estão em conformidade com a lei”, refere a documento enviado pelo SIRP à Lusa, acrescentando que “o diretor do SIS é alheio ao processo de investigação aos chamados vistos gold“.

O secretário-geral do SIRP preside aos conselhos administrativos do SIS e do Serviço de Informações Estratégicas da Defesa (SIED).

Na passada quinta-feira a Polícia Judiciária deteve 11 pessoas por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos ‘gold’, entre as quais o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo.

Os onze detidos no âmbito da investigação sobre a atribuição de vistos ‘gold’ foram identificados na sexta-feira no Tribunal Central de Instrução Criminal, no Campus de Justiça de Lisboa e estão hoje a ser inquiridos, no âmbito da investigação.

Nesta operação foi detido igualmente o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, e a secretária-geral do Ministério da Justiça (MJ), Maria Antónia Anes.

O programa de atribuição de vistos ‘gold’, criado em 2013, prevê a emissão de autorizações de residência para estrangeiros oriundos de fora do espaço Schengen que façam investimentos em Portugal, por um período mínimo de cinco anos.

Segundo o Observador, o diretor do SIS, Horácio Pinto, saiu do cargo há cerca de duas semanas, e o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho procura substituto, pretendendo escolher alguém sem relações com a maçonaria.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. É na realidade muito estranho estas movimentações do SIS, faz-me lembrar as operações da CIA para limpara a merda que os membros do governo americano.
    Será que a PIDE já voltou, pois só eles é que tinha impunidade de agirem acima da lei, como estes fizeram agora desprezando as diligência da PJ. O PM e os restantes membros do governo deviam de ter vergonha de darem cobertura a estas atitudes, mas como comem todos do mesmo tacho devem de se encobrir uns aos outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.